Páginas

quinta-feira, 28 de março de 2024

A primeira farmacêutica Ministra da Saúde

 Pela primeira vez na história do país teremos uma Ministra da saúde farmacêutica.

Isto é especialmente relevante porque a profissão farmacêutica em Portugal raramente tem o merecido destaque e reconhecimento, o que se revela injusto dado o contributo dos farmacêuticos nas suas diversas áreas de actuação - desde a farmácia comunitária, à investigação científica, até às análises clínicas e genéticas. França, por exemplo, de memória, teve recentemente duas Ministras da Saúde farmacêuticas - Roselyne Bachelot-Narquin, aqui referida, e Agnès Firmin Le Bodo, confirmando a visibilidade e prestígio dos farmacêuticos nesse país.

Mas mais importante que manifestações corporativas é importante sublinhar que a Prof. Ana Paula Martins tem um conhecimento transversal do sistema de saúde, foi competente em todos os cargos cumpridos, tem uma capacidade de conciliação e negociação extraordinárias e, mais difícil, tem um sentido de serviço público e honestidade ímpares. 

Teremos a sorte de, neste momento conturbado, ter uma excelente Ministra da Saúde! 

5 comentários:

  1. Já tinha saudades de ler o Boticário de Província, que lia regularmente em tempos idos.
    Quanto à Ministra, concordo que ficamos bem servidos, em tempos particularmente conturbados. Parece-me mais de consensos apaziguadores do que de reformas disruptivas, o que até pode nem ser mau de todo!

    ResponderEliminar
  2. Bem precisamos de uma excelente Ministra da Saúde! O SNS está caótico! Muitos parabéns á nova Ministra da Saúde 👏

    ResponderEliminar
  3. A carreira farmacêutica no SNS lixou inúmeros farmacêuticos. Os 6 anos e tal perdidos pelos professores são peanuts quando comparados com os anos perdidos pelos farmacêuticos hospitalares. Tudo foi aprovado no tempo em que era bastonária. A minha esperança de coisas boas para os farmacêuticos é zero, tanto mais porque não quer ser acusada de puxar a brasa à sua sardinha.

    ResponderEliminar
  4. Um excelente motivo para reavivar o blog! Era uma visão que faltava ao MS e acredito que dela só podem vir coisas boas, se tiver tempo para efetivamente governar.

    ResponderEliminar
  5. É realmente um motivo de enorme orgulho para todos os Farmacêuticos!

    ResponderEliminar