<$BlogRSDUrl$> Impressões de um Boticário de Província
lTradutor Translator
Amanita muscaria

Impressões de um Boticário de Província

Desde 2003


segunda-feira, 22 de janeiro de 2007

Da frente: 

Enquanto lêem, podem ouvir "O fantoche" de Carlos Paredes:


Através de despacho de 05 Janeiro 2007, o ministro da saúde, considerou que: "o exercício de funções dirigentes em entidades privadas prestadoras de cuidados de saúde, por profissionais de instituições integradas no Serviço Nacional de Saúde (SNS), independentemente da sua natureza jurídica, é passível de comprometer a isenção e imparcialidade, com o consequente risco de prejuízo efectivo para o interesse público, conforme genericamente admitido no n.o 2 do artigo 20.o do Estatuto do SNS, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 11/93."

Dez dias depois, o ministro da saúde declarou aos órgãos de informação que os médicos que queiram continuar a trabalhar no sistema público de saúde e, ao mesmo tempo, exercer cargos de direcção no privado podem fazê-lo, se assegurarem apenas 20 horas semanais nos serviços públicos.

Como trabalhadores do SNS e cidadãos, vimos por esta forma solicitar ao senhor ministro da saúde, António Correia de Campos, tendo em atenção o conteúdo do despacho n.º 725/2007 de 05.01.07, publicado na 2.ª série do DR n.º 10 de 15.01.07, explicação sobre a forma como pretende salvaguardar a isenção e imparcialidade sem risco de prejuízo para o interesse público, relativamente aos médicos que queiram continuar a trabalhar no sistema público de saúde e, ao mesmo tempo, exercer cargos de direcção no privado, com a redução do horário semanal de trinta e cinco para vinte horas?

Etiquetas:


Peliteiro,   às  23:27

Comentários:

 

Caro Mario de Sa Peliteiro,

Ainda nao tive oportunidade de obter todas as informações que me pediu sobre o "estudo"/"rastreio" do Rotary Clube da Póvoa de Varzim.

Felizmente li o jornal "voz da povoa" e encontrei algumas informações:

"O cancro do estômago é o segundo em termos de mortalidade, com maior incidência nos homens. Portugal continua a ser o país da Comunidade Europeia que detém a maior taxa de incidência e mortalidade de cancro gástrico e só o norte do país tem uma incidência maior que Portugal inteiro ou qualquer dos outros países da Comunidade Europeia. A mortalidade desta doença pode ser reduzida se for tratada de forma precoce. Os custos de internamento e os diferentes tipos de terapêuticas também são mais reduzidos. Para que isto aconteça, é necessário fazer-se um rastreio do cancro gástrico que, obviamente, tem que ser determinado e orientado pelas esferas governamentais?. "

(...)

Face à inoperância do Estado em minimizar a taxa de incidência de cancro gástrico no país, Lomba Viana agradeceu o esforço que tem sido desenvolvido por outras entidades, nomeadamente pelo Rotary Club de Portugal

(...)

Enquanto não surge um plano nacional de rastreio, o Rotary Club de Portugal, conhecedor deste problema, através dos clubes do norte, iniciou um projecto de detecção precoce do cancro gástrico a nível populacional.

(...)

Trata-se de um projecto pioneiro em Portugal e na Europa e que pode ser o primeiro passo para um futuro melhor. O Rotary Club de Portugal, velando pelos serviços de saúde, está a utilizar um teste neste projecto de amostragem populacional,

sem acarretar qualquer custo para os serviços de saúde.

O teste é rápido, inócuo e consiste numa amostra de sangue. Fornece dados importantes quanto ao estado funcional da corda gástrica e, deste modo, seleccionar para um teste diagnóstico as pessoas em risco de vir a ter cancro gástrico. É um teste de alta sensibilidade e especificidade e com um custo reduzido, de apenas seis euros.?

A noticia completa em:

http://www.vozdapovoa.com/inf_geral_2.html

Como pode verificar, só com um recorte de jornal já foi possivel verificar que uma das suas taxativas afirmações (a de que haviam custos neste rastreio do herario publico) caiu por terra...

Posso informa-lo com certeza que os 6 euros de cada teste são totalmente suportados pelos rotarios (já de 5 cidades do norte)! E como de inicio lhe disse, isto é um rastreio/estudo que procura pessoas em potencial risco...

Fico triste que a sua demanda seja chamar a esta acção "ESTUDO" e não "RASTREIO"... como nao tenho os apontamentos de epidemiologia mas não parece que isso possa ser uma questão que mereça tanta revolta... seja como for... espero ter mais esclarecimentos em breve!...

Pode se entreter com os seguintes recortes:

http://www.falcaodominho.pt/jornal/fm_news.php?nid=1015

http://jn.sapo.pt/2006/06/01/porto/rastreio_cancro_pioneiro_europa_atra.html

E já que em certa altura falou na SPG e afins para suster a validade deste estudo...

http://www.spg.pt/download.php?path=publicacoes&filename=JPG_2004_4_218_JA_04_Noticias_Regulamento.pdf

http://cintesis.med.up.pt/cintesis.pdf

http://spcir.no.sapo.pt/udut_povoa.pdf

(só uma pesquisa no google e tantas respostas para as suas duvidas...)

 

 

 

e já agora... enquanto o meu blogue continua latente...


Défice público ficou 593 M? abaixo do orçamentado

O défice público em 2006 ficou cerca de 600 milhões de euros abaixo do esperado, a beneficiar de uma cobrança de receitas que ultrapassou o previsto e de uma evolução das despesas em linha com o orçamentado, afirmou hoje o ministro das Finanças. Em conferência de imprensa para a apresentação da execução orçamental do subsector Estado até Dezembro, Fernando Teixeira do Santos disse que o saldo das contas públicas totalizou cerca de 7.400 milhões de euros negativos, menos 1.740 milhões do que em 2005 e 593 milhões abaixo do orçamentado.

UM BOM DIA PARA TODOS!!!!!







"Só neste país é que se diz... só neste país!!!!" SG
# por Anonymous Anónimo : terça-feira, janeiro 23, 2007

 

 

 

Caro Vasco:

1º Nunca discuti o ESTUDO, apenas o que publicitaram junto da população como RASTREIO. Faço-lhe um desenho?

2º Para jovem estudante de medicina dentária nota-se uma autoridade impressionante quando escreve sobre análises clínicas e oncologia. Sim senhor.

3º Falar de Ciência usando como fonte artigos de jornal não é bom presságio. Para mais esclarecimentos consulte o blogue "Médico explica Medicina". Ainda o verei a escrever no "Cantinho da prevenção". Se fosse seu professor, só por isso, chumbava-o!

4º Custos directos e indirectos - sabe o que o significam? Vocês pagaram o reagente - e os custos com pessoal, as agulhas, o álcool, o equipamento, a energia, etc, etc? Se um dia for arrancar um dente ao seu consultório, só me cobra o preço da broca, ok?

5º Continua a não me indicar nenhum artigo científico sério demonstrando, à data, o reconhecimento da validade científica e da aplicabilidade do RASTREIO. Em que raio de outras cidades, em que raio de países é que se fizeram esses RASTREIOS? Só na Póvoa e arredores?

6º Desejo muitos sucessos ao ESTUDO, que segundo sei foi apresentado num congresso médico. Espero que daqui a uns anos seja aplicado em massa, com resultados, em todo o mundo. De qualquer das maneiras não investirei nas acções do laboratório que produz o reagente...

7º Estou farto deste tema.
# por Blogger Peliteiro : terça-feira, janeiro 23, 2007

 

 

 

Caro M Sa Peliteiro

A RESPOSTA PONTO A PONTO:

1- Começo mal... Não tenho forças para lhe relembrar como começou esta celeuma! O cansaço é tal que
não forças para responder... :) Sabe bem que desde o inicio não foi essa a sua preocupação!

Quanto ao desenho... só se for um muito giro mesmo! :)


2- Quanto a esta alinea posso afirmar que a minha autoridade é, no minimo, igual á sua.

Nunca tentei afirmar-me como lider de opinião em oncologia ou assuntos afins. Estou na mesma escala de opiniao que o caro Peliteiro, ou seja, no degrau de profissional de saúde. (se não for este o pressuposto caimos na tentação de dizer que os médicos dentistas só arrancam dentes assim como os farmaceuticos só corta(va)m códigos de barras... assim sendo nenhum de nós pode opinar sobre o assunto...é uma analogia perigosa que gera normalmente desnecessarios silogismos de presunção)

Desde inicio tentei acrescentar informação às suas enormes, destrutivas e taxativas duvidas! Apenas isso!

O Caro MSPeliteiro fala de economia, gestao, ambiente, saúde, astrologia, astronomia e assuntos afins baseando-se em recortes do diario digital e "googladas" afins... eu tenho a infelicidade de lhe dar informações publicadas em meios semelhantes (DOU-ME AO TRABALHO!) e levo um CHUMBO veja lá...

quanto ao chumbo... já nao vai a tempo... Felizmente, ja estou formado!!! :)

Curiosamente os recortes que utilizou para difamar esta iniciativa já não servem para acrescentar dados à discussao!

Explico entao o meu proposito: nao tendo qualquer informaçao adicional da iniciativa, obtive alguns dados junto das declaraçoes do DR LOMBA VIANA... ou vai dizer que também vai chumbar o chefe de gastroenterologia do centro hospital Povoa/Vila do Conde!? :)

4- SIM!!! OS ROTARIOS SUPORTAM OS CUSTOS DIRECTOS (6 EUROS que incluem tudo o que disse)! Dos INDIRECTOS? Só se for a gasoleo [leia-se Gazoile :) ] que a carripana faz da EPAM até á Povoa! ...tendo em conta o propósito... será um custo TAO grande?

Quanto à consulta... quando quiser! Dizem que tenho "jeitinho"!

...mas do seu comentario posso depreender que nao tem noção dos custos inerentes às diversas especialidades de Medicina Dentaria...!!! Ficava escandalizado!!!

5- Desculpe, mas tambem nao tenho forças para esta alinea...!!!

6- Começou este ponto tão bem... Até estranhei... mas depois percebi... era só para culminar em mais uma TEORIA DA CONSPIRAÇÃO!!! Com sorte o Pequito ainda vai revelar qualquer coisa sobre este rastreio! :)

7- sim...sublinho o seu ponto 7!!!!! Realmente não sei para que me dei a tanto trabalho... a sua opinião está definivamente cristalizada!

E se lhe posso relembrar foi o caro Peliteiro que deixou o repto: "Entao e mais informaçoes sobre o rastreio dos rotarios"!

Felizmente não quer falar mais sobre oncologia ou sobre patologias inflamatorias ou degenerativas.. porque tinhamos sempre a tal questao das estirpes da Helicobacter Pilory!!! Mas desta vez, se as suas duvidas ainda estiverem vivas, encaminho-o directamente para o Prof Dr Sobrinho Simoes!


POR FIM...

Tenho pena não me ter feito entender de inicio ja que o meu unico proposito foi sempre encontrar informação sobre o tema... Por isso... desculpe qualquer coisa!


Abraço

Vasco Boga Duarte
# por Anonymous Anónimo : terça-feira, janeiro 23, 2007

 

 

Enviar um comentário


 

 

 

ARQUIVOS

maio 2003      junho 2003      julho 2003      agosto 2003      setembro 2003      outubro 2003      novembro 2003      dezembro 2003      janeiro 2004      fevereiro 2004      março 2004      abril 2004      maio 2004      junho 2004      julho 2004      agosto 2004      setembro 2004      outubro 2004      novembro 2004      dezembro 2004      janeiro 2005      fevereiro 2005      março 2005      abril 2005      maio 2005      junho 2005      julho 2005      agosto 2005      setembro 2005      outubro 2005      novembro 2005      dezembro 2005      janeiro 2006      fevereiro 2006      março 2006      abril 2006      maio 2006      junho 2006      julho 2006      agosto 2006      setembro 2006      outubro 2006      novembro 2006      dezembro 2006      janeiro 2007      fevereiro 2007      março 2007      abril 2007      maio 2007      junho 2007      julho 2007      agosto 2007      setembro 2007      outubro 2007      novembro 2007      dezembro 2007      janeiro 2008      fevereiro 2008      março 2008      abril 2008      maio 2008      junho 2008      julho 2008      agosto 2008      setembro 2008      outubro 2008      novembro 2008      dezembro 2008      janeiro 2009      fevereiro 2009      março 2009      abril 2009      maio 2009      junho 2009      julho 2009      agosto 2009      setembro 2009      outubro 2009      novembro 2009      dezembro 2009      janeiro 2010      fevereiro 2010      março 2010      abril 2010      maio 2010      junho 2010      julho 2010      agosto 2010      setembro 2010      outubro 2010      novembro 2010      dezembro 2010      janeiro 2011      fevereiro 2011      março 2011      abril 2011      maio 2011      junho 2011      julho 2011      agosto 2011      setembro 2011      outubro 2011      novembro 2011      dezembro 2011      janeiro 2012      fevereiro 2012      março 2012      abril 2012      maio 2012      junho 2012      julho 2012      agosto 2012      setembro 2012      outubro 2012      novembro 2012      dezembro 2012      janeiro 2013      fevereiro 2013      março 2013      abril 2013      maio 2013      junho 2013      julho 2013      agosto 2013      setembro 2013      outubro 2013      novembro 2013      dezembro 2013      janeiro 2014      fevereiro 2014      março 2014      abril 2014      maio 2014      junho 2014      julho 2014      setembro 2014      outubro 2014      novembro 2014      dezembro 2014      janeiro 2015      fevereiro 2015      março 2015      abril 2015      maio 2015      junho 2015      julho 2015      agosto 2015      setembro 2015      outubro 2015      novembro 2015      dezembro 2015      janeiro 2016      fevereiro 2016      março 2016      abril 2016      junho 2016      julho 2016      agosto 2016      setembro 2016      outubro 2016      novembro 2016      dezembro 2016      janeiro 2017      fevereiro 2017      março 2017      maio 2017      setembro 2017      outubro 2017      dezembro 2017      abril 2018      maio 2018      outubro 2018      janeiro 2019      fevereiro 2019      julho 2020      agosto 2020      junho 2021      janeiro 2022      agosto 2022     

 

Perfil de J. Soares Peliteiro
J. Soares Peliteiro's Facebook Profile

 


Directórios de Blogues:


Os mais lidos


Add to Google

 

 

Contactos e perfil do autor

 

 

Portugal
Portuguese flag

Blogues favoritos:


Machado JA

Sezures

Culinária daqui e d'ali

Gravidade intermédia

Do Portugal profundo

Abrupto

Mar Salgado

ALLCARE-management

Entre coutos e coutadas

Médico explica

Pharmacia de serviço

Farmácia Central

Blasfémias

31 da Armada

Câmara Corporativa

O insurgente

Forte Apache

Peopleware

ma-shamba



Ligações:

D. G. Saúde

Portal da Saúde

EMEA

O M S

F D A

C D C

Nature

Science

The Lancet

National library medicine US

A N F

Universidade de Coimbra


Farmacêuticos sem fronteiras

Farmacêuticos mundi


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Creative Commons License
Licença Creative Commons.