<$BlogRSDUrl$> Impressões de um Boticário de Província
lTradutor Translator
Amanita muscaria

Impressões de um Boticário de Província

Desde 2003


terça-feira, 17 de outubro de 2006

Porto (mais?) Feliz 


O projecto Porto Feliz foi instituído pela Câmara Municipal do Porto em 2002, tendo como objectivo o combate à exclusão social. Envolve três vertentes principais: intervenção sócio-sanitária, reforço da segurança e sensibilização da opinião pública. Tem como objectivos específicos a diminuição das zonas de exclusão social (designadamente de arrumadores, de sem-abrigo e espaços socialmente degradados) e a restituição de qualidade de vida aos socialmente excluídos (toxicodependentes, delinquentes e marginais em geral.) A gestão corrente do projecto encontra-se alicerçada num conjunto de protocolos: com o Centro Hospitalar Conde Ferreira, hospitais Joaquim Urbano e de S. João, ARS/Norte e faculdades de Direito e Psicologia da UP.

Em Julho deste ano, quatro anos passados sobre o seu início, foram divulgados alguns resultados do Porto Feliz. Foram atendidas 2.113 pessoas (60% arrumadores), das quais 567 sujeitaram-se a tratamentos de recuperação da toxicodependência. Destes, 286 estavam em condições de trabalhar, dos quais 174 tinham inclusive entrado no mercado de trabalho. Durante a vigência do programa, foram gastos cerca de 7 milhões de euros (1,7 milhões por ano), sendo o seu custo suportado pela CMP (30%), ITD - Instituto da Droga e Toxicodependência (30%) e pela Segurança Social (40%).

Creio que o Porto Feliz é, apenas, uma boa ideia. Para lá de toda a, evidente, vontade política. Escrevo «apenas» não por considerar tratar-se de obra pequena. Pelo contrário, considero-a uma das mais grandiosas no panorama do nosso Poder Local. «Apenas» é porque o programa presta serviços que já existiam, só que até aí dispersos por várias instituições. O projecto Porto Feliz é, então, o gestor operacional e integrante de serviços especializados de recuperação de toxicodependentes, que são prestados pelas entidades com quem a CMP mantém protocolos.

Os pais deste projecto são o ex-vereador Paulo Morais e, naturalmente, o presidente do executivo, Rui Rio. O qual, já depois da saída do primeiro, insiste no Porto Feliz como a âncora do que considera ser a principal prioridade do seu mandato: a coesão social. Fenómeno, aparentemente, estranho num político social-democrata. Estranheza maior por se tratar da confessada primeira prioridade política do seu mandato. Adensada, finalmente, por ocorrer na segunda maior autarquia de Portugal. Não consta que isto ocorra lá fora. Que Barcelona, Marselha, Milão, Antuérpia, Roterdão, Frankfurt ou Manchester, para não ir mais longe, tenham idênticas prioridades. As grandes cidades preocupam-se com outros factores de atractividade, tendo em vista a promoção da sua própria competitividade. Combater a pobreza, ou a toxicodependência, ou qualquer outra maleita social não é, geralmente, um desígnio autárquico. Desgraçadamente. Também daí o carácter diferenciador do projecto, que tem sido elogiado por essa Europa fora, constando, inclusivè, que alguns países o quererão importar.

Analisados os resultados divulgados, verifica-se que dos arrumadores atendidos, 567 (45%) entraram em programas de desintoxicação. Destes, 286 encontravam-se em condições de trabalhar, sendo que 174 tinham entrado mesmo no mercado de trabalho. Desde logo, considero não se dever assumir como definitivos estes números. Infelizmente, os 23% de recuperados, na sua maioria já empregados, poderão não ser de confiança. Pelo contrário, os números deverão ser tão flutuantes quanto a população de toxicodependentes que visarão analisar. Tratam-se, maioritariamente, de pessoas que se iniciaram cedo no consumo de drogas, sem estudos ou qualquer formação técnica, desenraizadas, fora das, ou em conflito com as, suas famílias. Que competências profissionais poderão ter ou exercer no mercado de trabalho? Ou, pior ainda, simplesmente que trabalho poderão estas pessoas encontrar actualmente? Num País que apresenta taxas galopantes de desemprego, a que nem o sector público está imune? Por isso não me custa nada acreditar que a grande maioria dos 174 empregados em Julho já não o estejam agora. Por se tratar de empregos certamente sazonais, experimentais ou simplesmente vagas criadas pela própria operacionalidade do projecto no terreno. Ou seja, precários e nada efectivos. O que lamento. Primeiramente, pelas pessoas em causa e, depois, pelo Porto Feliz. Em ambos os casos, porque o esforço mereceria melhor recompensa. Com a agravante de, para os primeiros, ser muito mais difícil recuperar de um esforço assim, eventualmente, iludido.

O presidente da Câmara Municipal do Porto já anunciou que não irá desistir. Pelo contrário, considerou que a experiência dos primeiros quatro anos fortaleceu o projecto. E insiste que não se deve dar a esmola aos arrumadores, porque só assim será possível encaminhá-los para o Porto Feliz. Numa mostra de claro inconformismo. Curiosamente, um valor que desde sempre a Esquerda reivindicou como seu.

Ora, creio que o projecto Porto Feliz é tão contra-natura quanto Rui Rio. Que não aparenta nada do clássico político português. Que tem fama de «chato», casmurro até, que não é de facilidades, que faz finca-pé no que pensa ou acorda e age em conformidade com isso. Esperavam que quisesse sentar-se na tribuna das Antas, sonho de qualquer político, local ou nacional, mas não só não foi como virou costas aos apetecíveis votos azuis e brancos. Aos espanhóis do «El Corte Inglês», que há anos tencionavam instalar-se na Boavista, avisou que preferia que fossem para a Baixa, a necessitar de animação. Os espanhóis não gostaram da escolha de Rui Rio e acabaram por plantar o shopping na vizinha cidade presidida pelo seu arqui-rival político. A mesmíssima cidade de Gaia que se põe, duas vezes por ano, a rebentar foguetes-ao-desafio com o Porto. Que em vez de puxar os galões, tem preferido não mexer um cêntimo no orçamento para o foguetório. Já lhe chamaram, também, ditador. Porque lhe foram pedir um subsídio para fazer um filme sobre o Porto e exigiu, em troca, que não menorizassem a cidade. Aqui d'El Rei, gritou a oposição, acusando-o de coarctar a «liberdade de expressão» ao cineasta que lhe batera à porta. Do mesmo é acusado, também, por subsidiar jornais locais através de acordo escrito que inclui uma espécie de penalty clause: quem disser mal do executivo perde o apoio. Ainda agora, enquanto escrevo este texto, mantém-se a contestação à sua decisão de passar para os privados a gestão do falido Rivoli. Os sitiados não só não concordam com a ideia, como não quiseram concorrer a ela. Pelo contrário, pretendem que Rio continue a pagar os 2,5 milhões de euros por ano para financiar um teatro às moscas. «Economista inculto» gritou-lhe há tempos um grupo de «intelectuais» tripeiros, onde se inclui Rosa Mota. Analisadas as contas do Teatro Municipal Rivoli, verifica-se que as receitas cobrem 6% dos custos, o que ilustra à evidência a inviabilidade da programação seguida. «Inculto», digo eu, será qualquer intelectual que não enxergue esta evidência.

Volto ao Porto Feliz para recordar as críticas que lhe foram feitas na Assembleia da República, também pelo Bloco de Esquerda. As de sempre. Que aquele era um projecto sem futuro, que a existência de arrumadores, «ainda», nas ruas, evidenciaria. Ou seja, o Bloco advoga que a sua não eficácia, a 100%, é sinal de falhanço. Mais, considera que o flagelo da droga «» poderá ser combatido «na origem» e não «no destino» do problema. Por outras palavras, a velha máxima, nada inconformista, d'«O melhor é estar quietinho». Do que não concordarão, certamente, os 286 recuperados e seus familiares. Ora, na minha, duplamente, anónima opinião, esta crítica ilustrará muito da lógica da política à portuguesa. Que é o de sermos muito exigentes com a ousadia dos outros, mas perfeitamente indulgentes com a nossa resignação.

Concluo com o testemunho avulso de um recuperado pelo Porto Feliz. «... Atiraram-me a bóia, apanhei-a. Tenho emprego e sou gente por causa deste porto de abrigo



«Considera o que se diz e não te preocupes de saber quem o disse» (Tomás de Kempis, Imitação de Cristo, Capítulo 5, nº1)

Anónimo,   às  23:51

Comentários:

 

Ó Marx,

Li com atenção esta sua crónica depois do que vi ontem na RPT1 sobre a ajuda a toxicodependentes no Porto. Realmente concordo que se trata de uma coisa para a qual a sociedade tem andado de costas voltadas e que é de louvar que uma cãmara se preocupe com isso. Já não estou muito de acordo com a sua opinião sobre o Rui Rio, pois acho que o Porto se tem envelhecido muito nos últimos anos e deixado fugir população (cerca de 70 mil pessoas na última década foram habitar para os subúrbios).

Seria bom é que você falasse da Póvoa e do que aqui (não) se faz sobre essa matéria. Temos drogados nas ruas há anos, sempre os mesmos, e não vejo ninguém, a preocupar-se em os tratar. Temos cá a Beneficiente que deveria tratar disso mas pelos vistos só sabem cobrar rendas altas aos pais que lá deixam os filhos. O caso ainda é mais grave porque tendo lá a esposa o presidente Macedo podia perfeitamente articular a política da caãmara com a Beneficiente.

De qualquer maneira parabéns pelo seu artigo, que vem lembrar coisas importantes do dia a dia que temos tendência hoje para não achar prioritários.

 

 

Enviar um comentário


 

 

 

ARQUIVOS

maio 2003      junho 2003      julho 2003      agosto 2003      setembro 2003      outubro 2003      novembro 2003      dezembro 2003      janeiro 2004      fevereiro 2004      março 2004      abril 2004      maio 2004      junho 2004      julho 2004      agosto 2004      setembro 2004      outubro 2004      novembro 2004      dezembro 2004      janeiro 2005      fevereiro 2005      março 2005      abril 2005      maio 2005      junho 2005      julho 2005      agosto 2005      setembro 2005      outubro 2005      novembro 2005      dezembro 2005      janeiro 2006      fevereiro 2006      março 2006      abril 2006      maio 2006      junho 2006      julho 2006      agosto 2006      setembro 2006      outubro 2006      novembro 2006      dezembro 2006      janeiro 2007      fevereiro 2007      março 2007      abril 2007      maio 2007      junho 2007      julho 2007      agosto 2007      setembro 2007      outubro 2007      novembro 2007      dezembro 2007      janeiro 2008      fevereiro 2008      março 2008      abril 2008      maio 2008      junho 2008      julho 2008      agosto 2008      setembro 2008      outubro 2008      novembro 2008      dezembro 2008      janeiro 2009      fevereiro 2009      março 2009      abril 2009      maio 2009      junho 2009      julho 2009      agosto 2009      setembro 2009      outubro 2009      novembro 2009      dezembro 2009      janeiro 2010      fevereiro 2010      março 2010      abril 2010      maio 2010      junho 2010      julho 2010      agosto 2010      setembro 2010      outubro 2010      novembro 2010      dezembro 2010      janeiro 2011      fevereiro 2011      março 2011      abril 2011      maio 2011      junho 2011      julho 2011      agosto 2011      setembro 2011      outubro 2011      novembro 2011      dezembro 2011      janeiro 2012      fevereiro 2012      março 2012      abril 2012      maio 2012      junho 2012      julho 2012      agosto 2012      setembro 2012      outubro 2012      novembro 2012      dezembro 2012      janeiro 2013      fevereiro 2013      março 2013      abril 2013      maio 2013      junho 2013      julho 2013      agosto 2013      setembro 2013      outubro 2013      novembro 2013      dezembro 2013      janeiro 2014      fevereiro 2014      março 2014      abril 2014      maio 2014      junho 2014      julho 2014      setembro 2014      outubro 2014      novembro 2014      dezembro 2014      janeiro 2015      fevereiro 2015      março 2015      abril 2015      maio 2015      junho 2015      julho 2015      agosto 2015      setembro 2015      outubro 2015      novembro 2015      dezembro 2015      janeiro 2016      fevereiro 2016      março 2016      abril 2016      junho 2016      julho 2016      agosto 2016      setembro 2016      outubro 2016      novembro 2016      dezembro 2016      janeiro 2017      fevereiro 2017      março 2017      maio 2017      setembro 2017      outubro 2017      dezembro 2017      abril 2018      maio 2018      outubro 2018      janeiro 2019      fevereiro 2019      julho 2020      agosto 2020      junho 2021      janeiro 2022      agosto 2022     

 

Perfil de J. Soares Peliteiro
J. Soares Peliteiro's Facebook Profile

 


Directórios de Blogues:


Os mais lidos


Add to Google

 

 

Contactos e perfil do autor

 

 

Portugal
Portuguese flag

Blogues favoritos:


Machado JA

Sezures

Culinária daqui e d'ali

Gravidade intermédia

Do Portugal profundo

Abrupto

Mar Salgado

ALLCARE-management

Entre coutos e coutadas

Médico explica

Pharmacia de serviço

Farmácia Central

Blasfémias

31 da Armada

Câmara Corporativa

O insurgente

Forte Apache

Peopleware

ma-shamba



Ligações:

D. G. Saúde

Portal da Saúde

EMEA

O M S

F D A

C D C

Nature

Science

The Lancet

National library medicine US

A N F

Universidade de Coimbra


Farmacêuticos sem fronteiras

Farmacêuticos mundi


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Creative Commons License
Licença Creative Commons.