<$BlogRSDUrl$> Impressões de um Boticário de Província
lTradutor Translator
Amanita muscaria

Impressões de um Boticário de Província

Desde 2003


quinta-feira, 22 de setembro de 2005

Rastreios 

Ainda sobre rastreios, no seguimento do texto anterior, e curiosamente também a partir de uma notícia lida no Póvoa Semanário, surgem-me mais umas dúvidas sobre actividades relacionadas com Saúde.

Abriu campanha de rastreio ao cancro gástrico

O Rotary Club da Póvoa de Varzim deu o arranque oficial à iniciativa de rastreio do cancro do estômago, que vai ter uma duração de três anos. No último Sábado de manhã, numa tenda do exército instalada no Passeio Alegre, os rotários obtiveram, entre as 9h00 e as 11h30, mais de 75 colheitas de sangue para o teste precoce ao cancro.

Ao longo dos próximos três anos, a população pode fazer o teste precoce no hospital, "bastando ir até ao laboratório de análises, de Segunda a Sexta, em jejum para fazer um recolha de sangue. O teste é simples e é gratuito", referiu Oliveira Pereira, que explicou que o objectivo é "apurar resultados especificamente acerca da nossa comunidade".


Ora, embora não exerça de forma efectiva há anos, sou Especialista em Análises Clínicas e vou lendo uns artigos para me manter actualizado sobre o estado da arte.

E não conheço nenhum marcador tumoral para diagnóstico precoce de cancro gástrico aprovado pelas autoridades competentes.

Estarei equivocado, obsoleto?
Então porque não é usado pelos nossos clínicos e pelos Centros de Saúde?
O Rotary oferece o teste? O Hospital faz as colheitas? Porque não faz então o Hospital o teste e o oferece à população?
Três anos de rastreio? Os exames de marcadores tumorais costumam ser caros, tecnologia de vanguarda... O Rotary é quem paga?
E os resultados apurados vão ser tratados pelo Rotary?
Que dados estão a ser recolhidos? Cumprem a legislação sobre protecção de dados e investigação clínica?

Vou investigar.

Peliteiro,   às  23:51

Comentários:

 

Caro amigo, até podes ter toda a razão, mas em minha humilde opinião, o que a Póvoa precisava era de um rastreio obrigatório pra detecção de vigaristas. E durante a "madrugada" eram apanhados muitos......

 

 

 

concordo em absoluto com este Paulo F. Que se f.... estes rastreios (deus me perdoe) quando é que estes blogs começam a pôr nomes e desmascarar os vigários da nossa terra?
# por Anonymous Anónimo : sexta-feira, setembro 23, 2005

 

 

 

Concidadãos amigos, quem quiser fazer "rastreios" como deve ser, tem q ir à Conservatória do Registo Comercial, e ver como os pactos sociais das empresas vigaristas mudam todos os seis meses, enquanto roubam as pessoas honestas... e como as SGPS's q as comandam continuam limpas como a água cristalina...
# por Anonymous Luiz : sexta-feira, setembro 23, 2005

 

 

 

Conhecendo bem o Oliveira Pereira, posso-vos garantir que não há qualquer vigarice. Provavelmente será a pessoa mais indicada para levar a Póvoa a bom porto. Os Partidos andam a dormir, pois ainda não escolheram as pessoas certas... Acordem, temos homem para a nossa cidade...
# por Anonymous Rui Santos : sexta-feira, setembro 23, 2005

 

 

 

Meus caros amigos, estou totalmente de acordo com o Rui Santos...vamos acordar. Ao ver o panorama dos candidatos e do que eles fizeram até aqui, apetece-me perguntar, não há melhores? vejam o trabalho que o Oliveira Pereira desenvolveu em Rotary!
# por Anonymous Pedro Silva : sexta-feira, setembro 23, 2005

 

 

 

Quem falou em vigarice?
# por Blogger Mário de Sá Peliteiro : sexta-feira, setembro 23, 2005

 

 

 

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
# por Anonymous paulo rodrigues : sexta-feira, setembro 23, 2005

 

 

 

ATÉ QUE ENFIM alguem põe nomes aos burros....ou vigaristas neste caso.Eu que trabalho na C.M. sei que só nessa familia há resmas deles. Já nascem com o dom..... e reproduzem-se com uma facilidade como os ratos!
O gajo do Rotary é candidato à Camara? em que lista?
# por Anonymous J.L.C. : sexta-feira, setembro 23, 2005

 

 

 

Rastreio precoce do cancro gástrico!?....Simples!?...Barato!?
Carago!!! Estes candidatos a politicos de trazer por casa, fazem de tudo para agradar ao "povão". Qualquer dia estão a prometer o elixir da longa vida!
# por Anonymous Anónimo : sexta-feira, setembro 23, 2005

 

 

 

Conheço os Rotários... e só tenho a dizer que a maioria destes comentários remetem alguma ignorância consequente da imagem que (infelizmente) está inerente a este club. A verdade é que este clube merece uma renovação mas não é justo tantas críticas e sobretudo tão gratuitas.

Quanto às questões levantadas são totalmente legítimas...

Se me permitirem lanço alguns dados com os quais tomei conhecimento dos contornos desta iniciativa:

RESPOSTAS BREVES

1-"E não conheço nenhum marcador tumoral para diagnóstico precoce de cancro gástrico aprovado pelas autoridades competentes."

R: O marcador não é tumural mas sim de uma proteína sanguinea que mostra uma maior susceptibilidade ao cancro gástrico.


2- "Então porque não é usado pelos nossos clínicos e pelos Centros de Saúde?"

R: É uma técnica recente e que levanta alguma polémica. Está em debate e estes rastreios servem de estudo base para estatísticas futuras.

3- "O Rotary oferece o teste? O Hospital faz as colheitas? Porque não faz então o Hospital o teste e o oferece à população?"

R: Sim. O rotary oferece o teste. Desconheço (mas posso informar-me) quem são os técnicos que fazem a recolha. O Hospital não oferece á população pelas razões supracitadas, ou seja, porque ainda não está comprovado a 100% que existe uma correlação exacta de susceptibildade. Por outro lado, o Rotary tendo como propósito servir a população serve-se de fundos obtidos em angariações.

4- "Três anos de rastreio? Os exames de marcadores tumorais costumam ser caros, tecnologia de vanguarda... O Rotary é quem paga?"

R: Sim. É o rotary q paga. Cada teste custa 5 euros. O teste vai ser realizado noutros conselhos do Norte para além da PVZ.

5-"E os resultados apurados vão ser tratados pelo Rotary?"

R: Nao. Serao apurados por entidades competentes que agora nao posso dizer porque realmente tenho de me informar melhor. Posso adiantar que estes testes caso o resultado seja positivo levarão a que a pessoa em causa seja informada e aconselhada a realizar um teste de diagnostico: endoscopia.

6-"Que dados estão a ser recolhidos? Cumprem a legislação sobre protecção de dados e investigação clínica?"

R: O principio de sigilo será, pelo que tenho conhecimento, preservado.

Quanto ao J.L.C. e o seu comentário... realmente é puramente de comentador de bancada...
# por Blogger Vasco Boga Duarte : sábado, setembro 24, 2005

 

 

 

Caro Vasco Boga Duarte:
Este meu texto tem sido alvo de algumas más interpretações.
Na verdade não conheço minimamente as acções desenvolvidas pelos Rotários, nem era minha intenção aludir a este tema neste texto. Poderão até desempenhar uma função relevante na Póvoa, não digo que não.
O que digo, melhor o que suspeito - daí as perguntas, é que o anunciado nesta campanha não corresponde à verdade.
A saber, resumidamente, não se trata de nenhum rastreio ao cancro gástrico porque não existe nenhum exame laboratorial cientificamente validado que rastreie cancro gástrico.

Portanto esta campanha está supostamente suportada numa mentira!

Para além disto podem enunciar-se todas as dúvidas quanto às verdadeiras intenções desta acção - que aparenta então ser um ensaio clínico - e dos seus intervenientes; por exemplo, a que propósito o laboratório de um Hospital público colabora nesta acção, aparentemente privada?



PS - "O marcador não é tumural mas sim de uma proteína sanguinea que mostra uma maior susceptibilidade ao cancro gástrico".
Essas proteínas sanguíneas são denominadas marcadores tumorais (e não tumurais). Para si, que será leigo na matério, exemplifico com o Antigénio Específico da Próstata, o muito conhecido PSA, ou CEA, ou o CA 19-9, AFP...
# por Blogger Mário de Sá Peliteiro : domingo, setembro 25, 2005

 

 

 

Caro Mario Sá Peliteiro

Antes de tudo, peço desculpa pela gralha ortográfica... foi 1 erro sem precedente. Imperdoável


Quanto às questões que levanta neste "Post" continuo a achar que são legitimas, mas...

Quanto á forma como o rastreio foi anunciado na imprensa é de responsabilidade unica e exclusiva da mesma

Quanto à (minha) suposta ignorancia na matéria refuto a sua sugestao. Felizmente tenho formaçao nas chamadas ciencias da saude, sendo que em termos de imunologia e biopatologia tive a oportunidade de ter como docentes, importantes lideres de opiniao na matéria.

Por isso, volto a sublinhar, e sabendo que os marcadores tumOrais podem ser proteinas, glicoproteínas, hormonas ou moléculas do sistema imune, que esta pesquisa é baseada numa proteína que indicia determinado grau de susceptibilidade!!!!!!!!!

Basicamente será um "indicador de susceptibilidade"... Que em Epidemiologia é totalmente diferente de um "marcador"!!!! E é por esta razão que as pessoas "indiciadas" como positivas sao informadas e aconselhadas a uma "endoscopia"!!

Como não tenho acesso ao estudo e aos principios da técnica nao posso informa-lo com mais precisao.

Mas se pensar bem, o teste em causa tem bases cientificas...
Talvez tenha de reforçar as suas leituras...

Tenho apontamentos do premiado Sobrinho Simoes sobre mucinas, H. pilory e outros assuntos que rodeiam o cancro do estomago. Se os quiser envio-os no momento!

E desculpa o desabafo... acho que as suas questoes sao pertinentes e até justas... Mas antes de recorrer À acidez da critica e da questão proponho-lhe que procure ou peça informações e que sim, em seguida lance as críticas!
Desculpe se sou demasiado agressivo nesta resposta... mas fico cansado de ver críticas baseadas em recortes de jornais superficiais sem que seja dado espaço e oportunidade a uma resposta!

Espero que compreenda...
Saudações
# por Blogger Vasco Boga Duarte : segunda-feira, setembro 26, 2005

 

 

 

Amigo Vasco:
Se tenho comentários abertos aqui no blogue é porque estou disposto a críticas, o que não impede que derrame alguma acidez quando os comentários dos visitantes me parecem despropositados.

Neste caso concreto, a maior parte das suas afirmações só reforçam as minhas dúvidas, e se o Rotary julga que as notícias divulgadas pela imprensa são falsas, devia exigir uma correcção ou um desmentido. Simples.

Quanto à definição do seu conceito "indicador de susceptibilidade", bom, isso pode ser tanta coisa... Talvez até aquilo que nós denominamos "marcador tumoral", dependendo do grau de sensibilidade e especificidade determinados em estudos científicos objectivamente validados.

E obrigado pelos artigos do Prof. Sobrinho Simões, mas já li, apenas os resumos claro, porque me interessa mais o que se aplica do que o que se investiga.

Voltando ao início, que é o que interessa: Que rastreio é este?
# por Blogger Mário de Sá Peliteiro : segunda-feira, setembro 26, 2005

 

 

 

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
# por Anonymous J.L.C. : segunda-feira, setembro 26, 2005

 

 

 

Amigo JLC : Posso garantir que essa famosa família tem ainda 8 empresas ou sociedades no activo, quase todas com processos de recuperação, com dezenas de credores, em centenas de processos que não devem chegar a tribunal. E a tua C.M. ainda lhes vai dar algumas benesses imobiliàrias. é este o nosso país.
# por Anonymous Anónimo : segunda-feira, setembro 26, 2005

 

 

 

Pela primeira vez, em mais de 2 anos de blogue, tive que censurar dois comentários.
Porque citam nomes que nada tem a ver com a discussão, muito menos com as minhas «Impressões».
# por Blogger Mário de Sá Peliteiro : segunda-feira, setembro 26, 2005

 

 

 

Infelizmente nao consigo elucida-lo e fazer chegar estas informaçoes a bom porto... talvez por incapacidade minha ou por radicalismo da sua parte...

Talvez só pessoalmente, com tempo, oportunidade e com todas as informações o consiga esclarecer... pode ser
que 1 dia surja a oportunidade...

Infelizmente encontro em algumas das suas "impressões" um possível retrato de ideias cristalizadas que protestam recostadas ao comodo sofá da crítica...

Talvez seja por desabafo mas, por vezes, encontro em si a face do tal país fatalista e previsivel que tanto abomino...

É facil perceber que é de direita, é facil perceber que é do fcporto, é fácil perceber que está ligado á arte da farmácia,
é fácil perceber que está desiludido e que poucas forças lhe sobram para erguer alternativas e propostas construtivas...
Sobra-lhe frequentemente a crítica repentina!

Desculpe o "paternalismo" e a sinceridade (que sem o conhecer acaba por ser gratuita) mas espero que um dia visite as suas "impressões" num caminho que não projecte para o Estado e para o País a sua desilusão com o Mundo!

Seja como for... é a minha e a sua opinião! São dúvidas e caminhos opostos talvez alicerçados em experiencias diferentes! É curioso por exemplo que iniciativas vindas da sociedade civil são imediatamente alvo de duvidas e criticas antes que se possa adivinhar algum louvor...

Seja como for... opiniões são opiniões e a democracia continua a ser o mal menor deste Mundo!

Espero que nao fique ofendido com a minha sinceridade (não a confunda com 1 suposta arrogancia por favor!)... mas é cansativo ver pessoas e instituições a tentar ajudar e serem apenas alvo de "reflexões e impressões" quando surgem dúvidas pela negativa.

É o meu modo fatalista de ver o seu fatalismo...

P.S. Quanto à questão dos jornais queria chegar à superficialidade da reportagem e não a supostas deturpações. Quanto aos seus conhecimentos duvido que abstracts centrados em resultados 100% fidedignos sejam base para um conhecimento democrático...

Um abraço e boa sorte para o blog! Continuarei um visitante assiduo!!!
# por Blogger Vasco Boga Duarte : terça-feira, setembro 27, 2005

 

 

 

Amigo Vasco:
Não seja por isso, vamos lá a beber um copo e discutir estas e outras questões: 938201611.

Vê-se que é bom rapaz e bem intencionado, embora ainda muito novo - daí o seu optimismo. Mas numa coisa tem razão: «é fácil perceber que está desiludido». Estou desiludido e pior que isso, não vejo nenhum bom indicador para esta choldra ingovernável.
# por Blogger Mário de Sá Peliteiro : terça-feira, setembro 27, 2005

 

 

Enviar um comentário


 

 

 

ARQUIVOS

Maio 2003      Junho 2003      Julho 2003      Agosto 2003      Setembro 2003      Outubro 2003      Novembro 2003      Dezembro 2003      Janeiro 2004      Fevereiro 2004      Março 2004      Abril 2004      Maio 2004      Junho 2004      Julho 2004      Agosto 2004      Setembro 2004      Outubro 2004      Novembro 2004      Dezembro 2004      Janeiro 2005      Fevereiro 2005      Março 2005      Abril 2005      Maio 2005      Junho 2005      Julho 2005      Agosto 2005      Setembro 2005      Outubro 2005      Novembro 2005      Dezembro 2005      Janeiro 2006      Fevereiro 2006      Março 2006      Abril 2006      Maio 2006      Junho 2006      Julho 2006      Agosto 2006      Setembro 2006      Outubro 2006      Novembro 2006      Dezembro 2006      Janeiro 2007      Fevereiro 2007      Março 2007      Abril 2007      Maio 2007      Junho 2007      Julho 2007      Agosto 2007      Setembro 2007      Outubro 2007      Novembro 2007      Dezembro 2007      Janeiro 2008      Fevereiro 2008      Março 2008      Abril 2008      Maio 2008      Junho 2008      Julho 2008      Agosto 2008      Setembro 2008      Outubro 2008      Novembro 2008      Dezembro 2008      Janeiro 2009      Fevereiro 2009      Março 2009      Abril 2009      Maio 2009      Junho 2009      Julho 2009      Agosto 2009      Setembro 2009      Outubro 2009      Novembro 2009      Dezembro 2009      Janeiro 2010      Fevereiro 2010      Março 2010      Abril 2010      Maio 2010      Junho 2010      Julho 2010      Agosto 2010      Setembro 2010      Outubro 2010      Novembro 2010      Dezembro 2010      Janeiro 2011      Fevereiro 2011      Março 2011      Abril 2011      Maio 2011      Junho 2011      Julho 2011      Agosto 2011      Setembro 2011      Outubro 2011      Novembro 2011      Dezembro 2011      Janeiro 2012      Fevereiro 2012      Março 2012      Abril 2012      Maio 2012      Junho 2012      Julho 2012      Agosto 2012      Setembro 2012      Outubro 2012      Novembro 2012      Dezembro 2012      Janeiro 2013      Fevereiro 2013      Março 2013      Abril 2013      Maio 2013      Junho 2013      Julho 2013      Agosto 2013      Setembro 2013      Outubro 2013      Novembro 2013      Dezembro 2013      Janeiro 2014      Fevereiro 2014      Março 2014      Abril 2014      Maio 2014      Junho 2014      Julho 2014      Setembro 2014      Outubro 2014      Novembro 2014      Dezembro 2014      Janeiro 2015      Fevereiro 2015      Março 2015      Abril 2015      Maio 2015      Junho 2015      Julho 2015      Agosto 2015      Setembro 2015      Outubro 2015      Novembro 2015      Dezembro 2015      Janeiro 2016      Fevereiro 2016      Março 2016      Abril 2016      Junho 2016      Julho 2016      Agosto 2016      Setembro 2016      Outubro 2016      Novembro 2016      Dezembro 2016      Janeiro 2017      Fevereiro 2017      Março 2017      Maio 2017      Setembro 2017      Outubro 2017      Dezembro 2017      Abril 2018      Maio 2018      Outubro 2018      Janeiro 2019      Fevereiro 2019     

 

Perfil de J. Soares Peliteiro
J. Soares Peliteiro's Facebook Profile

 


Directórios de Blogues:


Os mais lidos


Add to Google

 

 

Contactos e perfil do autor

 

 

Portugal
Portuguese flag

Blogues favoritos:


Machado JA

Sezures

Culinária daqui e d'ali

Gravidade intermédia

Do Portugal profundo

Abrupto

Mar Salgado

ALLCARE-management

Entre coutos e coutadas

Médico explica

Pharmacia de serviço

Farmácia Central

Blasfémias

31 da Armada

Câmara Corporativa

O insurgente

Forte Apache

Peopleware

ma-shamba



Ligações:

D. G. Saúde

Portal da Saúde

EMEA

O M S

F D A

C D C

Nature

Science

The Lancet

National library medicine US

A N F

Universidade de Coimbra


Farmacêuticos sem fronteiras

Farmacêuticos mundi


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Creative Commons License
Licença Creative Commons.