<$BlogRSDUrl$> Impressões de um Boticário de Província
lTradutor Translator
Amanita muscaria

Impressões de um Boticário de Província

Desde 2003


quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Sucessos da reforma do medicamento do Governo socialista 

«Despediram-se 23 dos 24 profissionais que integravam a equipa inicial da Farmácia do Hospital de S.ª Maria»
«Ordenados em atraso, valores pagos incorrectos, horários irregulares e uma "estratégia de terror psicológico.» «Desde o primeiro mês houve problemas em receber os ordenados: valores incorrectos, subsídios e comissões por pagar, prazos e promessas por cumprir, falta de recibos e dívidas ao longo de meses.» «Ausência de horários definidos, o que significa que chegavam ao ponto de "não conhecerem o horário para o dia seguinte nem existir horário afixado, nem mapa de férias". As pausas para descanso e refeições "eram proibidas regularmente". A isto juntaram-se "maus tratos - verbais e até físicos. »

Isto ainda não é nada. Quando o legislador é ignorante, incompetente e tem interesses quem paga é o povo que o elegeu. Ainda terão muitas saudades do tempo em que as farmácias eram sempre propriedade de farmacêuticos.

Etiquetas:


Peliteiro,   às  22:28

Comentários:

 

é bom que estas coisas venham a público.
uma pergunta: será este um cenário cada vez mais comum em farmácia comunitária? ou este exemplo foi extremo e único?

 

 

 

Uma vergonha. Temo que este seja o futuro...
# por Anonymous Sem comentários : sexta-feira, janeiro 29, 2010

 

 

 

Mas convém dizer que o proprietário e director técnico da referida farmácia, o Dr. Paulo, é farmacêutico. Só que deve ser daqueles - muitos - que já esqueceu tudo e agora é "farmaciante".
# por Anonymous Anónimo : sexta-feira, janeiro 29, 2010

 

 

 

A OF não tem um Código Deontológico? Este senhor cumpre-o? Nada se faz? E quem diz deste senhor, diz de outros tantos farmacêuticos proprietários de farmácia que já não são farmacêuticos - são agora meros empresários, negociantes, comerciantes, cujo objectivo único é maximizar o lucro. E ainda vem falar na liberalização da propriedade da farmácia??? Se isto acontece numa farmácia em que o proprietário é farmacêutico! Entenda que por mais que você se desmanche em argumentos para defender a sua posição, contra factos - como este - não há argumentos que lhe valham!
# por Anonymous Cidadão : sábado, janeiro 30, 2010

 

 

 

Caros comentadores,
Embora eu não me responsabilize pelo conteúdo dos comentários - até porque nem sempre os leio - convém que haja, por vossa parte, algum "tento na língua" - ou no teclado, neste caso - de forma a que eu não venha a ter problemas futuros com uma certa Justiça. Se tiverem acusações a fazer, identifiquem-se inequivocamente, fundamentem-nas com factos e, se não for pedir muito, façam-nas em sede própria e não nesta caixa de comentários. Caso contrário serão - como já foram alguns - apagados.

Disclaimer: Eu não conheço a farmácia, nem os farmacêuticos, nem sequer sei quem são os proprietários, limito-me a apreciar escritos dos jornais, sem fazer qualquer tipo de julgamento específico.
# por Blogger Mário de Sá Peliteiro : sábado, janeiro 30, 2010

 

 

 

Caro "Cidadão":
Como disse no comentário anterior, não faço a mínima ideia de quem é o verdadeiro dono da Farmácia do Hospital de S. Maria.
Sabe quem é?
# por Blogger Mário de Sá Peliteiro : sábado, janeiro 30, 2010

 

 

 

Está a insinuar o quê? Que há outro proprietário (o tal "verdadeiro" proprietário) para além do proprietário legal da Farmácia do Hospital de Santa Maria? Espanta-me que não saiba quem é o senhor... É do conhecimento público, por isso referir o seu nome - Paulo Diogo (farmacêutico) - presumo que não implique quaisquer "problemas futuros com uma certa Justiça". Olhe, investigue...
# por Anonymous Cidadão : sábado, janeiro 30, 2010

 

 

 

É o que dá fazer concursos- públicos-da-treta só para ficar bem na fotografia.
# por Anonymous Anónimo : sábado, janeiro 30, 2010

 

 

 

Se já temos farmacêuticos que se comportam e gerem as farmácias como minas e o seu staff como serviçais descartáveis para visar seja qual for o fim (senão a das coroas de Reis, agora na versão UE), TEMO pelo que será da imagem de serviço social e de saúde para o utente que a nossa classe deve transparecer e TEMO também pelo que hão-de ver as pessoas no espaço físico que a farmácia representa na tecido de cuidados e informação de saude do nosso país.
Temo isto pelo que há-de vir prái com a liberalização da propriedade das farmácias comunitárias. Quando o nosso lago estiver cheio de empresários tubarões à procura de peixe miúdo, mas gordo, vamos cair no descrédito e no desrespeito da população. Mas claro, o "Eng." Sócrates até deve ter amigos que vão benefeciar com isto.

Os amiguinhos dele da Sonae SGPS e da Jerónimo Martins de há uns anos para cá têm feito uma ramboiáda com os MNSRM que é uma coisa estúpida.

Ainda há dias no pingo doce aqui da terra vi uma rapariga, que estudou comigo na escola, a dispensar MNSRM,de bata branca, com uma cruz verde sobre o peito, guardados numa vitrine por trás da caixa registradora dela, Uma senhora pede-lhe um ben-u-ron e pergunta-lhe como deve tomar, ao que ela responde: "então? Toma um, e se não melhorar toma outro". Nem dizia que a rapariga nem o 12º ano tem, mas só para mostrar como é ridículo, já o disse.
Mais ridículos são os argumentos que se ouvem para atacar as farmácias das quais dizem, monopólio... Cambada de invejosos neste país.

Bem, isto era para ser apenas sobre o tópico da notícia, mas pronto, calhou abrir a matraca.

P.S: Sou estudante de Ciências Farmacêuticas da F. Farmácia da U. Coimbra
# por Blogger Willy : segunda-feira, fevereiro 01, 2010

 

 

 

Cara comentadora Willy:

O falatório é assim... de certeza que ouviu a pedir esse medicamento? e foi esse que foi vendido ou foi um similar não sujeito a receita médica?...é que é nisto que perde a credibilidade...o ben-u-ron é um medicamento de venda exclusiva em farmácia, e não em outros espaços comerciais que vendem medicamentos a retalho...até acredito no restante, mas, há qualquer coisa que não bate certo, entende?
Numa farmácia também poderia ouvir, a mesma recomendação de posolgia, no caso do referido medicamento com a dosagem a 500 mg, pode tomar 1 e se não surtir efeitos significativos, até 30 minutos depois toma outro, podendo dentro de 6 a 8h, repetir...
No pingo doce do fórum madeira, vi a vitrine onde estão o medicamentos, com um termohigrómetro que marcava 27ºc...mas nessa caixa, que tinha uma placa que advertia que estava sujeita a demora, devido à venda de medicamentos não sujeitos a receita médica, estava uma menina, que agradeceu a minha chamada de atenção e que ia reportar ao responsável, ( farmacêutico, espero eu, ou pelos menos licenciado em farmácia)e quando por acaso lá passei estava na mesma...será que a menina não disse a ninguém, será que disse e não houve resposta? será que o termohigrómetro esta avariado, por calibrar...vou voltar no carnaval e verificar, depois dou noticias...
Quanto a condições de trabalho...não li nada que não conheça, é complicado...especialmente quando se começa a ter contas para pagar...não somos muitos, não somos muito unidos, a ordem remete para o sindicato, muitos de nós não somos sindicalizados, para não perder mais uns euros no ordenado, que diga-se sinceramente, não corresponde ao que muitos de nós fazem...haja bom juizo de causa e muita paciência, mas com o mudar de "patrões" a coisa pode mudar, embora a minha realidade seja semelhante e a proprietária é farmacêutica...mas alguns dos tópicos referidos também podem ter as suas vantagens, flexibilidade de horário, de férias repartidas etc...enfim haja bom senso, foi assim que apredi a encarar o "dia-a-dia"
Kamy
P.S. Continuo a não gostar de coimbrinhas...
# por Anonymous Anónimo : segunda-feira, fevereiro 01, 2010

 

 

 

É comentador, por favor.

Foi Ben-U-Ron que a senhora pediu; aquilo que lhe foi entregue não vi.
Numa farmácia tenho confiança naquilo que alguém que estudou durante, pelo menos 4 anos, no caso de um técnico, ou 5/6 no caso de um farmacêutico me diz.
Quando souber se corrigiram a situação do termohigrómetro venha cá reportar, sinceramente gostava de saber.

P.S.: Qual é a necessidade de dizer que não gosta de coimbrinhas? Eu nem sou de Coimbra! Mas se acha que isso contribui para o desenvolvimento e para a conversa subjacente ao tópico da publicação do Sr.Peliteiro, faça favor...
# por Blogger Willy : segunda-feira, fevereiro 01, 2010

 

 

 

O menino Willy dobre a língua e diga Dr. Peliteiro sff. Ou é mais um enfermeiro disfarçado?
# por Anonymous Billy : segunda-feira, fevereiro 01, 2010

 

 

 

Sr. Billy, não sou enfermeiro nenhum e sou completamente alheio a quaisquer picardias com enfermeiros que tenham acontecido neste blogue anteriormente. Sou estudante de Ciências farmacêuticas da FFUC. Qual é a mania da ostentação de títulos que esta gente traz agarrada à cabeça?
Se o autor do blog porventura se sentiu ofendido por não ter colocado Dr. antes do seu nome que me diga...

E senhor Billy, olhe que eu não ando a estudar para me chamarem doutor no final do mestrado.Aliás Doutores são aqueles a quem lhes é conferido esse grau, através do Doutoramento, numa instituição universitária.
Mas pronto, vivemos num país em que ter Doutor antes do nome no cartão de crédito é que nos faz grandes Homens. (ou não).
# por Blogger Willy : segunda-feira, fevereiro 01, 2010

 

 

 

Este comentário foi removido pelo autor.
# por Blogger Willy : segunda-feira, fevereiro 01, 2010

 

 

Enviar um comentário


 

 

 

ARQUIVOS

Maio 2003      Junho 2003      Julho 2003      Agosto 2003      Setembro 2003      Outubro 2003      Novembro 2003      Dezembro 2003      Janeiro 2004      Fevereiro 2004      Março 2004      Abril 2004      Maio 2004      Junho 2004      Julho 2004      Agosto 2004      Setembro 2004      Outubro 2004      Novembro 2004      Dezembro 2004      Janeiro 2005      Fevereiro 2005      Março 2005      Abril 2005      Maio 2005      Junho 2005      Julho 2005      Agosto 2005      Setembro 2005      Outubro 2005      Novembro 2005      Dezembro 2005      Janeiro 2006      Fevereiro 2006      Março 2006      Abril 2006      Maio 2006      Junho 2006      Julho 2006      Agosto 2006      Setembro 2006      Outubro 2006      Novembro 2006      Dezembro 2006      Janeiro 2007      Fevereiro 2007      Março 2007      Abril 2007      Maio 2007      Junho 2007      Julho 2007      Agosto 2007      Setembro 2007      Outubro 2007      Novembro 2007      Dezembro 2007      Janeiro 2008      Fevereiro 2008      Março 2008      Abril 2008      Maio 2008      Junho 2008      Julho 2008      Agosto 2008      Setembro 2008      Outubro 2008      Novembro 2008      Dezembro 2008      Janeiro 2009      Fevereiro 2009      Março 2009      Abril 2009      Maio 2009      Junho 2009      Julho 2009      Agosto 2009      Setembro 2009      Outubro 2009      Novembro 2009      Dezembro 2009      Janeiro 2010      Fevereiro 2010      Março 2010      Abril 2010      Maio 2010      Junho 2010      Julho 2010      Agosto 2010      Setembro 2010      Outubro 2010      Novembro 2010      Dezembro 2010      Janeiro 2011      Fevereiro 2011      Março 2011      Abril 2011      Maio 2011      Junho 2011      Julho 2011      Agosto 2011      Setembro 2011      Outubro 2011      Novembro 2011      Dezembro 2011      Janeiro 2012      Fevereiro 2012      Março 2012      Abril 2012      Maio 2012      Junho 2012      Julho 2012      Agosto 2012      Setembro 2012      Outubro 2012      Novembro 2012      Dezembro 2012      Janeiro 2013      Fevereiro 2013      Março 2013      Abril 2013      Maio 2013      Junho 2013      Julho 2013      Agosto 2013      Setembro 2013      Outubro 2013      Novembro 2013      Dezembro 2013      Janeiro 2014      Fevereiro 2014      Março 2014      Abril 2014      Maio 2014      Junho 2014      Julho 2014      Setembro 2014      Outubro 2014      Novembro 2014      Dezembro 2014      Janeiro 2015      Fevereiro 2015      Março 2015      Abril 2015      Maio 2015      Junho 2015      Julho 2015      Agosto 2015      Setembro 2015      Outubro 2015      Novembro 2015      Dezembro 2015      Janeiro 2016      Fevereiro 2016      Março 2016      Abril 2016      Junho 2016      Julho 2016      Agosto 2016      Setembro 2016      Outubro 2016      Novembro 2016      Dezembro 2016      Janeiro 2017      Fevereiro 2017      Março 2017      Maio 2017      Setembro 2017      Outubro 2017      Dezembro 2017     

 

Perfil de J. Soares Peliteiro
J. Soares Peliteiro's Facebook Profile

 


Directórios de Blogues:


Os mais lidos


Add to Google

 

 

Contactos e perfil do autor

 

 

Portugal
Portuguese flag

Blogues favoritos:


Machado JA

Sezures

Culinária daqui e d'ali

Gravidade intermédia

Do Portugal profundo

Abrupto

Mar Salgado

ALLCARE-management

Entre coutos e coutadas

Médico explica

Pharmacia de serviço

Farmácia Central

Blasfémias

31 da Armada

Câmara Corporativa

O insurgente

Forte Apache

Peopleware

ma-shamba



Ligações:

D. G. Saúde

Portal da Saúde

EMEA

O M S

F D A

C D C

Nature

Science

The Lancet

National library medicine US

A N F

Universidade de Coimbra


Farmacêuticos sem fronteiras

Farmacêuticos mundi


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Creative Commons License
Licença Creative Commons.