<$BlogRSDUrl$> Impressões de um Boticário de Província
lTradutor Translator
Amanita muscaria

Impressões de um Boticário de Província

Desde 2003


segunda-feira, 8 de janeiro de 2007

Sócrates prometeu recuperar 150 mil empregos até 2009 

Yazaki Saltano dispensa 533 em Ovar

Peliteiro,   às  23:24

Comentários:

 

Caro Mario de Sa Peliteiro:

Já há muito que não deixo aqui uma mensagem mas, desta vez, tive de o fazer porque temo pela seu bem estar...

Sempre que espreito para o seu blogue verifico palavras eivadas de fatalismo e pessimismo... a tonalidade dos seus textos continuam a ser tão soturnos e funebres que temo que um dia faça algo de drástico...

Para o seu bem e a bem da nação (como se escrevia no remate das cartas no tempo da "velha senhora") aqui deixo algumas noticias que lhe escaparam e que podem ser um bom tónico para o seu dia a dia!

Aqui ficam algumas noticias que lhe escaparam nos ultimos meses:


9 de Janeiro de 2007

Perfil do investimento está a melhorar


O perfil do investimento português está a alterar-se, virando-se para projectos de maior qualidade e valor acrescentado, segundo os consultores da SaeR - Sociedade de Avaliação de Empresas e Risco. Na apresentação do relatório de Dezembro da SaeR, o consultor José Poças Esteves disse que ?a matriz de investimento em Portugal está a mudar, no bom sentido?, com apostas mais fortes no desenvolvimento tecnológico e em projectos de maior qualidade. Essas alterações são visíveis tanto ao nível dos sectores tradicionais, com da indústria transformadora e serviços (turismo principalmente), de acordo com os especialistas da SaeR. Há uma aposta nas tecnologias de informação, em energias alternativas ou nas indústrias marítimas por parte dos investidores, garantem os economistas associados à SaeR.


8 de Janeiro de 2007:

Pescanova quer produzir outras espécies em Portugal
O presidente da Pescanova, Manuel Fernandez Sousa, anunciou que a empresa espanhola de pescado, além de querer aumentar produção de sete mil toneladas de pregado em Mira, "vai num futuro próximo incorporar a produção de novas espécies, nomeadamente, o linguado". A segunda maior empresa europeia deste sector prometeu ainda "não defraudar Portugal".


7 de Dezembro de 2006:

Portugal passou de 53º para 17º lugar no que diz respeito à capacidade de atracção de Investimento Directo Estrangeiro, de 2005 para 2006, segundo o último índice de globalização realizado pela consultora A.T. Kearney e a revista FOREIGN POLICY.


29 de Novembro de 2006:

Sines recebe investimento de 360 milhões
Projecto da Advansa na área da petroquímica tem apoio público.


20 de Novembro de 2006:

INVESTIMENTO CRIA CLUSTER EÓLICO EM PORTUGAL

O projecto tem um investimento total de 1.730 milhões de euros e criará, considerando apenas o período 2006-2013, um Valor Acrescentado Bruto anual de 116 milhões de euros em ano cruzeiro sendo que, na região Minho-Lima, o impacto anual atingirá cerca de 2,5% do PIB regional. Serão criados 1.800 novos postos de trabalho permanentes pelas empresas do cluster, estimando-se que a actividade relacionada com este concurso poderá induzir a criação de 5.500 empregos anuais até 2012.


25 de Outubro de 2006:

Ikea vai construir três fábricas e investir 660 milhões até 2015


Em vez de uma fábrica ou duas, a Ikea decidiu instalar três unidades de produção em Paços de Ferreira, o concelho que a empresa considerou ter as melhores condições para o projecto. O complexo industrial representará um investimento de 135 milhões de euros e dará emprego directo a 550 pessoas e indirecto a mil. Será o segundo maior centro de produção do grupo.


20 de Outubro de 2006:

O MIT LANÇA GRANDE INICIATIVA DE INVESTIGAÇÃO E ENSINO EM PORTUGAL

O Instituto de Tecnologia do Massachusetts e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal anunciaram planos para o início de uma colaboração a longo prazo com vista a alargar significativamente a investigação e o ensino da engenharia e gestão nas principais universidades portuguesas.


27 de Setembro de 2006:

AMORIM & IRMÃOS REFORÇA INOVAÇÃO EM ROLHAS DE CORTIÇA

O projecto, que ascende a 1,3 milhões de euros, visa o reforço da liderança da empresa no mercado mundial de rolhas e o aumento da diferenciação técnica das rolhas de cortiça face à agressiva concorrência de vedantes alternativos (nomeadamente derivados de petróleo e cápsulas de rosca de metal).


18 de Julho de 2006

PORTUCEL INVESTE 850 MILHÕES DE EUROS EM PORTUGAL

No dia 12 de Julho, a Agência Portuguesa para o Investimento acordou com o Grupo Portucel Soporcel, um dos cinco maiores produtores europeus de papéis finos não revestidos e o terceiro maior produtor mundial de pasta branqueada de Eucalipto, um forte investimento que inclui uma nova unidade industrial destinada ao fabrico de papel fino não revestido de impressão e escrita com uma capacidade instalada não inferior a 500.000 toneladas/ano.


P.S. Prometo que um dia o blogue anti-fatalista voltará! Nem que seja para o ver mais positivo! ;)

 

 

 

enquanto Socrates não selibertar dos ideólogos contabilistas, engenheiros, e economistas, nunca vai poder dar o salto no desenvolvimento ena empregabilidade.. esses tipos são uns palavrosos e só demonstram as coisas em projectos eno papel.. A realidade é bem outra...
# por Blogger CÁ FICO : terça-feira, janeiro 09, 2007

 

 

 

Caro Vasco,

Diz bem, concordo completamente. Pessimismo, fatalismo...

O pior é que a realidade é concordante. Experimente fazer também um apanhado dos pessimismos aqui escritos e que se revelaram errados.

A propósito, e o rastreio dos Rotários?
# por Blogger Mário de Sá Peliteiro : terça-feira, janeiro 09, 2007

 

 

 

Hoje sairam mais uma serie de indicadores positivos... mas sao noticias que passam na segunda metade do telejornal... é uma tendencia dos media que acaba por condicionar o modo de ver a realidade...

A saber:

1- O Banco de Portugal reviu hoje em alta a previsão de crescimento da economia portuguesa este ano de 1,5 para 1,8 por cento, igualando a expectativa do Governo.

2- Carlos Sousa mantém terceiro lugar na classificação geral

3-Ex-autarca da Nazaré condenado por participação económica em negócio

4- Francis Obikwelu eleito atleta europeu do ano

5- Empresas incentivadas a contratar desempregados de longa duração

entre outras...



Relativamente aos rastreios penso que continuam em bom caminho... Talvez nao tenha acompanhado a imprensa local/regional. Nao lhe posso dar valores e dados em concreto porque nao guardei os recortes mas penso que a parceria entre Povoa-Famalicao e Vila do Conde foi muito produtiva. Se houver oportunidade deixarei a informação aqui no blogue (no caso da sua curiosidade ser pura... no caso de se tratar de cepticismo antecipado a qualquer argumento lá terei de o colocar [mais uma vez] no sectario mundo dos "treinadores de bancada").

Seja como for poderá tentar pesquisar alguma informaçao no google ou entao no site dos rotarios:

http://www.rotarypvarzim.org/

(percebo que nao goste dos rotarios, o principio que os deveria mover está longe de estar alcançado mas, mais uma vez, a sua referencia surge apenas quando algo de interessante foi levado avante...)

Quanto a acçao civica que conheço mais em particular, ou seja, no Rotaract (o que alguns chamam de Rotarios jovens...), posso informar que algumas das actividades recentes estao disponiveis no nosso site:

www.geocities.com/rotaractpvz/

Aproveito ainda para informar que voltamos a ser contactados pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de forma a promover, ainda em Janeiro de 2007, apoio escolar a dezenas de crianças de risco.
Precisamos de voluntarios para esta iniciativa (cerca de hora e meia por semana). Acredito que estará disponivel para tal dada a forma como abomina a inércia do homem comum.

Um abraço
# por Anonymous Vasco Boga Duarte : terça-feira, janeiro 09, 2007

 

 

 

Caro Vasco,

1- Repito, experimente fazer também um apanhado dos pessimismos aqui escritos e que se revelaram errados.

2- Ainda ninguém me convenceu que o Vosso rastreio não passa de um estudo... Com recurso aos meios de um Hospital Público e sem informação ao doente.
Agradeço informações, agradeço reconhecimento da sua validade científica, por exemplo pela SPG ou da OMGE...

3- Não diga que eu não gosto dos Rotarios porque é mentira. O actual Presidente é pessoa que muito prezo.

4- Voluntário para apoio escolar? Com muita pena minha, nem aos meus filhos consigo prestar esse apoio. Talvez daqui a uns poucos anos. Posso ajudar, talvez, divulgando.
Tenho pensado é em aderir a um programa de acolhimento de menores; agradeço informações.

Abraço e reactive o seu blogue das boas-novas. Bem precisamos...
# por Blogger Mário de Sá Peliteiro : terça-feira, janeiro 09, 2007

 

 

 

Realmente é impossivel tentar convence-lo seja do que for... :)

Quanto á validade do estudo/rastreio ou seja o que for nao lhe posso dar mais informações... infelizmente nem os recortes tenho... mas talvez 1 dia destes possa recolher todos esses dados! Mas, por mais válidos que sejam, tenho dúvidas que fique persuadido a mudar de opiniao! :)

Tenho no entanto que lamentar a sua expressão "com recursos a um hospital publico e sem informações ao paciente"... realmente não tem a minima noção do que se trata!!!

Convido-o a visitar a tenda da EPAM (caso o rastreio se mantenha em curso... desconheço!) e faça parte do "estudo"/"rastreio". Talvez nessa altura saberá se o paciente tem ou nao informaçao!!!

(seja como for tentarei dar-lhe essa informação)

Lastimo ainda a forma como aborda as questões... a abordagem "o VOSSO rastreio" entra em consonancia com a famigerado modus vivendi em que, de dedo apontado, apenas sabemos conjugar a 3a pessoa...

... o que acaba por rimar com o modo irrevogável que vê o país...

...que culmina nos seus pessimismos...

...apanhado dos quais, vai desculpar-me, mas "passo a bola a outro" ...

O mais facil, em qualquer meio, é prever de forma astrológica grandes catástrofes e problemas no desenvolvimento de uma país ou de um grupo... mais facil ainda se estivermos quietinhos no nosso canto e esticarmos o indicador sempre que algo de mau acontece...

É por isso que Nunos Rogeiros, Pachecos Pereiras, Marcelos, Vitorinos e afins não faltam neste Mundo! É da natureza do ser humano ser destrutivo... mesmo que só em palavras!

Se me permite, mais uma vez, gostava de dizer... EU ACREDITO! :) Seja como for aconselho-o a ouvir o último cd (Ligaçao Directa) do Sergio Godinho, nomeadamente a faixa:

"SÓ NESTE PAÌS" mas... com muitos mas muitos muitos decibeis!!!


Quanto ao acolhimento de menores sugiro-lhe que se dirija ao Instituto Madre Matilde! Estivemos lá recentemente (Rotaract) a distribuir parte dos brinquedos que recolhemos e recebemos um pedido de auxilio em diversas areas! Quanto a outras formas de voluntariado aconselho-o a visitar o site da recente iniciativa http://www.bolsadovoluntariado.pt/

Existem ainda outras formas de apoio, nomeadamente "adoptar" crianças (nacionais ou estrangeiras) patrocinando os seus estudos! (é so perder uns minutos no google)!

Pessoas que precisam de ajuda é coisa que nao falta por este mundo fora... só que ajudar dá trabalho... falta é saber se quer porque dar 1 euro no fim da eucaristia é muito facil...

Por fim, no que se refere ao meu adormecido blogue espero voltar um dia destes á carga...
Talvez de forma renovada... talvez arrisque em me tornar em "Marcelo" ou em "Miguel Sousa Tavares" e mandar uns bons "bitaites" :)

Tenho de pensar nisso... Seja como for posso adiantar que uma das ideias que tenho é criar a secção RAF- Roteiros Anti-Fatalistas porque este país tem coisas fantasticas para ver e viver!!!

Um abraço
# por Anonymous Vasco Boga Duarte : quarta-feira, janeiro 10, 2007

 

 

Enviar um comentário


 

 

 

ARQUIVOS

Maio 2003      Junho 2003      Julho 2003      Agosto 2003      Setembro 2003      Outubro 2003      Novembro 2003      Dezembro 2003      Janeiro 2004      Fevereiro 2004      Março 2004      Abril 2004      Maio 2004      Junho 2004      Julho 2004      Agosto 2004      Setembro 2004      Outubro 2004      Novembro 2004      Dezembro 2004      Janeiro 2005      Fevereiro 2005      Março 2005      Abril 2005      Maio 2005      Junho 2005      Julho 2005      Agosto 2005      Setembro 2005      Outubro 2005      Novembro 2005      Dezembro 2005      Janeiro 2006      Fevereiro 2006      Março 2006      Abril 2006      Maio 2006      Junho 2006      Julho 2006      Agosto 2006      Setembro 2006      Outubro 2006      Novembro 2006      Dezembro 2006      Janeiro 2007      Fevereiro 2007      Março 2007      Abril 2007      Maio 2007      Junho 2007      Julho 2007      Agosto 2007      Setembro 2007      Outubro 2007      Novembro 2007      Dezembro 2007      Janeiro 2008      Fevereiro 2008      Março 2008      Abril 2008      Maio 2008      Junho 2008      Julho 2008      Agosto 2008      Setembro 2008      Outubro 2008      Novembro 2008      Dezembro 2008      Janeiro 2009      Fevereiro 2009      Março 2009      Abril 2009      Maio 2009      Junho 2009      Julho 2009      Agosto 2009      Setembro 2009      Outubro 2009      Novembro 2009      Dezembro 2009      Janeiro 2010      Fevereiro 2010      Março 2010      Abril 2010      Maio 2010      Junho 2010      Julho 2010      Agosto 2010      Setembro 2010      Outubro 2010      Novembro 2010      Dezembro 2010      Janeiro 2011      Fevereiro 2011      Março 2011      Abril 2011      Maio 2011      Junho 2011      Julho 2011      Agosto 2011      Setembro 2011      Outubro 2011      Novembro 2011      Dezembro 2011      Janeiro 2012      Fevereiro 2012      Março 2012      Abril 2012      Maio 2012      Junho 2012      Julho 2012      Agosto 2012      Setembro 2012      Outubro 2012      Novembro 2012      Dezembro 2012      Janeiro 2013      Fevereiro 2013      Março 2013      Abril 2013      Maio 2013      Junho 2013      Julho 2013      Agosto 2013      Setembro 2013      Outubro 2013      Novembro 2013      Dezembro 2013      Janeiro 2014      Fevereiro 2014      Março 2014      Abril 2014      Maio 2014      Junho 2014      Julho 2014      Setembro 2014      Outubro 2014      Novembro 2014      Dezembro 2014      Janeiro 2015      Fevereiro 2015      Março 2015      Abril 2015      Maio 2015      Junho 2015      Julho 2015      Agosto 2015      Setembro 2015      Outubro 2015      Novembro 2015      Dezembro 2015      Janeiro 2016      Fevereiro 2016      Março 2016      Abril 2016      Junho 2016      Julho 2016      Agosto 2016      Setembro 2016      Outubro 2016      Novembro 2016      Dezembro 2016      Janeiro 2017      Fevereiro 2017      Março 2017      Maio 2017      Setembro 2017      Outubro 2017      Dezembro 2017      Abril 2018      Maio 2018      Outubro 2018     

 

Perfil de J. Soares Peliteiro
J. Soares Peliteiro's Facebook Profile

 


Directórios de Blogues:


Os mais lidos


Add to Google

 

 

Contactos e perfil do autor

 

 

Portugal
Portuguese flag

Blogues favoritos:


Machado JA

Sezures

Culinária daqui e d'ali

Gravidade intermédia

Do Portugal profundo

Abrupto

Mar Salgado

ALLCARE-management

Entre coutos e coutadas

Médico explica

Pharmacia de serviço

Farmácia Central

Blasfémias

31 da Armada

Câmara Corporativa

O insurgente

Forte Apache

Peopleware

ma-shamba



Ligações:

D. G. Saúde

Portal da Saúde

EMEA

O M S

F D A

C D C

Nature

Science

The Lancet

National library medicine US

A N F

Universidade de Coimbra


Farmacêuticos sem fronteiras

Farmacêuticos mundi


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Creative Commons License
Licença Creative Commons.