<$BlogRSDUrl$> Impressões de um Boticário de Província
lTradutor Translator
Amanita muscaria

Impressões de um Boticário de Província

Desde 2003


terça-feira, 6 de setembro de 2005

Cinco para um 

Francisco Ramos adiantou que cada técnico ou farmacêutico terá a seu cargo a vigilância de, no máximo, cinco postos de venda, os quais têm de estar localizados a uma distância máxima de 50 quilómetros.

É um assunto estafado, já se percebeu perfeitamente o alcance destas medidas, mas apenas uns breves comentários:

Técnico ou Farmacêutico? Tanto faz, mesmo que não se saiba bem o que "eles" entendem por técnico. E se tanto, faz para que gasta o Estado verbas, escassas, com quatro faculdades de farmácia públicas?

Cinco postos a cinquenta quilómetros? Tanto faz, é o mesmo que dizer estar em toda a parte e em nenhuma. E se tanto faz, porque 5 e 50 e não 7 e 70 ou 3 e 30, que critérios foram usados, que cálculos foram feitos?

Numa altura em que se pugna pela qualificação de profissionais, pela exigência, especialmente nas áreas da Saúde, uns iluminados promovem um retrocesso na dispensa de produtos farmacêuticos sabendo que nunca se quantificará o impacto na saúde pública destas decisões irracionais e mesmo que tal se fizesse a culpa morreria solteira.

Peliteiro,   às  00:19

Comentários:

 

Porquê 50 km? Por causa da distância entre as áreas de serviço das auto-estradas. O Francisco Ramos quer ajudar os hipermercados (quantos Continente num raio de 50 km de Lisboa?), mas não quer ajudar as gasolineiras. Ele leva a coisa dos lobbyes a sério - beneficia uns e prejudica outros. Chama a isso governar. Há quem diga que não é governar, mas governar-se. Vá-se lá saber porquê.

 

 

 

A medida dos 50 km beneficia o litoral e prejudica o interior. Quantos postos de medicamentos podem ser criados num raio de 50 km a partir de Castelo Branco? Um ou dois. E de 50 km a partir da Av. João Crisóstomo? 20 ou 30.
# por Anonymous Anónimo : terça-feira, setembro 06, 2005

 

 

 

o problema é que estes gajos que tem essas ideias são tipos que compraram o canudo nas privadas e para eles tás a ver 5o Km num é nada...Nunca sãoeles que pagam a gasolina nem os automóveis topo de gama em que circulam...
# por Blogger renato gomes pereira : terça-feira, setembro 06, 2005

 

 

 

se o teu namorado é muito envergonhado e não te abraça, que é demais,
toma lá cuidado,
porque o teu amado pode ser dos tais...
se ele tem conversa pródiga e diversa
mas trabalho é que não quer, manda-o já embora,
que isto, quem namora está sempre a aprender...
(refrão) (ai, ai)
são trocas e baldrocas, altas engenhocas que eles sabem inventar!
são palavras ocas, faz orelhas mocas, não te deixes enganar! (bis)
mas se o teu querido for muito atrevido, não te fies põe-te a pau!
vê se ele é fiel, se sabe o seu papel ou se arma em carapau...
mesmo que ele diga que muito te liga,
minha amiga, vai por mim é tudo cantiga!
sabes, rapariga, os homens são assim...
# por Blogger Vladimiro Jorge Silva : terça-feira, setembro 06, 2005

 

 

 

Caro colega:
Nunca lhe passou pela cabeça que se por acaso surgem agora este problemas dos 50km, dos tecnicos, dos hiper e por aí fora... se deve ao simples facto de que à grande maiorioa dos farmacêuticos (que têm tempo para fazer páginas na net como a sua, que nada dignificam a classe a que pertence) não se contentam só com um alvará e vão concorrendo a novos, com falsas propriedades e que vendem o nome por milhares de euros, compram Ferraris, Porsches, lutam entre si como senhores medievais e acima de tudo têm medo duma sã concorrencia? Não será porque meteram na cabeça que "farmácia " dava sempre mesmo em crise? Era bom mas acabou, meu caro colega, vai ter que trabalhar e muito se quiser manter as suas brincadeiras na net. Caso contrário o Belmiro vem e compra o seu pequeno império, que a partir do dia 15 já vale menos 6%. Tenha juizo e não agite muito as águas... Quanto mais agitar mais perde! Tenha coragem, vá à luta e aprenda com o Belmiro: monte você 5 parafarmácias! Afinal os clientes são seus, você é um licenciado e até deve ter um tecnico nos seus quadros para dar o direcção tecnica dos "negocios". De que tem medo? Nunca lhe disseram que em Portugal só é doutor o médico? Vamos com calma, e acredite que vai lá chegar. Já imaginou que pode vender água das pedras, na sua farmácia, mais barata que o Belmiro? Quem o proíbe? Porque não abre todos os dias ás 8h e fecha ás 24h? (como eu... :D)Quem o proíbe?
Um abraço, trabalhe mais na sua "menina" (farmácia); estude um pouco mais; não viage com as cooperativas nem com a "central de compras"(outro tiro nos pés) e deixe o jornalismo só para os fins de semana em que não esteja de serviço... Vai ver como os resultados (euros) começam a aparecer e quem sabe um dia eu não tenha o prazer de ver o seu "carrinho" neste blog... ?

Ass. uma colega (mais velha que o doutor)
# por Anonymous Anónimo : terça-feira, setembro 06, 2005

 

 

 

"Colega mais velha": No dia 15, os preços dos medicamentos não vão baixar 6%. Isso foi o que o ministro da Saúde prometeu aos seus colegas de partido para animar a campanha eleitoral. Mas, não. Se é, de facto, farmacêutica, devia saber que no dia 15 o preço dos medicamentos vai aumentar para alguns doentes (porque baixam comparticipações e majoração).
# por Anonymous Anónimo : terça-feira, setembro 06, 2005

 

 

 

«que têm tempo para fazer páginas na net como a sua, que nada dignificam a classe a que pertence».

Colega, esta acertou-me no mais profundo âmago do meu amor-próprio. Não vê que isto é terapêutico? Desde que comecei a escrever estas trenguices reduzi imenso as doses de valium, dormicum, noostan, alho rogoff, prozac, zyprexa... A colega devia experimentar também os benefícios da blogosfera.

Quanto ao resto, são opiniões.
# por Blogger Peliteiro : quarta-feira, setembro 07, 2005

 

 

 

Há textos particularmente irritantes, como é o caso deste da "colega mais velha". O facto de nem tudo serem rosas no actual mundo da farmácia (e refiro-me aos Ferraris e outras coisas que tais) em nada justifica a aprovação de leis idiotas que não vêm resolver nenhum dos problemas existentes e apenas acrescentam novas preocupações a um sector que mesmo assim era a parte do sistema de saúde que melhor funcionava. Ou seja, a "colega mais velha" não diz nada que justifique a lei (que era o assunto aqui em discussão) e apenas leva a discussão por caminhos laterais, esses sim pouco dignos (pois toma a parte pelo todo e reduz a zero os excelentes exemplos que também existem em várias farmácias deste país). Por outro lado, a forma (propositada?) como ignora os mecanismos de mercado (alguém de bom senso abriria uma mercearia à porta do Continente?) apenas pode ser interpretada como ignorância ou maldade. O insulto ao blogue do Peliteiro é absolutamente contraproducente com as intenções da "colega mais velha": se o que o Peliteiro aqui escreve fosse tão indigno como ela afirma, certamente que a "colega mais velha" não se daria ao trabalho de o rebater com um texto tão longo (embora mal estruturado e com erros ortográficos).
Peliteiro vai em frente, tens aqui a tua gente!!!!
# por Blogger Vladimiro Jorge Silva : quarta-feira, setembro 07, 2005

 

 

 

Obrigadinho Vlad
# por Blogger Peliteiro : quarta-feira, setembro 07, 2005

 

 

 

...eu ainda me ria (e muito) se a "colega mais velha" fosse uma fiscal do _Infarmed_!

Ria mais ainda se a tal "colega mais velha" aparecesse na botica do Dr. Peliteiro, um dia destes a fazer uma 'fiscalizaçãozinha' daquelas ;)

Aí sim queria ver o pessoal á porta da botica com cartazes de apoio!!!!

ahahahahahaha

Já agora,
ass: uma colega muito mais nova que os dois colegas juntos!

Ps - Vladimiro Jorge, educação para com os mais velhos, mesmo quando a razao não habita nos mesmos, é uma coisa muito bonita. E nisso o Dr. Peliteiro foi bem mais educado que "você"...
# por Anonymous Anónimo : quarta-feira, setembro 07, 2005

 

 

 

Embora reconheça que a irritação instantânea me tenha feito escrever um texto contundente, não me parece que tenha sido mal educado.
De qualquer modo, também não me parece que a educação deva ser reservada apenas para quando se responde aos mais velhos (se é que a anónima "colega mais velha" é mesmo mais velha...).
Além disso penso que o Peliteiro já não é proprietário de nenhuma farmácia e sobretudo tenho a certeza de que, mesmo que o fosse, certamente que não teria medo de nenhuma inspecção do infarmed, pois a sua consciência de farmacêutico cumpridor estaria naturalmente tranquila...
Para terminar, esta ameaçazinha da inspecção castigadora para quem escreve textos subversivos tem qualquer coisa preocupantemente salazarista...
Por isso, cá fica mais um... Peliteiro, amigo, o povo está contigo!!!
# por Blogger Vladimiro Jorge Silva : quinta-feira, setembro 08, 2005

 

 

 

Milord, relaxe e coma uma cenoura.
E dedique-se a ?compor? poemas, a cantar a coita de amor, para poder comentar em primeira-mão algum artigo que o regente escreva e que Milord não consiga ?comentar? como é seu apanágio. (Vide o primeiro comentário de Milord ao assunto supostamente debatido aqui.)
Ao referir a inspecção, não era de todo para "amedrontar" ou ameaçar o Dr. Peliteiro, uma vez não por em causa a sua competência, mas sim para ver até onde o pajem cairia no ridículo por um comentário proferido por alguém "mais velho", que está no seu pleno direito de exercer a bendita "liberdade de expressão" (fica aqui a achega para o toque "profundamente salazarista" que Milord condena em outros e o pratica covardemente). Caso contrário o regente do ?sitio? (sic) não punha á disponibilidade do utente o sistema de comentários. Estarei errada?
O regente porém, comportou-se á altura, digno da sua classe, comentando o prévio com um certo humor e deixando transparecer algum desagrado pelo mesmo. Mas ora? não estalou o verniz! Pergunto eu? Não seria lógico tal ataque lascivo vir exactamente do regente? Ele sim, teria ?direito? em usar e abusar das letras para demonstrar descontentamento.
Também acusa a colega vetusta de erros ortográficos e de má composição no seu texto. Meu caro, Infarmed? requer uma maiúscula no início da palavra. (Outra achega ao dedo acusador que apontou, virando-se o mesmo para Milord em dois tempos.)
Milord assassina a língua e os bons costumes.
Acusou o toque e fico grata por isso :)
Os meus melhores e cordiais comprimentos para o Dr. Peliteiro, que continue a comportar-se com classe...
E para si, os votos que continue a cair em qualquer golpe dirigido a sua excelência... mesmo que indirectamente. Deixando por isso transparecer a dureza de trato que tanto o caracteriza.
Já agora, uma ?valerianazinha? poderia apaziguar o fel nocturno que lhe consome a alma.

May my cunning plans always succeed as they succeed with you!

Mais uma vez,
a colega mais nova

Ah, quase que me esquecia!
Tome o Cancioneiro Geral como modelo na métrica, que devo admitir estar francamente empobrecida.
# por Anonymous Anónimo : quinta-feira, setembro 08, 2005

 

 

Enviar um comentário


 

 

 

ARQUIVOS

maio 2003      junho 2003      julho 2003      agosto 2003      setembro 2003      outubro 2003      novembro 2003      dezembro 2003      janeiro 2004      fevereiro 2004      março 2004      abril 2004      maio 2004      junho 2004      julho 2004      agosto 2004      setembro 2004      outubro 2004      novembro 2004      dezembro 2004      janeiro 2005      fevereiro 2005      março 2005      abril 2005      maio 2005      junho 2005      julho 2005      agosto 2005      setembro 2005      outubro 2005      novembro 2005      dezembro 2005      janeiro 2006      fevereiro 2006      março 2006      abril 2006      maio 2006      junho 2006      julho 2006      agosto 2006      setembro 2006      outubro 2006      novembro 2006      dezembro 2006      janeiro 2007      fevereiro 2007      março 2007      abril 2007      maio 2007      junho 2007      julho 2007      agosto 2007      setembro 2007      outubro 2007      novembro 2007      dezembro 2007      janeiro 2008      fevereiro 2008      março 2008      abril 2008      maio 2008      junho 2008      julho 2008      agosto 2008      setembro 2008      outubro 2008      novembro 2008      dezembro 2008      janeiro 2009      fevereiro 2009      março 2009      abril 2009      maio 2009      junho 2009      julho 2009      agosto 2009      setembro 2009      outubro 2009      novembro 2009      dezembro 2009      janeiro 2010      fevereiro 2010      março 2010      abril 2010      maio 2010      junho 2010      julho 2010      agosto 2010      setembro 2010      outubro 2010      novembro 2010      dezembro 2010      janeiro 2011      fevereiro 2011      março 2011      abril 2011      maio 2011      junho 2011      julho 2011      agosto 2011      setembro 2011      outubro 2011      novembro 2011      dezembro 2011      janeiro 2012      fevereiro 2012      março 2012      abril 2012      maio 2012      junho 2012      julho 2012      agosto 2012      setembro 2012      outubro 2012      novembro 2012      dezembro 2012      janeiro 2013      fevereiro 2013      março 2013      abril 2013      maio 2013      junho 2013      julho 2013      agosto 2013      setembro 2013      outubro 2013      novembro 2013      dezembro 2013      janeiro 2014      fevereiro 2014      março 2014      abril 2014      maio 2014      junho 2014      julho 2014      setembro 2014      outubro 2014      novembro 2014      dezembro 2014      janeiro 2015      fevereiro 2015      março 2015      abril 2015      maio 2015      junho 2015      julho 2015      agosto 2015      setembro 2015      outubro 2015      novembro 2015      dezembro 2015      janeiro 2016      fevereiro 2016      março 2016      abril 2016      junho 2016      julho 2016      agosto 2016      setembro 2016      outubro 2016      novembro 2016      dezembro 2016      janeiro 2017      fevereiro 2017      março 2017      maio 2017      setembro 2017      outubro 2017      dezembro 2017      abril 2018      maio 2018      outubro 2018      janeiro 2019      fevereiro 2019      julho 2020      agosto 2020      junho 2021      janeiro 2022      agosto 2022      março 2024     

 

Perfil de J. Soares Peliteiro
J. Soares Peliteiro's Facebook Profile

 


Directórios de Blogues:


Os mais lidos


Add to Google

 

 

Contactos e perfil do autor

 

 

Portugal
Portuguese flag

Blogues favoritos:


Machado JA

Sezures

Culinária daqui e d'ali

Gravidade intermédia

Do Portugal profundo

Abrupto

Mar Salgado

ALLCARE-management

Entre coutos e coutadas

Médico explica

Pharmacia de serviço

Farmácia Central

Blasfémias

31 da Armada

Câmara Corporativa

O insurgente

Forte Apache

Peopleware

ma-shamba



Ligações:

D. G. Saúde

Portal da Saúde

EMEA

O M S

F D A

C D C

Nature

Science

The Lancet

National library medicine US

A N F

Universidade de Coimbra


Farmacêuticos sem fronteiras

Farmacêuticos mundi


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Creative Commons License
Licença Creative Commons.