<$BlogRSDUrl$> Impressões de um Boticário de Província
lTradutor Translator
Amanita muscaria

Impressões de um Boticário de Província

Desde 2003


terça-feira, 4 de outubro de 2011

Grandes licopersicuns! 

«Paulo Macedo anunciou que o Governo vai avançar com a generalização da prescrição por DCI

Se isto for verdade, se realmente avançar sem rodriguinhos ou fingimentos, mesmo com a profunda crise actual, pode-se dizer que este Governo e este Ministro têm uns licopersicuns bem grandes.

Peliteiro,   às  23:57

Comentários:

 

Deve ser prai a 5ª vez que se implementa a "prescrição por DCI" em portugal. Acredito depois de ver.

 

 

 

Caro Azrael, isso era no tempo dos robalos. Agora, acredito, não estamos em marés de grandes varadas.
# por Blogger Peliteiro : quarta-feira, outubro 05, 2011

 

 

 

Sim, a coisa tem lógica:
O Peliteiro pensa investir numa farmácia.
O dinheiro nos bancos não está seguro.
As análises vão levar um rombo.
Receitas por D.C.I.(sem nome do fabricante) são garantia de melhores compras.
As farmácias vão continuar com proteção.
Conclusão:A farmácia bem gerida é profissão aliciante e bom negócio.

(Moita Carrasco)
# por Anonymous Anónimo : quarta-feira, outubro 05, 2011

 

 

 

Isto das solanacias tem muito que se lhe diga. Talvez saiam batatas.
# por Anonymous Anónimo : quarta-feira, outubro 05, 2011

 

 

 

Treta. Não vai acontecer. A IF e os médicos não vão deixar.
# por Anonymous Anónimo : quarta-feira, outubro 05, 2011

 

 

 

Não vai acontecer? vai, vai.
É limpinho!
Sem apelo nem agravo!
A sorte favoreceu a ANF.
Espero que agora não faça asneira(não seria a primeira vez).

(Moita Carrasco)
# por Anonymous Anónimo : quarta-feira, outubro 05, 2011

 

 

 

E vai te-los no sitio para abrir o concurso para os tais 300 alvarás?
# por Anonymous Anónimo : quarta-feira, outubro 05, 2011

 

 

 

Agarrem-se, que o concurso também virá.
Podem não ser 300,mas ainda há por aí muitos lugares.
E ainda bem!
--Atenção á Grécia--

(Moita Carrasco)
# por Anonymous Anónimo : quarta-feira, outubro 05, 2011

 

 

 

Estamos todo a subestimar o lobby da grande distribuição nesta história da abertura de farmácias. Liberalizar não vão, mas vai sair um despacho qualquer que passa as Wells a farmácias ou coisa do género.
# por Anonymous Paranoico com o Belmiro : quarta-feira, outubro 05, 2011

 

 

 

E depois é só ver como os genéricos "continente" fazem furor. Mais do que o que 2700 farmácias individuais (ou mesmo agrupadas em pequenos grupos), as Wells como farmácias iriam aproveitar a DCI e arrasar com as pequenas empresas de genéricos. Aguentavam-se as grandes e a que fornecesse as Wells!
# por Anonymous Paranoico com o Belmiro : quarta-feira, outubro 05, 2011

 

 

 

Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
# por Anonymous JM Rodrigues : quarta-feira, outubro 05, 2011

 

 

 

Para as farmácias facilita muita a logística. Já não terão de ter o mesmo genérico repetido por N companhias.
Para a indústria levará a uma alteração da forma como os genéricos são promovidos. A escolha da empresa que fornece o genérico dispensado passará a ser feita apenas na farmácia (ou na central de compras de grupos como o Holon). A aposta em forças de vendas de genéricos a visitar médicos será revista (muitos delegados despedidos). A capacidade de dar boas condições comerciais às farmácias será ainda mais importante e logo também o serão as economias de escala (fusões, aquisições e falências). A imagem das companhias junto dos consumidores finais será neste contexto também mais relevante. A aguardar, o texto exato da lei, as nuances que contem e a margem de manobra dos diferentes intervenientes.
# por Blogger @boticando : quarta-feira, outubro 05, 2011

 

 

 

A Holon vai estourar que nem uma castanha!
# por Anonymous Carlos : quarta-feira, outubro 05, 2011

 

 

 

Concordo plenamente com esta medida, que aliás já deveria ter sido tomada em força há muito tempo. Os benefícios suplantam em larga escala os potências embaraços. Aposto que os velhotes preferem pagar menos, mesmo que tenha dificuldade em reconhecer a caixinha ou o comprimido vermelho.
# por Anonymous MedStudent : quinta-feira, outubro 06, 2011

 

 

 

Se os DIM's já parecem abutres a fazer sala na farmácia, então com esta medida vão transformar-se em hienas... Um festim na farmácia! Só faria sentido, esta medida, se fosse proíbido a aposição do laboratório nos acondicionamentos dos genéricos, não? Enfim...
# por Anonymous Estagiário : quinta-feira, outubro 06, 2011

 

 

 

"Para as farmácias facilita muita a logística. Já não terão de ter o mesmo genérico repetido por N companhias."

Não terão de ter todos os genéricos, mas terão de ter os mais baratos!!! E muito provavelmente poderá ser instituida uma taxa de retorno de bonificações ao Estado, tal como já acontece em alguns países!!! Isto se não ocorrerem leilões anuais de genéricos pelo Estado, nos quais se decide quais os laboratórios que são comparticipados!!! Muita água vai correr....
# por Anonymous Anónimo : quinta-feira, outubro 06, 2011

 

 

 

Muito importante! Hoje fiquei a saber, lá na farmácia onde estou a fazer o meu estágio curricular, que caso não perceba o que o CLIENTE está a pedir, não devo perguntar ao cliente se - por acaso - tem o nome do produto que quer escrito, para que eu possa chegar lá. Porquê? Porque o cliente assim vai a outra farmácia! E se o "doutor" (nickname para Director Técnico) me apanha a fazer uma pergunta destas a um cliente, manda-me outra vez "lá para cima" dar entrada de encomendas. Enfim, o produto em questão era um chá e este "chá" foi-me dado por uma dessas técnicas auxiliares de não-sei-bem-o-quê formadas pela ANF! Ora, não sendo esta a primeira admoestação do tipo, fico a pensar que o nosso curso, o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, está profundamente desactualizado e desenquadrado da realidade da farmácia comunitária. Eu, está visto, não tenho perfil de vendedor. Na faculdade tive bacteriologia, virologia, tecnologia farmacêutica, química farmacêutica, etc., ao invés de técnicas de vendas. Mas dada a realidade da farmácia portuguesa, pergunto-me se não seria melhor substituir essas "coisas" científicas que a faculdade de Farmácia impinge pela arte de bem vender. Do género: Técnicas de Vendas I, Técnicas de Vendas II, por aí fora, até à IV? Afinal, vender é o mais importante. A nova política da farmácia até é "tornar um não, num sim"! Ou seja, fazer com que os clientes levem produtos que, à partida, não querem levar... Por outras palavras, dar-lhes a volta. Não auspicio um bom futuro para os farmacêuticos, a menos que tenham queda para vendedores.
# por Anonymous Estagiário : quinta-feira, outubro 06, 2011

 

 

 

PS - Esta técnica da ANF não sabia o que é uma sepsis, mas lá as artes de bem vender ela sabe. É disto que as farmácias precisam, parece.
# por Anonymous Estagiário : quinta-feira, outubro 06, 2011

 

 

 

Sr. estagiário: Issos se for verdade, é uma aberração.
Mude de farmácia.
Ou tem medo?
Em 30 anos de profissão nunca houvi falar em tal.
Quem muito se baixa o cú lhe apareçe!
# por Anonymous Anónimo : quinta-feira, outubro 06, 2011

 

 

 

Caro Anónimo, eu fiquei parvo quanto esta auxiliar me deu este "cházinho das 5". Então não posso perguntar ao utente se por acaso tem o nome do produto que quer, quando não percebo bem o que está a dizer ou desconheço o produto? Assim o utente vai a outra farmácia e já não entra dinheiro naquela? Desconhecer um produto, pode acontecer... Sobretudo quando se é estagiário. Para começar é mesmo de muito mau tom uma auxiliar admoestar um estagiário de Ciências Farmacêuticas. Resumindo, muita coisa na farmácia me parece uma aberração com que eu não contava durante os meus anos de curso - mesmo! - e muito me alegrarei se a farmácia onde estou a estagiar for uma excepção.
# por Anonymous Estagiário : quinta-feira, outubro 06, 2011

 

 

 

Caro estagiário:
Parafraseando Camões:
"O saber de experiência feito" tem valor.
Junte a sua teoria á experiência de outros e será bem sucedido.
Contudo, repito:
Essa farmácia é uma excepcão.
Quando se sai das faculdades ainda é preciso aprender muito com todos.
O"balcão" não é fácil.
E se não, mude de farmácia!
# por Anonymous Anónimo : quinta-feira, outubro 06, 2011

 

 

 

A medida da prescriçao por DCI com a OBRIGATORIEDADE DE SE DISPENSAR O MAIS BARATO, está atrasada umas 2 ou 3 decadas, tal como a livre abertura de farmácias.

O Sr. estagiário, de facto até tem razão no seu comentário. Eu sugiro-lhe que mude para a industria ou para a parte das análises clínicas, aguas ou alimentos, Com esse espirito a trabalhar em farmácia, as frustrações serão muitas.
# por Anonymous Santos : sábado, outubro 08, 2011

 

 

 

O meu patrão, um farmacêutico, teve uma conversinha comigo para me exolicar os desideratos da venda de medicamentos de receita médica obrigatória: depende da circunstância, caso a caso, depende de quem temos à frente no balcão, ou seja vender tudo e mais alguma coisa, psicotrópicos, antibióticos, antidepressivos ou abortivos desde que do outro lado esteja alguém "de confiança", nunca a um polícia, a um jornalista, fiscal do infarmed, gente da DECO ou então a quem pedir fiado.
# por Anonymous Outro estagiário : domingo, outubro 09, 2011

 

 

 

Estagiário, você deve ser é estagiária, porque só tem conversas de queixinhas de gaja. Crie lá uns tomates! Se não assumir o controlo e responsabilidade pela sua vida, não vai ter uma carreira minimamente gratificante nem uma vida feliz. Pense nisso; faça-se homem. Não digo que não tem razão na substância das observações que faz, mas o repetitivo da coisa e o tom de lamúria já chateia. Estou fazendo este comentário para o seu bem.
# por Anonymous Veterano : segunda-feira, outubro 10, 2011

 

 

Enviar um comentário


 

 

 

ARQUIVOS

Maio 2003      Junho 2003      Julho 2003      Agosto 2003      Setembro 2003      Outubro 2003      Novembro 2003      Dezembro 2003      Janeiro 2004      Fevereiro 2004      Março 2004      Abril 2004      Maio 2004      Junho 2004      Julho 2004      Agosto 2004      Setembro 2004      Outubro 2004      Novembro 2004      Dezembro 2004      Janeiro 2005      Fevereiro 2005      Março 2005      Abril 2005      Maio 2005      Junho 2005      Julho 2005      Agosto 2005      Setembro 2005      Outubro 2005      Novembro 2005      Dezembro 2005      Janeiro 2006      Fevereiro 2006      Março 2006      Abril 2006      Maio 2006      Junho 2006      Julho 2006      Agosto 2006      Setembro 2006      Outubro 2006      Novembro 2006      Dezembro 2006      Janeiro 2007      Fevereiro 2007      Março 2007      Abril 2007      Maio 2007      Junho 2007      Julho 2007      Agosto 2007      Setembro 2007      Outubro 2007      Novembro 2007      Dezembro 2007      Janeiro 2008      Fevereiro 2008      Março 2008      Abril 2008      Maio 2008      Junho 2008      Julho 2008      Agosto 2008      Setembro 2008      Outubro 2008      Novembro 2008      Dezembro 2008      Janeiro 2009      Fevereiro 2009      Março 2009      Abril 2009      Maio 2009      Junho 2009      Julho 2009      Agosto 2009      Setembro 2009      Outubro 2009      Novembro 2009      Dezembro 2009      Janeiro 2010      Fevereiro 2010      Março 2010      Abril 2010      Maio 2010      Junho 2010      Julho 2010      Agosto 2010      Setembro 2010      Outubro 2010      Novembro 2010      Dezembro 2010      Janeiro 2011      Fevereiro 2011      Março 2011      Abril 2011      Maio 2011      Junho 2011      Julho 2011      Agosto 2011      Setembro 2011      Outubro 2011      Novembro 2011      Dezembro 2011      Janeiro 2012      Fevereiro 2012      Março 2012      Abril 2012      Maio 2012      Junho 2012      Julho 2012      Agosto 2012      Setembro 2012      Outubro 2012      Novembro 2012      Dezembro 2012      Janeiro 2013      Fevereiro 2013      Março 2013      Abril 2013      Maio 2013      Junho 2013      Julho 2013      Agosto 2013      Setembro 2013      Outubro 2013      Novembro 2013      Dezembro 2013      Janeiro 2014      Fevereiro 2014      Março 2014      Abril 2014      Maio 2014      Junho 2014      Julho 2014      Setembro 2014      Outubro 2014      Novembro 2014      Dezembro 2014      Janeiro 2015      Fevereiro 2015      Março 2015      Abril 2015      Maio 2015      Junho 2015      Julho 2015      Agosto 2015      Setembro 2015      Outubro 2015      Novembro 2015      Dezembro 2015      Janeiro 2016      Fevereiro 2016      Março 2016      Abril 2016      Junho 2016      Julho 2016      Agosto 2016      Setembro 2016      Outubro 2016      Novembro 2016      Dezembro 2016      Janeiro 2017      Fevereiro 2017      Março 2017      Maio 2017      Setembro 2017      Outubro 2017     

 

Perfil de J. Soares Peliteiro
J. Soares Peliteiro's Facebook Profile

 


Directórios de Blogues:


Os mais lidos


Add to Google

 

 

Contactos e perfil do autor

 

 

Portugal
Portuguese flag

Blogues favoritos:


Machado JA

Sezures

Culinária daqui e d'ali

Gravidade intermédia

Do Portugal profundo

Abrupto

Mar Salgado

ALLCARE-management

Entre coutos e coutadas

Médico explica

Pharmacia de serviço

Farmácia Central

Blasfémias

31 da Armada

Câmara Corporativa

O insurgente

Forte Apache

Peopleware

ma-shamba



Ligações:

D. G. Saúde

Portal da Saúde

EMEA

O M S

F D A

C D C

Nature

Science

The Lancet

National library medicine US

A N F

Universidade de Coimbra


Farmacêuticos sem fronteiras

Farmacêuticos mundi


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Creative Commons License
Licença Creative Commons.