<$BlogRSDUrl$> Impressões de um Boticário de Província
lTradutor Translator
Amanita muscaria

Impressões de um Boticário de Província

Desde 2003


terça-feira, 26 de junho de 2012

Rouba-se tanto no SNS! 

Fraude nas farmácias atinge os 100 milhões

Peliteiro,   às  22:57

Comentários:

 

Até que enfim alguém deu por ela!

O que foi agora apanhado é uma enormíssima vigarice que só espanta como demorou tanto tempo até ser detectado.

 

 

 

É pena que este País não tenha mão pesada com Todos os infratores.
Infelizmente não é só no SNS que existem vigarices. É em toda a sociedade.
Um amigo dizia-me, porque viveu varios anos nos EUA, que lá seria impensavel existirem impunemente algumas das irregularidades/vigarices ou o que lhe queiram chamar.
É nas baixas medicas, é no Rendimento minimo, é nas bolsas, é nas obras publicas e privadas, é nos exames nacionais, é a promiscuidade publico/privado, etc, etc. Duvido que existam cadeias para tantos vigaristas. Aliás, a propria sociedade fomenta a chico espertice. Por exemplo quando alguem vê alguem a viver sem trabalhar(os outros trabalham para si), costumam dizer aquele fulano é que tem juizo. Os FP tem(tiveram) muitas regalias. Porreiro, azar o nosso. É assim que a sociedade está formatada. "O gajo tem grande reforma, é porque descontou". Claro que não descontou nada, os outros pategos é que lha estão a pagar. E por aí além...
# por Anonymous Carlos F : quarta-feira, junho 27, 2012

 

 

 

Descobriram o ÓBVIO !

É a ponta do iceberg.

Há quantos anos se rouba na saúde impunemente?

Corja! São culpados os que fazem e os que deixam fazer .

Tudo para a cadeia: Médicos ,farmaceûticos,e toda a gatunagem avulso.
# por Anonymous Anónimo : quarta-feira, junho 27, 2012

 

 

 

Apenas uma pequena correcção:
Tudo para a cadeia: Médicos ,PROPRIETÁRIOS DE FARMÁCIA,e toda a gatunagem avulso.

As pessoas esquecem-se que há uma grande diferença!

Cumprimentos a todos
# por Anonymous Anónimo : quarta-feira, junho 27, 2012

 

 

 

Já agora uma questão à correcção: em que categoria se integram os falsos proprietários, que a troco de uns belos milhares de euros aceitaram dar a cara por outros nas farmácias?
Já agora, a diferença entre farmacêuticos assalariados e proprietários qual é? É a propriedade? Se assim é, está implicitamente a aceitar que TODOS os farmacêuticos, tendo a possibilidade de ter farmácia são vigaristas.
Não tenho a minha classe em tão má conta, apesar de ter muitas razões para estar desapontado com muito do que se tem visto...
# por Anonymous Anónimo : quinta-feira, junho 28, 2012

 

 

 

Anda distraido! A lei da propriedade alterou a quase 7 anos. Antes dessa alteração, havia maus profissonais, e em certa parte concordo consigo!
# por Anonymous Anónimo : quinta-feira, junho 28, 2012

 

 

 

Sim, a lei mudou... E depois? Quantas farmácias são detidas por não farmacêuticos? E mesmo que o sejam, precisam sempre de um farmacêutico Director Técnico que tem que ser o responsável por, pelo menos, fechar os olhos ao que se faz e, normalmente, isso é feito a troco de um chorudo ordenado.
Ou seja, é assim tão fácil dizer onde está o mal? É que, aparentemente, ele vem de todos os lados! Basta ter a oportunidade. É isto que é lamentável.

A sociedade não pune os vigaristas. Eleva-os à categoria suprema de "espertos". Esses sim, estão no patamar mais desejado da sociedade.
# por Anonymous Anónimo : quinta-feira, junho 28, 2012

 

 

 

Concordo! Se concordo!
E repito:
Corja! São culpados os que fazem e os que deixam fazer!
# por Anonymous Anónimo : quinta-feira, junho 28, 2012

 

 

 

... e o odiado Campos já lá não está há que séculos!!
# por Blogger mfc : quinta-feira, junho 28, 2012

 

 

 

Pois não. Mas o veneno ficou!
Com o seu ódio ao Cordeiro (reciproco) as farmácias eram alvo a abater.
Nunca se preocupou com as roubalheiras em todo o SNS.
E não eram menores!
# por Anonymous Anónimo : quinta-feira, junho 28, 2012

 

 

 

Há que ter a noção que a ocasião faz o ladrão.

A magnífica medida tomada pelo governo de Sócrates de comparticipar a 100% TODOS os genéricos a todos os pensionistas deu azo a este tipo de fraudes.

Não sei até que ponto também não se deveriam julgar os governantes que tomaram este tipo de medidas por potenciar a fraude de forma negligente.
# por Anonymous Anónimo : quinta-feira, junho 28, 2012

 

 

 

Não são os genéricos a origem da fraude/problema, muito menos a comparticipação a 100% para os pensionistas... A ganância aponta para valores mais altos: Risperdal Consta, Alzen, Seroquel, Zyprexa, e tudo o que seja antipsicótico cuja portaria maravilha punha a custo zero! Só possível porque muitas vezes bastava colocar o carimbo com a portaria, e até clínicos gerais receitavam estas drogas. E também as insulinas entravam no barco com destino a Angola ou no avião para a Noruega...Já haviam rumores desta prática e só estranho os médicos apontados serem apenas da região norte.
Não estou certo que isto seja uma fraude, mas também podiam investigar aqueles DIM que apareciam a encomendar 6 caixas do medicamento x, para comprar com a comparticipação e deitar fora logo a seguir, só porque tinham de atingir os seus objectivos de vendas...
# por Blogger GreenMan : quinta-feira, junho 28, 2012

 

 

 

O Sr. greenman não está certo que isto seja fraude!!!
O médico prescritor certamente não estava dentro da jogada...
Ó santa ingenuidade!
E os geréricos a custo zero para toda a familia não tinham mal nenhum... eram trocos...
Defender o defunto sócrates não pode chegar a tanto!!!
# por Anonymous Anónimo : quinta-feira, junho 28, 2012

 

 

 

Calma... talvez não me tenha feito entender. A parte que eu "não tenho a certeza que é fraude" foi o último parágrafo que escrevi. Não estou certo, porque as receitas eram verdadeiras, passadas ao portador (no caso o DIM), que pagava e levava os medicamentos. O que a generalidade deles faziam com os medicamentos, não sei. Acho que mandavam directamente para a Valormed, até porque as que me passaram pelas mãos eram de medicamentos de baixo valor (na ordem de grandeza Vastarel...)

Agora a noticia de que se fala acho que é outro tipo de situação: roubo e falsificação de vinhetas, falsos médicos, falsos utentes, receitas aviadas sem os medicamentos saírem da farmácia, receitas com os códigos de barras colados de medicamentos não dispensados (na época do X-ato), receitas facturadas com códigos impressos de medicamentos não dispensados (a maravilha das tecnologias de informação e das receitas suspensas não levantadas!), etc. tudo com o objectivo de exportar, lesando de caminho o Estado e o contribuinte português. É óbvio que é fraude, e sabemos bem que é(era?!) uma prática a que alguns colegas não tinham pejo em aderir... deixem a PJ trabalhar!
# por Blogger GreenMan : quinta-feira, junho 28, 2012

 

 

 

Ah! Mais uma coisa, caro anónimo: Em relação à ingenuidade... se acha que os genéricos a 100% para os pensionistas - ou para toda a família - são um rombo assim tão grande no orçamento de estado, tem de ir aprender a fazer contas. São mesmo trocos quando comparados com o tipo de medicamentos que andam a ser exportados por esta via fraudulenta, sabe-se lá há quantos anos.
Deixe lá o fantasma do Socras em paz, que ele não tem nada a ver com as fraudes. Mas se quiser, preocupe-se mais com a múmia Gaspar, o fantoche Coelho e o cadáver Cavaco, que vão acabar por enterrar o SNS, se isso ainda lhe diz alguma coisa...
# por Blogger GreenMan : quinta-feira, junho 28, 2012

 

 

 

Sabe, caro greenman, falei do Socas porque M.G. a 100% foi ideia dele.
Preocupo-me com o governo atual e não defendo governos custe o que custar, como alguns.
Mas uma coisa é certa:
O Bastonário da O.dos M. já veio à televisão no papel de Calimero : Assunto levantado com segundas intençõs, injustiça, paga o todo pela parte etc, a cartilha do costume.
Quando os médicos acusam o toque o governo vai no bom caminho...
Os farm. já estão de rastos (ladrõeiras à parte). É preciso tratar agora de certos médicos...
# por Anonymous Anónimo : quinta-feira, junho 28, 2012

 

 

 

Isso dos médicos é um facto, acho que estamos todos de acordo. Não sei que poderes se movem pela bela vivenda na Gago Coutinho, mas que passam sempre pelos "buracos da chuva" é inegável. E os sucessivos governos são sempre incapazes de pôr cobro a isso.
# por Blogger GreenMan : quinta-feira, junho 28, 2012

 

 

 

O Socas e o CC não têm nada a ver com as fraudes ?
Essa é muito boa !!!
Então, a grande golpada, a suprema vigarice, que são as farmácias dos hospitais, cuja legislação foi "encomendada" ao gabinete de advogados da empresa vencedora dos concursos, por rendas de valores inacreditáveis, impossíveis de serem cumpridos, que não pagam, cujo calote já vai em vários milhões ?
A cereja no cimo do bolo, como estaria planeado na marosca, seria a aprovação de uma lei com efeitos rectroactivos em CM, alterando as ditas rendas para valores "economicamente sustentáveis".
Só não aconteceu porque Cordeiro e Cª estavam atentos, convocaram a Imprensa e vai de chamar "traidor", "mentiroso" e outros epítetos pouco edificantes ao PM em exercício de funções.
Não será estranho, muito estranho, alguem insultar publicamente o PM e não ter acontecido nada ?
O Socas era tudo isso e muito mais...

A. Castro
# por Anonymous Anónimo : sexta-feira, junho 29, 2012

 

 

 

A não ser que apareçam provas que foi o Socras e o CC a fazerem as fraudes de que se fala nesta posta, não tou a ver qual a ligação.

As farmácias nos hospitais e outras "estórias", são também motivo de investigação, não duvido. As condições que ofereciam no concurso eram absurdas. Mas deve acabar tudo como o caso do Freeport...
No caso do Cordeiro e Cª (e são tantos, essa companhia...), já diz o povo, quem tem telhados de vidro não devia atirar pedras... ou a Quilaban não está também no negócio da exportação? Parece-me que sim... vamos ver o que dão estas investigações. Quer-me parecer que a procissão ainda vai no adro...
# por Blogger GreenMan : sexta-feira, junho 29, 2012

 

 

 

GreenMan, irredutivel gaulês e decrépito Leâo, a exportação de pastilhas, em si própria não é ilegal, é até benéfica.
Mas, como diz, vamos ver o que dá a investigação.
O pior é se a procissão, atendendo à vivendo da Gago Coutinho.fica mesmo pelo adro...

- Tigre de bengala -
# por Anonymous Anónimo : sexta-feira, junho 29, 2012

 

 

 

O GreenMan tem toda a razão.
Essas estórias do Freeport, da Cova da Beira, etc, é tudo uma grande invenção.
Só que tenho cá uma pequena dúvida:
Como é possível vender tantos cabritos sem ter cabras...
O Socas e outros filhos das jotas têm tudo a ver com as fraudes e vigarices dos últimos tempos em todos os sectores, não só nos medicamentos. Pelo exemplo (mau), pelos sinais que transmitem para a sociedade.
O grande argumento de CC para a liberalização da propriedade da farmácia foi que havia cerca de 400 falsas propriedades.
Os falsários em vez de castigados foram premiados.
O crime compensou, vale a pena ser batoteiro, vigarista...
O negócio da exportação não é crime, nem pecado.
Crime é roubar para exportar.

Zé de Sousa
# por Anonymous Anónimo : sexta-feira, junho 29, 2012

 

 

 

Sim, caro Sousa, mas vai ver a quantide de anjinhos de asas brancas, mal coladas nas costas,
que vão aparecer na procissão...
E outros sacristas irão debaixo de pálio vestidos de amarelo, com fitas e tudo...
-Tigre de bengala-
# por Anonymous Anónimo : sexta-feira, junho 29, 2012

 

 

 

Mas então os homens contribuem para o aumento das exportações e ainda são penalizados? Não é esse o grande designio nacional para saírmos da crise? Já não percebo nada disto...!
# por Anonymous Anónimo : sexta-feira, junho 29, 2012

 

 

 

A exportação só é crime a partir do momento em que faltam esses medicamentos nas farmácias. Pelo menos, é o que está na lei. Reparem que tudo isto saltou para a ordem do dia há relativamente pouco tempo, primeiro com umas faltas de insulina, depois o sinemet até que surgiu o nuno dos ferraris...
Já as fraudes de facturar ao SNS medicamentos que não são dispensados, é sempre crime e há gente que, embora não exportando, o continua a fazer. Já era assim antes da receita electrónica, mas agora com a impressão dos códigos de barras ainda é mais fácil. Diz que o Macedo tem uma acessora a tratar da resolução deste assunto...

Tudo isto tinha uma solução que já foi testada em Portugal, no distrito de Portalegre. E apesar de ser uma boa ideia, penso que o ódio de CC à ANF levou a que essa solução não fosse adoptada. Ou então CC temeu que pôr nas mãos da ANF/Consite/Glint a gestão desta informação só reforçasse ainda mais o poder da ANF. Vai daí, lembrou-se então de fazer um centro de conferência de facturação lá pros lados da Maia. Sempre a pensar nos seus boys, aquele malandro do CC... Vamos ver se é com o Macedo que a coisa muda. Com uma ajudinha da troika, é capaz de acontecer...
# por Blogger GreenMan : sexta-feira, junho 29, 2012

 

 

 

Engraçado é que foram dois médicos, 5 DIM´s, 2 trabalhadores de armazenistas neste último caso e o cabecilha não identificado.

Gostava de notar a diferença de tratamento neste blog entre 2 médicos e 2 farmacêuticos sem no entanto salientar que qualquer fraude destas é eticamente e moralmente reprovável para qualquer que seja a profissão.

Apenas acho engraçado o destilar de ódio para a própria classe.

E concordo com as receitas informatizadas e electronicas.

Cumprimentos
# por Anonymous Não Estagiário : sexta-feira, junho 29, 2012

 

 

 

"Apenas acho engraçado o destilar de ódio para a própria classe"
Não é ódio, meu menino, é revolta e engloba todos estes gatunos sem exceção.
Mas não se procupe, o branqueamento já comecou:
Para o ministério da saúde "também os intereses dos prescritores e dos profissionais de farmácia são severamente atingidos ao associar-se injustamente UMA CLASSE no comportamento de alguns". Serão os farmacêuticos?( é a rábula do costume, os médicos podem fazer greve...)
Resumindo, ódio a classe???
Pense melhor, para isso é que tem cabeça.
# por Anonymous Anónimo : sexta-feira, junho 29, 2012

 

 

 

Gente competente é outra loiça...!
Parabéns pelos 5,9 % de défice!
Mas entretanto quem não podia já pagou para quem podia e não pagou!

um abraço.
# por Blogger mfc : sexta-feira, junho 29, 2012

 

 

 

Felizmente consegui mudar de profissão para cagar de alto para a farmácia... Do que eu me safei!! A profissão está podre e à beira da extinção e vai ficar reduzida a uns meros comerciantes com mestrado.
# por Anonymous Anónimo : sexta-feira, junho 29, 2012

 

 

 

I rest my case com o comentário de cima.

Não precisei de contra argumentar caro anónimo.

Mas eu sei que não tenho cabeça, nem todos podem ser tão inteligentes como o caro anónimo.

E não levo mais a discussão por este caminho.

Perde-se a qualidade de alguns comentários deste blog.
# por Anonymous Não Estagiário : sexta-feira, junho 29, 2012

 

 

 

Li nos jornais que alegadamente há mais 50 médicos em lista de espera.

Para que será?

Provavelmente para serem operados, coitados...

Nota: não sou boticário nem João Semana e embirro com o -não estagiário- coisa que não o incomoda, parvo era se o incomodasse
# por Anonymous Anónimo : sábado, junho 30, 2012

 

 

 

Para jovens farmacêuticos ou recém-formados desiludidos com a "profissão" que encontraram: http://www.desabafosfarmaceuticos.blogspot.pt/
# por Anonymous Anónimo : segunda-feira, julho 02, 2012

 

 

Enviar um comentário


 

 

 

ARQUIVOS

Maio 2003      Junho 2003      Julho 2003      Agosto 2003      Setembro 2003      Outubro 2003      Novembro 2003      Dezembro 2003      Janeiro 2004      Fevereiro 2004      Março 2004      Abril 2004      Maio 2004      Junho 2004      Julho 2004      Agosto 2004      Setembro 2004      Outubro 2004      Novembro 2004      Dezembro 2004      Janeiro 2005      Fevereiro 2005      Março 2005      Abril 2005      Maio 2005      Junho 2005      Julho 2005      Agosto 2005      Setembro 2005      Outubro 2005      Novembro 2005      Dezembro 2005      Janeiro 2006      Fevereiro 2006      Março 2006      Abril 2006      Maio 2006      Junho 2006      Julho 2006      Agosto 2006      Setembro 2006      Outubro 2006      Novembro 2006      Dezembro 2006      Janeiro 2007      Fevereiro 2007      Março 2007      Abril 2007      Maio 2007      Junho 2007      Julho 2007      Agosto 2007      Setembro 2007      Outubro 2007      Novembro 2007      Dezembro 2007      Janeiro 2008      Fevereiro 2008      Março 2008      Abril 2008      Maio 2008      Junho 2008      Julho 2008      Agosto 2008      Setembro 2008      Outubro 2008      Novembro 2008      Dezembro 2008      Janeiro 2009      Fevereiro 2009      Março 2009      Abril 2009      Maio 2009      Junho 2009      Julho 2009      Agosto 2009      Setembro 2009      Outubro 2009      Novembro 2009      Dezembro 2009      Janeiro 2010      Fevereiro 2010      Março 2010      Abril 2010      Maio 2010      Junho 2010      Julho 2010      Agosto 2010      Setembro 2010      Outubro 2010      Novembro 2010      Dezembro 2010      Janeiro 2011      Fevereiro 2011      Março 2011      Abril 2011      Maio 2011      Junho 2011      Julho 2011      Agosto 2011      Setembro 2011      Outubro 2011      Novembro 2011      Dezembro 2011      Janeiro 2012      Fevereiro 2012      Março 2012      Abril 2012      Maio 2012      Junho 2012      Julho 2012      Agosto 2012      Setembro 2012      Outubro 2012      Novembro 2012      Dezembro 2012      Janeiro 2013      Fevereiro 2013      Março 2013      Abril 2013      Maio 2013      Junho 2013      Julho 2013      Agosto 2013      Setembro 2013      Outubro 2013      Novembro 2013      Dezembro 2013      Janeiro 2014      Fevereiro 2014      Março 2014      Abril 2014      Maio 2014      Junho 2014      Julho 2014      Setembro 2014      Outubro 2014      Novembro 2014      Dezembro 2014      Janeiro 2015      Fevereiro 2015      Março 2015      Abril 2015      Maio 2015      Junho 2015      Julho 2015      Agosto 2015      Setembro 2015      Outubro 2015      Novembro 2015      Dezembro 2015      Janeiro 2016      Fevereiro 2016      Março 2016      Abril 2016      Junho 2016      Julho 2016      Agosto 2016      Setembro 2016      Outubro 2016      Novembro 2016      Dezembro 2016      Janeiro 2017      Fevereiro 2017      Março 2017      Maio 2017      Setembro 2017      Outubro 2017     

 

Perfil de J. Soares Peliteiro
J. Soares Peliteiro's Facebook Profile

 


Directórios de Blogues:


Os mais lidos


Add to Google

 

 

Contactos e perfil do autor

 

 

Portugal
Portuguese flag

Blogues favoritos:


Machado JA

Sezures

Culinária daqui e d'ali

Gravidade intermédia

Do Portugal profundo

Abrupto

Mar Salgado

ALLCARE-management

Entre coutos e coutadas

Médico explica

Pharmacia de serviço

Farmácia Central

Blasfémias

31 da Armada

Câmara Corporativa

O insurgente

Forte Apache

Peopleware

ma-shamba



Ligações:

D. G. Saúde

Portal da Saúde

EMEA

O M S

F D A

C D C

Nature

Science

The Lancet

National library medicine US

A N F

Universidade de Coimbra


Farmacêuticos sem fronteiras

Farmacêuticos mundi


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Creative Commons License
Licença Creative Commons.