<$BlogRSDUrl$> Impressões de um Boticário de Província
lTradutor Translator
Amanita muscaria

Impressões de um Boticário de Província

Desde 2003


quarta-feira, 22 de abril de 2009

Isto não vai lá! 

Portugal é um país de doutores.
O problema é que depois ninguém quer trabalhar.

Pelo que vou sabendo os técnicos de saúde - análises clínicas, farmácia, anatomia patológica, radiologia, etc. - desenvolvem esforços de lóbi junto do atarantado Ministério da Saúde no sentido de - e porque neste momento os seus cursos são licenciaturas - promoverem uma fusão de carreiras com os técnicos superiores de saúde - farmacêuticos (lamentavelmente sem carreira própria), nutricionistas, psicólogos, etc.. Os antigamente técnicos querem agora passar a ser designados por "analista clínico" (toda a minha vida pensei que analista clínico era eu, que sou especialista em análises clínicas; o que passarei a ser agora?), "farmacoterapeuta", "biopatologista", "radiologista" (e os médicos agora passarão a imagiologistas?), etc.

Acho muito bem que os técnicos reivindiquem uma carreira, a melhor possível. Acho muito bem que os técnicos adoptem as designações profissionais chiques, as melhores possíveis.

Agora, digam-me por favor, porque será este movimento de promoção exclusivo de Portugal, porque não ouço falar disso, por exemplo, onde estive recentemente, em Espanha ou em França, onde os técnicos são técnicos.

Já agora, que isto é o mais importante, digam-me por favor, quem faz o trabalho de técnico enquanto quadro médio, quem me cora as lâminas de hematologia e quem me centrifuga os sedimentos urinários para eu ver no microscópio, quem me calibra de manhã cedo os equipamentos, quem me semeia as placas de bacteriologia, quem me faz as colheitas de sangue? Convinha pensar nisso.

Etiquetas:


Peliteiro,   às  08:27

Comentários:

 

Pior ainda, os técnicos de farmácia querem - pasme-se - ser farmacêuticos! (a informação está toda num mail que lhe enviei há uns tempos).

 

 

 

Técnico? Ui, coisa mai feia! « O meu marido é técnico de ...», já viu? Enlameia qualquer família.
# por Anonymous Anónimo : quarta-feira, abril 22, 2009

 

 

 

Quer fazer uma pergunta oa nosso Primeiro Ministro, passe no Cogitare em Saúde para saber mais .

Beijinho
# por Blogger Vera Carvalho : quarta-feira, abril 22, 2009

 

 

 

Cirurgião de esgotos... é nome pomposo, não?

Peliteiro, a culpa é da formação profissional...ensinam direito, marketing, design, e outras coisas mais light.. e entã0o ninguém gosta de dizer que é pedreiro, trolha, carpinteiro,advogado, tecnico de contabilidade,etc.etc...
e criam assim nomes de quatro palavras para uma função que a maior parte das vezes se executa num só verbo e num só acto...
# por Blogger IN VERITAS : quarta-feira, abril 22, 2009

 

 

 

BASTA!
# por Anonymous Anónimo : quarta-feira, abril 22, 2009

 

 

 

"Já agora, que isto é o mais importante, digam-me por favor, quem faz o trabalho de técnico enquanto quadro médio, quem me cora as lâminas de hematologia e quem me centrifuga os sedimentos urinários para eu ver no microscópio, quem me calibra de manhã cedo os equipamentos, quem me semeia as placas de bacteriologia, quem me faz as colheitas de sangue?"


Sei lá... que tal... você??
# por Anonymous Anónimo : quarta-feira, abril 22, 2009

 

 

 

lol
# por Blogger Mário de Sá Peliteiro : quarta-feira, abril 22, 2009

 

 

 

As colheitas de sangue nos laboratórios que conhecemos, são feitas pelas mesmas senhoras que fazem a limpeza do chao e dos sanitários.
(sem qualquer menosprezo para as profissionais de limpeza).
# por Anonymous Anónimo : quarta-feira, abril 22, 2009

 

 

 

"Sei lá... que tal... você??"

...

lolx2
# por Anonymous Anónimo : quinta-feira, abril 23, 2009

 

 

 

Deve ser duro ser boticário. Todos vos atacam, os médicos, os enfermeiros, os técnicos...
# por Anonymous Bolívar : quinta-feira, abril 23, 2009

 

 

 

Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
# por Anonymous Anónimo : quinta-feira, abril 23, 2009

 

 

 

Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
# por Anonymous Anónimo : quinta-feira, abril 23, 2009

 

 

 

Caro Peliteiro,
Peço-lhe, por favor, que limpe esta caixa de comentários da escória que alguns, para aqui, deitaram, pensando talvez estarem nas suas casas (deve ser algum destes técnicos, que se sentiu, e que está com dores).
Obrigado.

PS: A propósito - os patologistas clínicos (médicos)/analistas clínicos (farmacêuticos), têm nos termos da lei exactamente as mesmas funções e competências no laboratório clínico e só eles podem exercer a sua direcção técnica e exercer como especialistas (aliás, a maioria dos laboratórios clínicos é dirigida por farmacêuticos analistas clínicos). O propósito das análises clínicas não é servir o médico nesse sentido servil a que por ventura você está habituado nas suas tarefas de quadro médico - é, isso sim, fazer diagnósticos laboratoriais, para que o médico assistente confirme/ou descarte hipóteses.

Haja inteligência nessas cabeças, que pelos vistos não abunda.

(Ps.: Caro Peliteiro, modere as mensagens que enviam para o blogue. Fica a sugestão.)
# por Anonymous Anónimo : quinta-feira, abril 23, 2009

 

 

 

Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
# por Anonymous Anónimo : quinta-feira, abril 23, 2009

 

 

 

peliteiro não moderes coisa nenhuma...esse que o diz deve ser "defenestante superior de residuos, residuais"...eh!eh!

sabes bem que até os fungos podem ser uteis emfarmacologia...não foi o caso da penicilina ?
# por Blogger terramar e ar : quinta-feira, abril 23, 2009

 

 

 

Na entrada diz: comentários pertinentes e devidamente fundamentados.
Além do mais era o que faltava eu dar palco a quem me vem insultar gratuitamente.
Não leio todos os comentários, mas os que leio e são estúpidos têm um destino certo: lixo!
# por Blogger Mário de Sá Peliteiro : quinta-feira, abril 23, 2009

 

 

 

Já agora, aí vai mais um comentário incómodo.

Quem foi o ministro da Educação que acabou com o ensino técnico e politécnico universitário ?

Resposta: Roberto Carneiro.

Quem era o primeiro-ministro de Portugal nessa altura ?

Resposta: Aníbal Cavaco Silva.
# por Anonymous Anónimo : quinta-feira, abril 23, 2009

 

 

 

Já cá faltava, para variar, a baixa de nível da discussão provocada por por esta gentinha (dou o meu dedo mindinho em como são enfermeiros frustrados).

Quanto ao assunto em ordem, se as carreiras forem fundidas há diferenciação de uns (farmacêuticos) em relação a outros (técnicos) com a criação da categoria de especialista. Obviamente que a remuneração será exactamente a mesma.
# por Anonymous Anónimo : quinta-feira, abril 23, 2009

 

 

 

A remuneração será a mesma, entenda-se, a mesma de agora sendo que os técnicos superiores ganham como técnicos e os tecnicos superiores especialistas ganham como os antigos TSS.
# por Anonymous Anónimo : quinta-feira, abril 23, 2009

 

 

 

Eu acho que as técnicas são mais giras que as técnicas superioras, logo são mais BOAS, logo devem ganhar mais e mandar mais.
# por Anonymous Panão : quinta-feira, abril 23, 2009

 

 

 

Tanta raiva ...em primeiro lugar deixe-me dizer que ate compreendo o ponto de vista dos Técnicos Superiores de Saúde ramo Farmácia, se já existia uma licenciatura em Farmácia para quê criar outra licenciatura ao nivel do politécnico... nao faz sentido... pois nao, mas criaram, abriram um sem numero de cursos superiores por esse pais fora imensos alunos e pais a pagarem propinas elevadas no publico e autenticos absurdos nas privadas e agora que fazemos?? fazemos de conta que nao existem???deixen-nos trabalhar e o mercado, os empregadores do sector e os propios profissionais vao ser os juizes das suas capacidades para desempenar as suas funçoes com autonomia técnica e funcional... e ja agora uma reflexão se os Farmacêuticos estivessenm onde deviam estar e a fazer aquilo para que receberam formaçao quer a nivel de Farmácia de Oficina quer a nivel de Farmácia Hospitalar e nao deixassem outros exercer as mesmas funçoes assumindo uma suposta supervisao que todos sabemos nao ser efectiva... se calhar nao estavamos aqui a discutir este post.... posto isto gostava de dizer que sou Técnico Diagnostico e Terapêutica ramo Farmácia e fico realmente espantado com tanto elitismo e desconsideraçao gratuita e pouco fundamentada em relaçao aos Técnicos ... sintoma de alguma coisa??? geralmente ignorar e desprezar nao traz bons resultados. um conselho invistam mais na vossa profissao e na qualidade da vossa formaçao e vao ver que tudo vai correr bem...bem haja...
# por Anonymous Anónimo : domingo, abril 26, 2009

 

 

 

Tanta raiva?
Ignorar e desprezar?
Onde vê isso no meu texto?
Haja paciência.
# por Blogger Mário de Sá Peliteiro : domingo, abril 26, 2009

 

 

 

Os adjectivos a que se refere não são relativos ao seu post, com o qual ate concordo em parte, mas sim a alguns dos comentários ao mesmo...e mais uma vez lhe dou razão .. haja paciência...
# por Anonymous Anónimo : segunda-feira, abril 27, 2009

 

 

 

Sr. Dr. Peliteiro:
Sou Técnica de Análises Clínicas há 15 anos. Fiz o percurso que descreveu( fui bacharel, depois licenciada), mas nunca fui preparadora. A minha pergunta para si é: É dos preparadores que tem saudades? Daqueles que lhe faziam chazinho e cafézinho depois de lhe irem comprar o jornal? Ou daqueles que faziam no Hospital público as suas análise privadas? Enfim, graças a Deus já não há preparadores,há técnicos de análises clínicas cientificamente bem preparados e que vão continuar a corar lâminas e centrifugar sedimentos para o sr ver, mas agora sabem quais são para corar e porquê e sabem quais são os sedimentos que o sr vai querer e já não precisam que o sr lhe diga quais são e podem fazer fórmulas leucocitárias,porque sabem e bem, mas não o fazem porque o sr dr talvez não goste... e podem e sabem fazer contagens de células em câmara mas o sr dr talvez não goste...talvez tenha medo de descobrir que há outros profissionais que podem e sabem fazer algumas das suas ancestrais atribuições... Sr. Dr. Peliteiro: Sou Técnica de Análises Clínicas com muito gosto, não quero ser médica nem farmaceutica, não me interessa como se vai chamar a minha profissão, mas quero ser respeitada como profissional e ser remunerada dignamente. E NÂO QUERO IR BUSCAR-LHE CAFEZINHOS!!!!
Técnica Ana sff!!!
# por Blogger lunar : sexta-feira, maio 29, 2009

 

 

Enviar um comentário


 

 

 

ARQUIVOS

Maio 2003      Junho 2003      Julho 2003      Agosto 2003      Setembro 2003      Outubro 2003      Novembro 2003      Dezembro 2003      Janeiro 2004      Fevereiro 2004      Março 2004      Abril 2004      Maio 2004      Junho 2004      Julho 2004      Agosto 2004      Setembro 2004      Outubro 2004      Novembro 2004      Dezembro 2004      Janeiro 2005      Fevereiro 2005      Março 2005      Abril 2005      Maio 2005      Junho 2005      Julho 2005      Agosto 2005      Setembro 2005      Outubro 2005      Novembro 2005      Dezembro 2005      Janeiro 2006      Fevereiro 2006      Março 2006      Abril 2006      Maio 2006      Junho 2006      Julho 2006      Agosto 2006      Setembro 2006      Outubro 2006      Novembro 2006      Dezembro 2006      Janeiro 2007      Fevereiro 2007      Março 2007      Abril 2007      Maio 2007      Junho 2007      Julho 2007      Agosto 2007      Setembro 2007      Outubro 2007      Novembro 2007      Dezembro 2007      Janeiro 2008      Fevereiro 2008      Março 2008      Abril 2008      Maio 2008      Junho 2008      Julho 2008      Agosto 2008      Setembro 2008      Outubro 2008      Novembro 2008      Dezembro 2008      Janeiro 2009      Fevereiro 2009      Março 2009      Abril 2009      Maio 2009      Junho 2009      Julho 2009      Agosto 2009      Setembro 2009      Outubro 2009      Novembro 2009      Dezembro 2009      Janeiro 2010      Fevereiro 2010      Março 2010      Abril 2010      Maio 2010      Junho 2010      Julho 2010      Agosto 2010      Setembro 2010      Outubro 2010      Novembro 2010      Dezembro 2010      Janeiro 2011      Fevereiro 2011      Março 2011      Abril 2011      Maio 2011      Junho 2011      Julho 2011      Agosto 2011      Setembro 2011      Outubro 2011      Novembro 2011      Dezembro 2011      Janeiro 2012      Fevereiro 2012      Março 2012      Abril 2012      Maio 2012      Junho 2012      Julho 2012      Agosto 2012      Setembro 2012      Outubro 2012      Novembro 2012      Dezembro 2012      Janeiro 2013      Fevereiro 2013      Março 2013      Abril 2013      Maio 2013      Junho 2013      Julho 2013      Agosto 2013      Setembro 2013      Outubro 2013      Novembro 2013      Dezembro 2013      Janeiro 2014      Fevereiro 2014      Março 2014      Abril 2014      Maio 2014      Junho 2014      Julho 2014      Setembro 2014      Outubro 2014      Novembro 2014      Dezembro 2014      Janeiro 2015      Fevereiro 2015      Março 2015      Abril 2015      Maio 2015      Junho 2015      Julho 2015      Agosto 2015      Setembro 2015      Outubro 2015      Novembro 2015      Dezembro 2015      Janeiro 2016      Fevereiro 2016      Março 2016      Abril 2016      Junho 2016      Julho 2016      Agosto 2016      Setembro 2016      Outubro 2016      Novembro 2016      Dezembro 2016      Janeiro 2017      Fevereiro 2017      Março 2017      Maio 2017     

 

Perfil de J. Soares Peliteiro
J. Soares Peliteiro's Facebook Profile

 


Directórios de Blogues:


Os mais lidos


Add to Google

 

 

Contactos e perfil do autor

 

 

Portugal
Portuguese flag

Blogues favoritos:


Machado JA

Sezures

Culinária daqui e d'ali

Gravidade intermédia

Do Portugal profundo

Abrupto

Mar Salgado

ALLCARE-management

Entre coutos e coutadas

Médico explica

Pharmacia de serviço

Farmácia Central

Blasfémias

31 da Armada

Câmara Corporativa

O insurgente

Forte Apache

Peopleware

ma-shamba



Ligações:

D. G. Saúde

Portal da Saúde

EMEA

O M S

F D A

C D C

Nature

Science

The Lancet

National library medicine US

A N F

Universidade de Coimbra


Farmacêuticos sem fronteiras

Farmacêuticos mundi


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Creative Commons License
Licença Creative Commons.