<$BlogRSDUrl$> Impressões de um Boticário de Província
lTradutor Translator
Amanita muscaria

Impressões de um Boticário de Província

Desde 2003


terça-feira, 30 de julho de 2013

Um país disfuncional 

Portugal é um país disfuncional. Cada vez mais. Por isso, sobretudo por isso, não há esperança de dias melhores. Exemplos abundam, apenas mais um:


Ministério da solidariedade, emprego e segurança social - Instituto do emprego e formação profissional - Oferta de emprego 588129811:
  • Farmacêutico - Bacharelato ou Licenciatura em Farmácia ou Licenciatura ou Mestrado em Ciências Farmacêuticas.
  • Competências: -
  • Poderá ser responsável técnico noutras Parafarmácias.
  • Horário de trabalho - Horas/Dia: 1;
  • Remuneração base ilíquida:  100 €/ mês; Valor diário subsídio de refeição:  0 €;

Algumas perplexidades, algumas potenciadas por leis recentes e "progressistas:
Há profissionais com cursos superiores a ganharem apenas 100 euros por mês? É legal um responsável técnico de um estabelecimento com impacto na saúde pública exercer somente 1 hora por dia? E meia? E um quarto de hora? O que consegue fazer um profissional com a responsabilidade técnica máxima de um local de trabalho - de vários até! - durante 1 hora por dia? Pode-se ser responsável técnico do que quer que seja à distância, indo lá de longe a longe? Se não há nenhum requisito de competência mas apenas os legais, o profissional em causa não será simplesmente dispensável? Tanto vale um profissional com Bacharelato como com um Mestrado? Porque tem Portugal um curso de Farmácia e outro de Ciências Farmacêuticas? O IEFP deverá publicitar este tipo de empregos indignos, eventualmente ilegais?

Peliteiro,   às  23:59
1  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Megalabirinto 

O INFARMED encerrou farmácia no Hospital de S.ª Maria, propriedade da Megalabirinto Unip. Lda..
 
Enfim!

Um dos casos mais extraordinários de incompetência, inoperância e permissividade do Estado: dívidas, burlas, mau serviço público e sabe-se lá o que mais, durante anos e anos. O que o Estado não poupava se lesse este blogue...

Etiquetas:


Peliteiro,   às  17:09
2  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

terça-feira, 23 de julho de 2013

Aí vem lobo! 

Continuam a insistir que «cerca de 600 farmácias podem fechar até ao final de 2013». E todavia elas não fecham. Nem se vendem sequer a preços razoáveis. Haverá hecatombe a 31 de Dezembro?

Etiquetas:


Peliteiro,   às  23:49
3  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Cross-selling  

1/3 dos consumidores acham que dicas dos farmacêuticos visam negócio
 
Longe vão os tempos da "Farmácia Confiança", infelizmente, porque a continuarem a investir uma boa parte das suas energias nos crossessélingues e upassélingues "A prazo estarão todas falidas".

Peliteiro,   às  23:16
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Mais tascos farmacêuticos 

Há mais de 3 anos já se constava e já eu escrevia: «O INFARMED, essa mofiosa entidade, está a pensar deixar as Farmácias que abandonaram as aldeias abrirem Postos Farmacêuticos, uma espécie de sucursal da Farmácia de 3º categoria, completamente injustificável nos dias de hoje».

Hoje essa nubilosa entidade «regula os requisitos de abertura e funcionamento dos postos farmacêuticos móveis» e abre concurso para uma série deles.

Não há razão nenhuma, hoje, que justifique a existência desses estabelecimentos de terceira categoria, que não garantem serviços farmacêuticos com os mínimos requisitos de qualidade (mas que às vezes facturam mais que muitas farmácias). Porque insiste o Infarmed neste modelo obsoleto e não permite primeiro a abertura de novas farmácias? Suspeito...

Créditos: PharmD#News

Etiquetas:


Peliteiro,   às  23:33
2  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Reporte de faltas de medicamentos - A piada que faltava 

E não é que o Infarmed anda todo preocupado com as centenas (milhares) de emails que andam a receber a reportar falhas de medicamentos!?! Com umas novas funcionalidades que alguns sistemas informáticos de farmácias recentemente possibilitam, as farmácias passaram a poder reportar as falhas de medicamentos em cada encomenda com um simples clique... Claro que isto deve entupir os servidores do Infarmed... Solução?!: Emitir uma circular informativa com o seguinte:
Na sequência da receção de alguns contactos de farmácias reportando, de forma incompleta, as falhas de medicamentos, e conforme referido na Circular Informativa n.º 025/CD, de 14/02/2013, para que o Infarmed possa desencadear as medidas necessárias para minimizar o transtorno para os doentes, é fundamental que a informação das faltas nos seja transmitida de forma estruturada, para poder ser tratada informaticamente. Para tal, foi desenvolvida uma funcionalidade no Portal das Farmácias – Civifar através da qual as farmácias devem comunicar as falhas de abastecimento e respetiva reposição
Ora acontece que a referida aplicação funciona tendo que se introduzir uma referência de cada vez... num processo certamente pouco prático, pouco rápido e completamente desajustado da realidade. Das duas uma: ou no Infarmed acham que só há 2 ou 3 referências com problemas de abastecimento e que portanto o processo pouco prático é suficiente, ou acham que nas farmácias há tempo de sobra para fazer o trabalho do próprio Infarmed... Já dizia Peter que
Todo trabalho útil será feito por aqueles que ainda não alcançaram seu nível de incompetência
A cereja em cima do bolo, é a sugestão de ser a farmácia a reportar que uma falha deixou de o ser!!... Isto só em Portugal... É para rir??

Etiquetas: ,


Farmacêutico de Serviço,   às  13:37
2  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Apatia 

Santa Maria admite tomar posse administrativa de farmácia

Já escrevi imensas vezes sobre todo o enorme absurdo que são as farmácias nos hospitais, criação de Sócrates e Campos, mas o que mais me espanta - «m'espanto às vezes, outras m'avergonho» - é a lentidão do Estado a decidir e a agir. Como é possível não pagarem nada durante mais de 4 anos e ainda estarem a "admitir"???
Muitos usam como argumento o «Não há nenhum estudo provando que o privado tenha melhor gestão que o público». É mesmo preciso um estudo?

Etiquetas:


Peliteiro,   às  14:08
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

terça-feira, 9 de julho de 2013

Correiadecampices 

«Sete detidos por fraudes na saúde: Uma das farmácias que foi alvo de busca situa-se no perímetro do Hospital de Santa Maria, em Lisboa. Trata-se de uma farmácia %$#! que, segundo a agência Lusa, deveria ter pago uma percentagem das vendas e uma renda ao hospital, o que nunca se concretizou

É realmente uma situação extraordinária, deve milhões e ainda por cima burla o Estado. Correiadecampices, pois então.





__________
É giro viajar no tempo e ler os sábios que ainda por aí andam a fazer palestras: «Adalberto Campos Fernandes espera receber 600 mil euros de renda fixa pela utilização do espaço, a que se somam, no mínimo, 3% da facturação da farmácia. Contas feitas, isto representa um encaixe financeiro de mais de um milhão de euros, no mínimo. As estimativas para a facturação anual rondam os 17 milhões de euros.»

Etiquetas: ,


Peliteiro,   às  23:39
2  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

segunda-feira, 8 de julho de 2013

inibidores de deteção de fraude inibidos 

Central de faturas custa mais 49%
 «Os dados estão desatualizados, não permitem uma conferência adequada e eficiente e são inibidores de deteção de fraude»
«Custo da conferência de faturas das farmácias passou de 3,9 milhões para 5, 8 milhões» - Além dos prejuízos causados nas Farmácias, com métodos incompetentes, abusivos e sobranceiros de conferência.

Etiquetas:


Peliteiro,   às  14:30
2  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

quinta-feira, 4 de julho de 2013

É triste 


É triste não pela insolvência em si e o leilão, já que qualquer empresa pode fechar, mas porque muito provavelmente este laboratório de análises clínicas - que não conheço - tem um historial de bons serviços de saúde prestados lá longe, na raia, e agora fecha porque 1) ou os administradores do hospital local, controleiros políticos, resolveram concentrar a realização das análises no laboratório do hospital, sem olhar a custos, 2) ou/ e as amostras de sangue e urinas vêm aos trambolhões até ao Porto, até Lisboa talvez, num processo de traficância de amostras humanas desregulado e descontrolado. É triste e sai caro ao país e aos doentes.

Peliteiro,   às  23:18
2  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

terça-feira, 2 de julho de 2013

Foi pena a suspensa 

Médico de Guimarães condenado por burla ao Serviço Nacional de Saúde

Escrevi sobre este caso em 2007 (!) e o caso remonta a 2003 (!!). Tanto tempo para penas suspensas e absolvições por falta de provas é um incentivo à fraude. Neste tempo todo muita gente enriqueceu à custa do Estado "social".

Peliteiro,   às  00:16
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

ARQUIVOS

Maio 2003      Junho 2003      Julho 2003      Agosto 2003      Setembro 2003      Outubro 2003      Novembro 2003      Dezembro 2003      Janeiro 2004      Fevereiro 2004      Março 2004      Abril 2004      Maio 2004      Junho 2004      Julho 2004      Agosto 2004      Setembro 2004      Outubro 2004      Novembro 2004      Dezembro 2004      Janeiro 2005      Fevereiro 2005      Março 2005      Abril 2005      Maio 2005      Junho 2005      Julho 2005      Agosto 2005      Setembro 2005      Outubro 2005      Novembro 2005      Dezembro 2005      Janeiro 2006      Fevereiro 2006      Março 2006      Abril 2006      Maio 2006      Junho 2006      Julho 2006      Agosto 2006      Setembro 2006      Outubro 2006      Novembro 2006      Dezembro 2006      Janeiro 2007      Fevereiro 2007      Março 2007      Abril 2007      Maio 2007      Junho 2007      Julho 2007      Agosto 2007      Setembro 2007      Outubro 2007      Novembro 2007      Dezembro 2007      Janeiro 2008      Fevereiro 2008      Março 2008      Abril 2008      Maio 2008      Junho 2008      Julho 2008      Agosto 2008      Setembro 2008      Outubro 2008      Novembro 2008      Dezembro 2008      Janeiro 2009      Fevereiro 2009      Março 2009      Abril 2009      Maio 2009      Junho 2009      Julho 2009      Agosto 2009      Setembro 2009      Outubro 2009      Novembro 2009      Dezembro 2009      Janeiro 2010      Fevereiro 2010      Março 2010      Abril 2010      Maio 2010      Junho 2010      Julho 2010      Agosto 2010      Setembro 2010      Outubro 2010      Novembro 2010      Dezembro 2010      Janeiro 2011      Fevereiro 2011      Março 2011      Abril 2011      Maio 2011      Junho 2011      Julho 2011      Agosto 2011      Setembro 2011      Outubro 2011      Novembro 2011      Dezembro 2011      Janeiro 2012      Fevereiro 2012      Março 2012      Abril 2012      Maio 2012      Junho 2012      Julho 2012      Agosto 2012      Setembro 2012      Outubro 2012      Novembro 2012      Dezembro 2012      Janeiro 2013      Fevereiro 2013      Março 2013      Abril 2013      Maio 2013      Junho 2013      Julho 2013      Agosto 2013      Setembro 2013      Outubro 2013      Novembro 2013      Dezembro 2013      Janeiro 2014      Fevereiro 2014      Março 2014      Abril 2014      Maio 2014      Junho 2014      Julho 2014      Setembro 2014      Outubro 2014      Novembro 2014      Dezembro 2014      Janeiro 2015      Fevereiro 2015      Março 2015      Abril 2015      Maio 2015      Junho 2015      Julho 2015      Agosto 2015      Setembro 2015      Outubro 2015      Novembro 2015      Dezembro 2015      Janeiro 2016      Fevereiro 2016      Março 2016      Abril 2016      Junho 2016      Julho 2016      Agosto 2016      Setembro 2016      Outubro 2016      Novembro 2016      Dezembro 2016      Janeiro 2017      Fevereiro 2017      Março 2017     

 

Perfil de J. Soares Peliteiro
J. Soares Peliteiro's Facebook Profile

 


Directórios de Blogues:


Os mais lidos


Add to Google

 

 

Contactos e perfil do autor

 

 

Portugal
Portuguese flag

Blogues favoritos:


Machado JA

Sezures

Culinária daqui e d'ali

Gravidade intermédia

Do Portugal profundo

Abrupto

Mar Salgado

ALLCARE-management

Entre coutos e coutadas

Médico explica

Pharmacia de serviço

Farmácia Central

Blasfémias

31 da Armada

Câmara Corporativa

O insurgente

Forte Apache

Peopleware

ma-shamba



Ligações:

D. G. Saúde

Portal da Saúde

EMEA

O M S

F D A

C D C

Nature

Science

The Lancet

National library medicine US

A N F

Universidade de Coimbra


Farmacêuticos sem fronteiras

Farmacêuticos mundi


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Creative Commons License
Licença Creative Commons.