<$BlogRSDUrl$> Impressões de um Boticário de Província
lTradutor Translator
Amanita muscaria

Impressões de um Boticário de Província

Desde 2003


quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Pela sua saúde! 


Vacine-se contra a gripe suína cumpra as recomendações das autoridades de saúde nacionais e internacionais. Não acredite em mitos urbanos. Não só pela sua saúde mas também pela dos outros.

Se pertence a um grupo de cidadãos mais exposto a uma hipotética infecção ou que pela sua condição de saúde está mais sujeito a complicações ou ainda, por outro lado, se é profissional de saúde ou se o seu trabalho é considerado essencial para o funcionamento da sociedade, não hesite, vacine-se.
Faça como eu já fiz - não há que ter medos irracionais.

Peliteiro,   às  13:31

Comentários:

 

O socrates vacinou-se primeiro que o peliteiro...

 

 

 

O jogo da selecção Portuguesa em destaque no Águia de Ouro.
Mais uma brilhante análise do João Guerra sobre o jogo de hoje, e também sobre a selecção sub 21.
Veja os posts anteriores também:

- De Olhão para Joanesburgo
- O blog...
- Até Sempre Campeão
- 3 pontos e Venha o Sporting
- Vencer ou golear

Blog Águia de Ouro
# por Blogger António Pista : quarta-feira, novembro 18, 2009

 

 

 

Como é que você quer que eu me vacine se o Estado português me considera um cidadão de segunda e logo não incluído nos grupos a vacinar??!?!? Vá gozar com a sua tia!
# por Anonymous Anónimo : quarta-feira, novembro 18, 2009

 

 

 

tu queres e vender vacinas..
# por Anonymous Anónimo : quarta-feira, novembro 18, 2009

 

 

 

Em novo devias ser uma brasa. Agora ainda tens porte de atleta, um bocadinho pesadito pelas comilonices.
Posso ligar-te?
# por Anonymous Elisa : quinta-feira, novembro 19, 2009

 

 

 

estou a tentar engravidar....não vou vacinar-me! tenho medo, abortei em fevereiro ( espontaneamente, mas foi por negligencia minha, algumas semanas antes tomei itraconazol, e usava serum com retinol...pode não ter sido, mas acontece....) não vou voltar a fazer algo que me pese na consciência...
kamy...a espera dos dois tracinhos no teste....
# por Anonymous Anónimo : quinta-feira, novembro 19, 2009

 

 

 

Fonte: http://farmacia.netfarma.pt

19-Nov-2009

O presidente do Colégio de Pediatria da Ordem dos Médicos afirmou que os especialistas estão divididos relativamente à vacinação das crianças contra a gripe A, acrescentando que, na sua opinião, seria preferível que as crianças não recebessem a vacina.

José Manuel Lopes dos Santos confia nas autoridades de Saúde, que defendem a vacinação para todas as crianças, mas considera que os pais devem ter o direito de preferir que as crianças tenham a doença, uma vez que a criança vai adquirir uma "melhor" imunidade do que a conseguida através da vacina contra o vírus H1N1.
Contudo, o presidente do Colégio de Pediatria da Ordem dos Médicos admite que numa situação de pandemia quantas mais crianças forem vacinadas mais facilmente se poderá impedir a propagação da doença.
Ainda assim, José Manuel Lopes dos Santos entende que a vacina que está disponível em Portugal não é a melhor para a saúde das crianças e das grávidas, preferindo um fármaco com a composição semelhante à que está a ser usada noutros países.
"O que era bom era que ficasse disponível a vacina sem o adjuvante", pelo menos para as crianças mais jovens, como acontece em países como Espanha, França e Suíça, defendeu, citado pela “TSF”.
Apesar de entender que "provavelmente" a vacina administrada em Portugal é "boa", o responsável da Ordem dos Médicos lembrou que ainda não há experiência suficiente que o comprove.

O meu comentário é este e peço desculpa pela insistência: não se trata de nenhuma freira nem ninguém em contacto com aliens; trata-se de alguém, com responsabilidades, e que dá a cara. E agora? Os leigos atiram uma moeda ao ar para decidir se se vacinam ou não?

PF
# por Anonymous Anónimo : quinta-feira, novembro 19, 2009

 

 

 

PF:
A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou hoje, em conferência de imprensa, que a vacinação das crianças contra a gripe A (H1N1) é tão segura como em outros grupos etários.
# por Anonymous FP : quinta-feira, novembro 19, 2009

 

 

 

FP:
Mande essa informação para o presidente do Colégio de Pediatria da Ordem dos Médicos, por favor; para ver se o convence.
PF
# por Anonymous Anónimo : quinta-feira, novembro 19, 2009

 

 

 

Serviço Público do Dr. Peliteiro. Este é o único blogue de saúde a assumir uma postura pedagógica e a afirmar sem dúvidas as vantagens da vacinação da gripe A (H1N1).
A DGS e F. George deveriam agraciá-lo de alguma forma!
# por Anonymous CCV : quinta-feira, novembro 19, 2009

 

 

 

PF,

Demorou uns dias a arranjar alguém minimamente credível para sustentar as suas teses, digamos, catastrofistas.

Concordo com o seu amigo FP, por enquanto confio mais na OMS.

Daqui a um quadrimestre falamos (não acredito que a pandemia tenha efeitos muito severos, embora a minha opinião seja irrelevante).
# por Blogger Mário de Sá Peliteiro : quinta-feira, novembro 19, 2009

 

 

 

Essas "gentes" que tentam transformar as suas crendices em factos científicos só quer é protagonismo... A sede de protagonismo é tanta que não olham a meios.
# por Anonymous Anónimo : quinta-feira, novembro 19, 2009

 

 

 

Lucidez ou Paranóia?

1. A "ministra" da Finlândia
Mesmo antes de se iniciar o Programa de Vacinação contra a Gripe A, já circulava na Internet um "famoso" vídeo da autoproclamada ex-ministra da Saúde da Finlândia, denunciando várias conspirações e maroscas que, resumidamente, davam a vacina contra a gripe A como um produto feito pelos americanos, destinado a extinguir a população de várias zonas do globo.
O vídeo circulou, mas poucos se deram ao trabalho de questionar tamanho disparate. Pois a senhora Rauni Kilde era médica e directora-geral da Saúde quando, em 1986 (há mais de 20 anos), teve um acidente de viação e ficou, digamos, com uma diminuição acentuada da sua lucidez. Por essa razão, foi declarada inapta e passou a ser uma entusiasta da ovnilogia, ou seja, o que trata de discos voadores e ET, tendo publicado inclusivamente um livro em que afirma ter sido salva três vezes por extraterrestres.

Infelizmente, este tipo de argumentação - que nada tem de científico nem de lógico - tem grassado na sociedade, promovido pela circulação de e-mails e pelo sensacionalismo de alguma imprensa (é tão fácil mistificar títulos de artigos ou "cachas"!).

2. A vacina anti-gripe A
A vacina da gripe A é uma vacina segura e eficaz. Repito: segura e eficaz. E é bom que as pessoas assumam isto como um facto científico. Os efeitos colaterais que pode ter - como qualquer vacina - não a tornam insegura e resumem-se a febre baixa, dores musculares, inflamação no local da vacina e, nos adolescentes, sensação de desmaio. Os casos de reacção grave são raríssimos (menos de um caso para um milhão de vacinas!), e apenas em pessoas que tiveram reacções anafilácticas ao comer ovo (não são as inofensivas alergias da pele, mas ao verdadeiro choque "de cair para o lado").

Uma das questões que muita gente levanta é a "pressa" com que a vacina foi feita. Pois a dita "rapidez" (entre aspas) foi a necessária e suficiente, semelhante a todas as vacinas antigripais. Não houve, portanto, qualquer pressa e tudo foi feito com o controlo de qualidade adequado. Outro argumento: as multinacionais andam a ganhar muito dinheiro com as vacinas; ao que eu contesto: então os vendedores de lenços de papel também ganham com as constipações e com a gripe, o que não quer dizer que estejam envolvidos em qualquer teoria da conspiração ou de manipulação.

Mais um argumento: o adjuvante, de seu nome tiomersal, que causaria autismo e outras coisas mais. Não é verdade, e tal já foi bastamente clarificado quando da polémica, aqui há alguns anos, sobre a vacina do sarampo. O facto de alguns países retirarem estas vacinas tem a ver com pressões ambientalistas referentes ao uso de mercúrio, mas as alternativas ainda são muito escassas. Obviamente que, um dia que haja capacidade de produzir vacinas em massa sem tiomersal, serão estas que ocuparão o espaço vacinal em todos os países.

3. As grávidas e a morte fetal tardia
No nosso país, ocorrem todos os anos, em média, 300 mortes fetais após as 22 semanas de gestação. Em muitos destes casos não é possível encontrar uma explicação. Como o número de grávidas vacinadas com a vacina anti-gripe A está felizmente a aumentar, é natural que os casos como os relatados nestas duas últimas semanas - morte fetal em grávida vacinada - sejam cada vez mais frequentes, sem que isso permita extrair qualquer relação de causa-efeito.

Relembro também que a gripe A pode ter efeitos mais desastrosos na grávida do que na população em geral, devido às alterações do sistema imunitário que ocorrem na gravidez.

4. Em conclusão
As doenças matam, as vacinas não.

É tempo de optar: independentemente do que viermos a fazer (só se vacina quem quer!), há dois tipos de atitudes: a que é lógica, científica, lúcida e isenta, ou a que é sensacionalista, mal informada e não fundamentada... como os ovnis e extraterrestres da ex-ministra que nunca foi ministra...

Mário Cordeiro, Pediatra e professor de Saúde Pública - Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Nova de Lisboa)
# por Anonymous Viriato : quinta-feira, novembro 19, 2009

 

 

 

"Mais um argumento: o adjuvante, de seu nome tiomersal (...)"

By Mário Cordeiro, Pediatra e professor de Saúde Pública - Faculdade de Ciências Médicas (Universidade Nova de Lisboa)

Tiomerosal, adjuvant? Esse Mário Cordeiro, se não sabe do que fala, mais valia que poupasse os dedinhos e os neurónios (poucos) que tem. É no que dá estes jornalistazecos porem gente a falar sobre algo para o qual não têm qualificações.
# por Anonymous Anónimo : quinta-feira, novembro 19, 2009

 

 

 

Essa do adjuvante foi uma gaffe do professor, foi.
Mas sem importãncia; ninguém sabe tudo...
# por Blogger Mário de Sá Peliteiro : sexta-feira, novembro 20, 2009

 

 

 

Não percebo a paranóia à volta da vacinação.
Há anos que me vacino contra a gripe sazonal e nunca ouvi disparate algum.
Será que a comunicação social não tem mais nada que fazer?
Será que alguns profissionais da saúde que nunca tiveram notoriedade na vida descobrem na contestação à vacinação um livre acesso às tribunas da opinião pública?
Eu, anonimamente, fico a aguardar pela minha vez para a vacinação.
É que apanhar uma gripe, seja ela A, B ou C, é uma chatice do caraças…
# por Anonymous Anónimo : sexta-feira, novembro 20, 2009

 

 

 

Adjuvante. mercúrio, quarentena, medidas de excepção, etc.etc.Creio que quem causou alarmismo na polpulação foi começar a colocar aquele desinfectante malcheiroso
nos tribunais, nas escolas e demais repartições publicas para esfregar as mãos..inicialmente toda agente o fazia agora que disseram que dava cabo da pele já ninguém o faz...vejam só...as pessoas preferem ter as mãos saudáveis do que apanhar agripe porcina...O problema do Ministério da Saúde é que tem Professores, médicos, farmaceuticos, enfermeiros, radiologistas e todos os outros cientistas do melhor que há em Portugal eno mundo..mas faltam-lhes licenciados em direito, em Jornalismo e em Política... Digam-me só quem foi o pai do Sistema Nacional de Saúde... qual era a sua formação profissional? estão a ver?
# por Blogger terramar e ar : sexta-feira, novembro 20, 2009

 

 

 

Pois, ninguém sabe tudo e, por isso, eu se quisesse quisesse saber detalhes sobre a produção da vacina ia procurar especialistas em produção de vacinas e não obstetras, ginecologistas, pediatras, professores de saúde pública ou o raio que os parta. Mas estes jornalistazecos ignorantes não aprendem... Haja noção!
# por Anonymous Anónimo : sexta-feira, novembro 20, 2009

 

 

 

Ja viram bem a fotografia do socrates a ser vacinado?A enfermaeira que o vai vacinar,parece que vai espetar uma farpa no touro.Ao menos a que te vacinou tem um jesto correto.
# por Anonymous Anónimo : sexta-feira, novembro 20, 2009

 

 

 

"Essa do adjuvante foi uma gaffe do professor, foi.
Mas sem importãncia; ninguém sabe tudo..."

Então se não sabe, não finge que sabe. Ultimamente tenho visto médico atrás de médico a falar para a comunicação social do que não sabe, muitos admitem-no e até referem "ah pois mas eu não sou especialista nisso, mas de qualquer modo eu acho que...".
# por Anonymous Anónimo : sábado, novembro 21, 2009

 

 

Enviar um comentário


 

 

 

ARQUIVOS

Maio 2003      Junho 2003      Julho 2003      Agosto 2003      Setembro 2003      Outubro 2003      Novembro 2003      Dezembro 2003      Janeiro 2004      Fevereiro 2004      Março 2004      Abril 2004      Maio 2004      Junho 2004      Julho 2004      Agosto 2004      Setembro 2004      Outubro 2004      Novembro 2004      Dezembro 2004      Janeiro 2005      Fevereiro 2005      Março 2005      Abril 2005      Maio 2005      Junho 2005      Julho 2005      Agosto 2005      Setembro 2005      Outubro 2005      Novembro 2005      Dezembro 2005      Janeiro 2006      Fevereiro 2006      Março 2006      Abril 2006      Maio 2006      Junho 2006      Julho 2006      Agosto 2006      Setembro 2006      Outubro 2006      Novembro 2006      Dezembro 2006      Janeiro 2007      Fevereiro 2007      Março 2007      Abril 2007      Maio 2007      Junho 2007      Julho 2007      Agosto 2007      Setembro 2007      Outubro 2007      Novembro 2007      Dezembro 2007      Janeiro 2008      Fevereiro 2008      Março 2008      Abril 2008      Maio 2008      Junho 2008      Julho 2008      Agosto 2008      Setembro 2008      Outubro 2008      Novembro 2008      Dezembro 2008      Janeiro 2009      Fevereiro 2009      Março 2009      Abril 2009      Maio 2009      Junho 2009      Julho 2009      Agosto 2009      Setembro 2009      Outubro 2009      Novembro 2009      Dezembro 2009      Janeiro 2010      Fevereiro 2010      Março 2010      Abril 2010      Maio 2010      Junho 2010      Julho 2010      Agosto 2010      Setembro 2010      Outubro 2010      Novembro 2010      Dezembro 2010      Janeiro 2011      Fevereiro 2011      Março 2011      Abril 2011      Maio 2011      Junho 2011      Julho 2011      Agosto 2011      Setembro 2011      Outubro 2011      Novembro 2011      Dezembro 2011      Janeiro 2012      Fevereiro 2012      Março 2012      Abril 2012      Maio 2012      Junho 2012      Julho 2012      Agosto 2012      Setembro 2012      Outubro 2012      Novembro 2012      Dezembro 2012      Janeiro 2013      Fevereiro 2013      Março 2013      Abril 2013      Maio 2013      Junho 2013      Julho 2013      Agosto 2013      Setembro 2013      Outubro 2013      Novembro 2013      Dezembro 2013      Janeiro 2014      Fevereiro 2014      Março 2014      Abril 2014      Maio 2014      Junho 2014      Julho 2014      Setembro 2014      Outubro 2014      Novembro 2014      Dezembro 2014      Janeiro 2015      Fevereiro 2015      Março 2015      Abril 2015      Maio 2015      Junho 2015      Julho 2015      Agosto 2015      Setembro 2015      Outubro 2015      Novembro 2015      Dezembro 2015      Janeiro 2016      Fevereiro 2016      Março 2016      Abril 2016      Junho 2016      Julho 2016      Agosto 2016      Setembro 2016      Outubro 2016      Novembro 2016      Dezembro 2016      Janeiro 2017      Fevereiro 2017      Março 2017      Maio 2017     

 

Perfil de J. Soares Peliteiro
J. Soares Peliteiro's Facebook Profile

 


Directórios de Blogues:


Os mais lidos


Add to Google

 

 

Contactos e perfil do autor

 

 

Portugal
Portuguese flag

Blogues favoritos:


Machado JA

Sezures

Culinária daqui e d'ali

Gravidade intermédia

Do Portugal profundo

Abrupto

Mar Salgado

ALLCARE-management

Entre coutos e coutadas

Médico explica

Pharmacia de serviço

Farmácia Central

Blasfémias

31 da Armada

Câmara Corporativa

O insurgente

Forte Apache

Peopleware

ma-shamba



Ligações:

D. G. Saúde

Portal da Saúde

EMEA

O M S

F D A

C D C

Nature

Science

The Lancet

National library medicine US

A N F

Universidade de Coimbra


Farmacêuticos sem fronteiras

Farmacêuticos mundi


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Creative Commons License
Licença Creative Commons.