<$BlogRSDUrl$> Impressões de um Boticário de Província
lTradutor Translator
Amanita muscaria

Impressões de um Boticário de Província

Desde 2003


quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Legionela 

Eu não vi a reportagem da SIC sobre a Legionela nas piscinas da Varzim Lazer, onde aparece o Vereador Afonso Oliveira, a Delegada de Saúde Alice João e no fim, pouco tempo, este Vosso amigo David Jorge Mário. Vejamos então o vídeo ali em baixo.

Finalmente ouvimos o que tinham a dizer a Câmara Municipal e a Autoridade de Saúde sobre o caso Legionela e finalmente soubemos o resultado final das análises à água: contaminação por Legionella pneumophila serótipo 2-14 (continuo sem saber quantas UFC - se alguém souber peço que me informem, por favor, já que é um dado muito importante, a quantificação do potencial inóculo). Esta notícia e a conferência de imprensa de ontem deveriam ter ocorrido no início, logo que surgiram os resultados das análises, com toda a transparência, e não agora, no fim, quando o caso saltou para a rua e quando, ao que parece, dizem mas não mostram, os resultados são já negativos. Um contra-senso, uma quebra de confiança, infelizmente já habitual.
Se se pretendia evitar o alarme público, está visto que não o conseguiram, bem pelo contrário!



Além disso, lamento muito mas não concordo com a Senhora Delegada de Saúde quando diz que «a Legionella pneumophila "do tipo" 2-14 não provoca doença no homem» e que «não havia qualquer perigo para a saúde pública», o que levou a jornalista a encerrar a peça dizendo que «existem 18 tipos mas apenas 1 é perigoso».

A Senhora Delegada de Saúde também não concorda com ela própria porque se assim fosse, se a L. pneumophila serótipos 2-14 não provocasse qualquer perigo para a saúde pública não teria encerrado durante cerca de 1 mês o dito jacuzzi.

Eu não concordo que não haja perigo para a saúde pública, salvo melhor opinião, por 3 razões:
i) Se se verificaram as condições necessárias para que ocorresse a colonização de um serótipo de L. pneumophila, da mesma maneira se verificaram as condições para a colonização de outro serótipo qualquer. Ou seja se os resultados dos exames laboratoriais indicaram a existência de um serótipo (o resultado é inespecífico: 2 a 14) nada garante que não existe / existiu / existirá (má notícia...) outro serótipo qualquer, desde que existam as condições propícias, como água a um temperatura adequada (quentinha), nutrientes como sais de ferro e de zinco (ferrugem e limalha é o que não falta na Varzim Lazer!) e se possível uns protozoários, umas amibas (até musgo havia se preciso fosse!).
ii) A Legionella spp. é associada a um espectro de apresentações clínicas, desde a infecção assintomática até à infecção severa, potencialmente letal. Muitos de nós possuímos anticorpos anti-Legionela e nenhum dos que me lê, em princípio, teve a doença do legionário. As 3 principais manifestações clínicas da infecção por Legionella spp. são a) Pneumonia, com 10 a 20% de casos fatais referidos como doença do legionário; b) Febre de Pontiac, uma infecção respiratória benigna e auto-limitada; c) Outras infecções, como abcessos purulentos, endocardites ou encefalites. A mesma Legionella spp. pode ser etiológica de diferentes expressões da doença em diferentes indivíduos, dependendo da resposta imune individual e da carga de inóculo (daí a importância de saber as UFC, como já referi).
iii) A espécie Legionella pneumophila, nos seus 15 serótipos, predomina como patogénico humano causando 80 a 90% das infecções, aparentemente com tendência de crescimento - pode considerar-se um patogénico emergente - e estando relatadas novas estirpes cyst-like altamente infecciosas. A Legionella pneumophila serótipo 1 é responsável por cerca de 50% dos casos de doença do legionário. Faltam os outros 50% ! Por ordem decrescente, aproximada, de importância clínica temos a Legionella pneumophila serótipo 6 (má notícia...), a Legionella micdadei e a L. dumoffii; algumas das 42 espécies do género Legionellaceae estão relacionadas apenas com casos individuais de doença.
Quem garante que os serótipos de L. pneumophila detectados nas piscinas da Varzim Lazer são inofensivos, que não são potencial causa de nenhuma doença em nenhum indivíduo, que a probabilidade de provocar doença mortal é nula? Quem?


Sendo assim, e pelo que me é dado a conhecer neste processo tão hermético, tenho que dizer que respeito, que até respeito muito, as declarações e as decisões das autoridades de saúde e municipais.
Respeito mas não concordo!

E lanço mais um vaticínio, se da primeira vez que pesquisaram Legionela a encontraram (ao que julgo saber e ao contrário do que dá a entender o Vereador na entrevista!), brevemente ocorrerá um infeliz reencontro, pois se nada for feito de profundo, de bem planeado, no que respeita à manutenção e à desinfecção das piscinas, conviveremos mais vezes com a malvada Legionela.

Chest radiographic findings in a 52-year-old man who presented with pneumonia subsequently diagnosed as Legionnaires' disease. The patient was a cigarette smoker with chronic obstructive pulmonary disease and alcoholic cardiomyopathy; he had received glucocorticoids. L. pneumophila was identified by DFA staining and culture of sputum. Left: Baseline chest radiograph showing long-standing cardiomegaly. Center: Admission chest radiograph showing new rounded opacities. Right: Chest radiograph taken 3 days after admission, during treatment with erythromycin.

Etiquetas:


Peliteiro,   às  23:04

Comentários:

 

O Afonso Oliveira e a Delegada de Saúde deviam levar a familia toda a dar uns mergulhos nas piscinas municipais, para convencer o povo da PVZ.

 

 

 

O Centro Regional de Saúde Pública do Norte, ou a Administração Regional de Saúde do Norte, não deveriam ter algo a dizer?

Qual é a sua opinião sobre esse silêncio, MSP?
# por Anonymous Anónimo : quinta-feira, fevereiro 21, 2008

 

 

 

Ai ai que andam todos muito tapadinhos aqui na parvónia, então vossemecês não conhecem esta legionella?
É a legionella Ferrero Roché e eles fecharam o jacuzzi para ficarem com ela só para eles, são uns gulosos este vereador e esta delegada de saúde.
# por Anonymous Anónimo : quinta-feira, fevereiro 21, 2008

 

 

 

Mandaste bala Boticário e este post é demolidor.
Se os poveiros fossem pessoas com brio e decência manifestavam-se nas ruas e pediam a demissão dos responsáveis.
Mas isto é uma população de burros.
Todos comem pela calada. São poucos os que não têm o "rabo preso".
Ou tu julgas que as centenas de arranha céus que existem na cidade não tiveram a cumplicidade de boa parte da população, pelo menos a mais endinheirada?
# por Blogger voz da póvoa : quinta-feira, fevereiro 21, 2008

 

 

 

Peliteiro amigo...ainda tens muito que lutar pela saúde publica na Póvoa...mas estás no bom caminho...e o nosso amigo do peito Afonso Oliveira, até que sabe que tens razão..mas a P.+++ da Pulitica é foo****.
# por Blogger renato gomes pereira : quinta-feira, fevereiro 21, 2008

 

 

 

Onde é que estão os partidos de oposição desta terra?
Não fazem nada perante esta gravidade?
# por Anonymous Anónimo : quinta-feira, fevereiro 21, 2008

 

 

 

Há dezoito «tipos» mas apenas um é perigoso!
Será que esse «tipo» é o Mário de Sá Peliteiro?!!!

ramodebarro
sol.sapo.pt/blogs/ramodebarro
# por Anonymous Anónimo : quinta-feira, fevereiro 21, 2008

 

 

 

A Legionella FERRERO ROCHER provoca comichões no traseiro que só passam depois de se levar com um grande supositório, de resto é inofensiva até as Salmonelas comem Legionellas ao pequeno-almoço.
Fizeram muito bem em guardar o jacuzzi só para eles, quando aparecem essas comichões no traseiro ganha-se um andar novo, ou será mais um apartamento?
# por Anonymous Anónimo : quinta-feira, fevereiro 21, 2008

 

 

 

Vê-se bem que a delegada de saúde não percebe nada de medicina.
# por Anonymous Anónimo : quinta-feira, fevereiro 21, 2008

 

 

 

A delegada de saúde sabe nadar yó yó
# por Anonymous Anónimo : quinta-feira, fevereiro 21, 2008

 

 

 

Bem me disse uma minha amiga, o boticário não é nada mal apessoado. Telefone?
# por Anonymous Anónimo : quinta-feira, fevereiro 21, 2008

 

 

 

Já começaram os engates, a seguir é a presidência da Cãmara
# por Anonymous Anónimo : quinta-feira, fevereiro 21, 2008

 

 

 

MANIFESTAÇÃO DE PAIS DE CRIANÇAS QUE FREQUENTAM AS PISCINAS DA VARZIM LAZER, 21 FEV. PELAS 18.30H, À PORTA DAS INSTALAÇÕES DA VARZIM LAZER, PARA PEDIR ESCLARECIMENTOS AO CONSELHO ADMINISTRAÇÃO POR ESTES FACTOS!
COMPARECE E DIVULGA!
# por Anonymous Anónimo : quinta-feira, fevereiro 21, 2008

 

 

 

Se realmente não havia perigo para a Saúde Pública porque fecharam o jacuzzi durante um mês? e porque não dizeram logo a verdade?

Estas questões deviam ter uma resposta transparente, como a água... mas não o foram.

Assim foi pior para todos.
Para os utentes (porque perderam a confiança no serviço), para os funcionários da VL (porque ficaram associados a esta desconfiança), para a Delegada de Saúde (porque não foi suficientemente clara), para a comunicação social local(porque demonstrou que está com medo do poder) e para os políticos (porque mais uma vez fizeram da VL um campo de batalha).

Na minha opinião, está mais do que na hora de rever o funcionamento da Varzim Lazer. O actual modelo tem sido propício a polêmicas que prejudicam o objectivo principal daquelas instalações: prestar um bom serviço à população da Póvoa.

O executivo camarário, representado pelo Dr. Macedo Vieira, tem, neste momento, uma boa oportunidade para tornar as águas (e não só) da VL transparentes.

Parabéns Jorge, pela correcção, coragem e frontalidade demonstrada.
# por Anonymous Anónimo : quinta-feira, fevereiro 21, 2008

 

 

 

- Dr. Peliteiro: Parece que numa análise microbiológica ao Jacuzzi do complexo de piscinas do Varzim Lazer promovida por esta entidade, se constatou a presença de um outra bactéria a Pseudomonas Aeruginosa. Dizem-me ser igualmente de alto risco e que desde logo deve determinar a água do jacuzzi como imprópria. Será que na verdade estaremos em presença de 2 bactérias?
Pode fazer o favor de nos esclarecer algo sobre a dita Pseudomonas Aeruginosa ?
Ass:Poveiro preocupado
# por Anonymous Anónimo : quinta-feira, fevereiro 21, 2008

 

 

 

Afonso Oliveira na conferencia de imprensa que deu hoje veio dizer que a culpa disto tudo é... dos socialistas!?!
# por Anonymous Anónimo : quinta-feira, fevereiro 21, 2008

 

 

 

Este Afonso Oliveira é mais um desgraçado que os poveiros vão ter de suportar. Como pobeiro, só podia estar oa serviço do PSD. Não é por nada, mas é uma caracteristica deste tipo de gente. fala, fala, e não diz nada. Não é sim, nem sopoas, antes pelo contrário.- Atente-se nas declarações públicas que prestou à comunicação social sobre este caso. É mesmo conversa de gente que não tem escrúpulos, falando para gente que sabe ser mesmo burra.
E aquelas tiradas da Delegada de Saúde? Mas a dona é mesmo médica, ou será veternária, com curso na Lapónia? Francamente.
Parabéns Dr. Mário. Cuide-se, e não gaste cera com tão ruins defuntos. Já reparou os partidos da Póboa andam distraídos? E que até o PS, sem Silva Garcia, o que disse, foi pouco mais que nada, e a medo?
# por Anonymous Anónimo : quinta-feira, fevereiro 21, 2008

 

 

 

PS considera que a ‘Varzim Lazer’ sonegou informação



“Irresponsabilidade, falta de bom-senso e tentativa de abafar uma situação que colocou em causa a saúde pública”. Foram estas as acusações que o Grupo de Saúde do PS/Póvoa dirigiu esta tarde (20 de Fevereiro), em conferência de imprensa, à administração da ‘Varzim Lazer EM’ e ao executivo do PSD liderado por Macedo Vieira.

Em causa está a contaminação do jacuzzi pela Legionella Pneumophila e a falta de medidas preventivas que garantissem a protecção dos utentes da ‘Varzim Lazer EM’. Ana Branca, uma das médicas do grupo socialista, sublinhou a “perigosidade da Legionella” e a “facilidade com que se poderia ter propagado num recinto como o das piscinas municipais”. Com base nessa perigosidade, Francisco Xavier, outro dos médicos do Grupo de Saúde do PS, deixou claro que “também as piscinas municipais deveriam ter sido interditadas ao público”.

Perante a opinião clínica dos médicos socialistas, Renato Matos, líder do PS/Póvoa, acusou a administração da ‘Varzim Lazer EM’de “irresponsabilidade, tentando branquear um cenário muito perigoso”. Ainda segundo Renato Matos, o mínimo que se poderá esperar da administração da empresa municipal “é um público pedido de desculpas”.

In Póvoa Semanário
# por Anonymous Anónimo : quinta-feira, fevereiro 21, 2008

 

 

 

Noticias de ultima hora:

- Foram identificadas mais duas bactérias em Ponte de Lima, aconselha-se a população em geral a ivitar o local.
- O Mário Peliteiro já é tratado por DOUTOR, mais cedo vieira arranca com processo-crime por usurpação de cargos.
- Polémica na câmara, dias mentiu assegura que nada tem a ver com a nota que a professora que está à frente do boletim da câmara lhe deu quando era professor estagiário no liceu.
- O site da câmara municipal vai mudar de figura, em vez de: Póvoa de Varzim uma cidade que sorri, vai passar a ser: Póvoa de Varzim temos um novo cemitério experimente as nossas piscinas.
- A delegada de saúde afirma que não viu nenhuma salmonela e que a legionella era tipo FERRERO ROCHER mais doce que o costume, fechou o jacuzzi por ser lambona.
- O vereador aires não gostou que tivesse faltado à manifestação de hoje o Peliteiro, os custos com os campangas foram enormes salientou o vereador oliveira.
- A delegada de saúde garante que se pode continuar a consumir azeite, nem todas as oliveiras estão infectadas.
- A associação de banheiros e barraqueiros mete câmara em tribunal, em causa estão direitos de autor, afirmam eles que a Póvoa é terra das salmonelas e a câmara deslealmente inseriu as legionellas.
- Em entrevista hoje às rádios e jornais locais, Pilas o nadador salvador, o comando, o jogador do Varzim, segurança, espião, etc( o curriculum vitae é demasiado extenso).
Garantiu que a cidade está segura, ele está sempre a receber chamadas do Sócrates, Belmiro de Azevedo, Madre Teresa de Calcutá e até falou em directo com Fidel Castro que garantiu enviar para a Póvoa mísseis para matar as legionelas.
- Fontes devidamente identificadas garantem que o vereador oliveira vai ser substituído, o candidato mais próximo é o Pilas, tanto mais cedo como o ares apostam nesta solução, trata-se de dar qualidade e prestigio à terra afirmaram.
# por Anonymous Anónimo : quinta-feira, fevereiro 21, 2008

 

 

 

esta terra é um filme, só actores
# por Anonymous Anónimo : quinta-feira, fevereiro 21, 2008

 

 

 

Caro "Poveiro preocupado",
Não faço a mínima ideia se foi ou não detectada Pseudomonas aeruginosa, não tenho informações nenhumas sobre o assunto - apenas o que se vai dizendo. Mas não me espanta nada, dado o estado das piscinas.
É mau sinal quando as coisas se sabem por rumores. Quem semeia ventos...

A P.aeruginosa é uma bactéria ubiquitária, patogénica oportunista, que nas águas de piscinas é reveladora de contaminação animal ou humana relevante e portanto o Decreto Regulamentar n.º 5/97, que aprova o regulamento das condições técnicas e de segurança dos recintos com diversões aquáticas, no Anexo II, Quadro III, fixa como valor limite 0 (zero) UFC de P.aeruginosa por 100mL.
# por Blogger Peliteiro : quinta-feira, fevereiro 21, 2008

 

 

 

A PVZ só tem uma solução:
Mário Sá Peliteiro para a Camara Municipal e já !
Face a ausencia de oposição a esta camara composta de incompetentes, lanço publicamente o desafia ao Mário Sá Peliteiro para liderar uma lista independente nas proximas eleições a Camara da Póvoa de Varzim.
Mário Sá Peliteiro para Presidente da Camara Municipal da Póvoa de Varzim
# por Anonymous Anónimo : quinta-feira, fevereiro 21, 2008

 

 

 

:-)

É mais fácil um camelo passar no fundo de uma agulha, que eu entrar no reino da política.

Mas gostei da posição de Renato Matos e dos 2 médicos do grupo do PS.
CDS, PCP e BE são espaços de vacuidade.
# por Blogger Peliteiro : quinta-feira, fevereiro 21, 2008

 

 

 

Ok, se não queres a presidência da Câmara, então "Peliteiro pra delegado de Saude", sempre estavamos mais descansados......
Vai uma petiçãozita...?
# por Anonymous Anónimo : sexta-feira, fevereiro 22, 2008

 

 

 

pois é mas inguém fala da tao convocada manifestação para a porta da Varzim Lazer onde não comparecu ninguém???????????????!!!!!!!!!!!!!!!peço desculpa ao que parece o senhor organizador da manifestação andava a passear por perto da Varzim Lazer, mas quando se viu sozinho....ups ala que se faz tarde.
# por Anonymous Anónimo : quarta-feira, fevereiro 27, 2008

 

 

Enviar um comentário


 

 

 

ARQUIVOS

maio 2003      junho 2003      julho 2003      agosto 2003      setembro 2003      outubro 2003      novembro 2003      dezembro 2003      janeiro 2004      fevereiro 2004      março 2004      abril 2004      maio 2004      junho 2004      julho 2004      agosto 2004      setembro 2004      outubro 2004      novembro 2004      dezembro 2004      janeiro 2005      fevereiro 2005      março 2005      abril 2005      maio 2005      junho 2005      julho 2005      agosto 2005      setembro 2005      outubro 2005      novembro 2005      dezembro 2005      janeiro 2006      fevereiro 2006      março 2006      abril 2006      maio 2006      junho 2006      julho 2006      agosto 2006      setembro 2006      outubro 2006      novembro 2006      dezembro 2006      janeiro 2007      fevereiro 2007      março 2007      abril 2007      maio 2007      junho 2007      julho 2007      agosto 2007      setembro 2007      outubro 2007      novembro 2007      dezembro 2007      janeiro 2008      fevereiro 2008      março 2008      abril 2008      maio 2008      junho 2008      julho 2008      agosto 2008      setembro 2008      outubro 2008      novembro 2008      dezembro 2008      janeiro 2009      fevereiro 2009      março 2009      abril 2009      maio 2009      junho 2009      julho 2009      agosto 2009      setembro 2009      outubro 2009      novembro 2009      dezembro 2009      janeiro 2010      fevereiro 2010      março 2010      abril 2010      maio 2010      junho 2010      julho 2010      agosto 2010      setembro 2010      outubro 2010      novembro 2010      dezembro 2010      janeiro 2011      fevereiro 2011      março 2011      abril 2011      maio 2011      junho 2011      julho 2011      agosto 2011      setembro 2011      outubro 2011      novembro 2011      dezembro 2011      janeiro 2012      fevereiro 2012      março 2012      abril 2012      maio 2012      junho 2012      julho 2012      agosto 2012      setembro 2012      outubro 2012      novembro 2012      dezembro 2012      janeiro 2013      fevereiro 2013      março 2013      abril 2013      maio 2013      junho 2013      julho 2013      agosto 2013      setembro 2013      outubro 2013      novembro 2013      dezembro 2013      janeiro 2014      fevereiro 2014      março 2014      abril 2014      maio 2014      junho 2014      julho 2014      setembro 2014      outubro 2014      novembro 2014      dezembro 2014      janeiro 2015      fevereiro 2015      março 2015      abril 2015      maio 2015      junho 2015      julho 2015      agosto 2015      setembro 2015      outubro 2015      novembro 2015      dezembro 2015      janeiro 2016      fevereiro 2016      março 2016      abril 2016      junho 2016      julho 2016      agosto 2016      setembro 2016      outubro 2016      novembro 2016      dezembro 2016      janeiro 2017      fevereiro 2017      março 2017      maio 2017      setembro 2017      outubro 2017      dezembro 2017      abril 2018      maio 2018      outubro 2018      janeiro 2019      fevereiro 2019      julho 2020      agosto 2020      junho 2021      janeiro 2022      agosto 2022      março 2024     

 

Perfil de J. Soares Peliteiro
J. Soares Peliteiro's Facebook Profile

 


Directórios de Blogues:


Os mais lidos


Add to Google

 

 

Contactos e perfil do autor

 

 

Portugal
Portuguese flag

Blogues favoritos:


Machado JA

Sezures

Culinária daqui e d'ali

Gravidade intermédia

Do Portugal profundo

Abrupto

Mar Salgado

ALLCARE-management

Entre coutos e coutadas

Médico explica

Pharmacia de serviço

Farmácia Central

Blasfémias

31 da Armada

Câmara Corporativa

O insurgente

Forte Apache

Peopleware

ma-shamba



Ligações:

D. G. Saúde

Portal da Saúde

EMEA

O M S

F D A

C D C

Nature

Science

The Lancet

National library medicine US

A N F

Universidade de Coimbra


Farmacêuticos sem fronteiras

Farmacêuticos mundi


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Creative Commons License
Licença Creative Commons.