<$BlogRSDUrl$> Impressões de um Boticário de Província
lTradutor Translator
Amanita muscaria

Impressões de um Boticário de Província

Desde 2003


quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Álvaro Santos Almeida 

O homem e as suas circunstâncias
Álvaro Santos Almeida, com boas ideias, boa análise dos problemas, numa boa entrevista, mas contando no currículo com uma presidência falhada na ERS, entidade que se entretém a fiscalizar papéis e a iludir-se com livros de reclamações.

Peliteiro,   às  13:39
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Orlando Oliveira 

Felicitações a Orlando Oliveira, Farmacêutico, de Famalicão, nomeado Director Geral da Amgen Portugal. Merecido!

Peliteiro,   às  13:35
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

500 milhões!? 

Hoje quando saí para o trabalho sabia perfeitamente que acabaria o dia mais pobre. E assim foi, à hora do jantar José Sócrates encarregou-se de informar o país, com largos meses de atraso, que afinal Manuela Ferreira Leite tinha razão.

Indo ao sector de saúde. Comunicaram-nos então que «O Governo vai reduzir em cerca de 500 milhões as despesas com medicamentos e meios complementares de diagnóstico, já este ano». Ora eu não acredito! Não acredito porque os dados disponíveis até ao momento não vão nesse sentido, o crescimento da despesa com medicamentos, digam o que disserem, continua descontrolado e este mês, o mês de Setembro, com o açambarcamento em curso - cuidado! -, será de certeza um descalabro para as contas do Ministério de Saúde e a despesa com comparticipações disparará.
Assim, a anunciada meta da redução de 500 milhões em 2010 deve-se 1) a um profundo desconhecimento da realidade do sector ou 2) a uma bravata inconsequente, que se percebe mal dadas as circunstâncias, ou 3) a uma redução de preços planeada de 99,9%.

_____________
PS- Uma palavrinha para aqueles que votaram e acreditaram, durante todo este tempo, em José Sócrates, uma palavrinha apenas: Bem feito!

Etiquetas:


Peliteiro,   às  23:48
2  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Apito encarnado 

Schalke 04 2 - Benfica 0

Peliteiro,   às  23:36
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Sintomas de uma decomposição em curso 

«Laboratórios do Estado perdem acreditação por falta de verbas»

Peliteiro,   às  09:27
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

O meu médico e o ataque ao Estado social 

João Vieira Pereira no Expresso Economia de 25-9-10:

Quando dizem que estão a querer acabar com o Estado social, pergunto se ele de facto existe...
Passaram cinco anos desde que me inscrevi no centro de saúde da minha nova área de residência. Nestes cinco anos a família cresceu, o custo com a saúde cresceu e os impostos que pago cresceram. Só ainda não conheci o meu médico de família.
Por isso, quando dizem que estão a querer acabar com o Estado social não consigo deixar de pensar que privilégio é este que está em perigo.
Sem ter dados para justificar esta crónica, recorro ao que observo à minha volta. Grande parte das pessoas da minha geração não tem médico de família atribuído, gastam pequenas fortunas em consultas de pediatria e tiveram de colocar os filhos pequenos em colégios por falta de vaga em escolas perto de casa (porque há poucas e porque concorrem em iguais circunstâncias com quem trabalha na zona, algo que por muito que me expliquem eu não consigo perceber, mas este tema fica para uma próxima crónica). Situações aceites como inevitabilidades de quem faz parte da classe média portuguesa. Nas conversas ninguém questiona, ou não questionava, o nível de impostos que paga.
O único perigo que aqui vejo para este Estado social é o desconforto crescente com o facto de se trabalhar metade do ano para alimentar o Estado, sem que sejam visíveis os benefícios que daí se tiram. E estou a falar apenas de saúde e educação. Nestas duas áreas este Estado social não funciona, ou melhor, funciona para alguns. Claro que esses alguns devem ser a maioria, pelo menos espero que sim.
Para os restantes, aqueles que efetivamente o suportam por pagarem impostos e não usufruem dele (aqueles a que uns chamam privilegiados), nem uma palavra de apreço. O prémio a pagar por este esforço tem sido mais impostos e também... mais impostos.
Na maior parte dos países defende-se a classe média por ser essencial à economia. Por cá passamos o tempo a tentar destruí-la. E quando chegam à conclusão de que o Estado social está podre, refém de compromissos eleitorais, de jogadas políticas e preso a corporativismos, lá vai mais uma fatura para a classe média.
A falta de médicos de família que hoje existe é fruto dos políticos que se vergaram às constantes exigências dos médicos em restringir o acesso à profissão. Tudo para diminuir a concorrência e aumentar os proveitos, tal como as empresas monopolistas. Por isso estou há cinco anos à espera de médico de família. A boa notícia é que mais dois e ele termina o curso de medicina, aquele que eu paguei!

Peliteiro,   às  08:06
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Erro tira comparticipação a anti-alérgicos 

«A primeira portaria publicada em Diário da República relacionada com o novo pacote legislativo para o sector do medicamento, anunciado a 16 de Setembro, vai ter de ser emendada. Isto porque fez desaparecer os anti-histamínicos (usados no tratamento de alergias) da lista de remédios comparticipados.»

Erro ou recuo? Não haverá ninguém neste ministério que saiba o mínimo de saúde? Isto é de loucos!

Etiquetas:


Peliteiro,   às  13:55
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Mentirinha do dia 

«Ministra da Saúde diz que a mudança nos escalões de comparticipação dos medicamentos traz aumentos no máximo de 1€»

Etiquetas:


Peliteiro,   às  13:51
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Tragicomédia em três actos 

De manhã:
«A partir de Março, os doentes vão poder escolher qual a marca do medicamento que compram, desde que respeitem a substância activa prescrita pelo médico, anunciou hoje o secretário de Estado da Saúde, Óscar Gaspar.»

Ao meio-dia:
«Se o Ministério da Saúde permitir que as receitas médicas sejam alteradas na farmácia, e ainda penalizar as comparticipações dos medicamentos que não foram substituídos, a Ordem irá proceder a "um corte absoluto nas relações com o governo e não haverá protocolos terapêuticos para ninguém." - Bastonário da Ordem dos Médicos Pedro Nunes.»

À tarde:
«Quando o secretário de Estado da Saúde fala em escolha é em conjunto com o médico, em diálogo com o médico ainda no consultório. - Ministra da Saúde Ana Jorge»

Não está em causa o tema da discussão, per se, cujos resultados se adivinhavam, estão em causa os sinais evidentes de desorientação, de rendição aos lóbis e de irresponsabilidade no tratamento de questões muito sérias e muito caras. Não é só a sustentabilidade do SNS que está em causa, é, também, a sustentabilidade do próprio país! Isto é de loucos.

Etiquetas: ,


Peliteiro,   às  00:34
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Implore, suplique, rogue, peça 

Publicidade do Infarmed na TV: «O seu médico sabe o que é melhor para si» mas, implore, suplique, rogue, «peça o genérico».
O seu médico sabe o que é melhor para si, mas às vezes esquece-se...


Peliteiro,   às  23:12
2  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

O sector das farmácias entrou numa crise económica e financeira profunda 

Outra vez, para mim, o que se destaca como mais importante nesta notícia é o teor dos comentários dos leitores dos jornais, por exemplo do PÚBLICO, do DE, do JN, do DN. De onde vem tanta animosidade? A tradicional invejazinha explica tudo? Não legitima esta aparente antipatia popular toda e qualquer medida que um qualquer Governo queira tomar contra o sector das Farmácias? Caros Colegas, valia a pena pensar nisto.

Peliteiro,   às  14:33
8  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

O Pinóquio 

O programa do XVIII Governo:
«Promover uma revisão global do actual sistema de comparticipação do medicamento, com especial enfoque nos regimes especiais, no sentido de obter melhor equidade e mais valor para todos os cidadãos.
Aumentar o apoio do Estado aos grupos mais vulneráveis.
»

E a triste realidade:
Governo vai cortar na comparticipação dos medicamentos
Há medicamentos, entre os mais vendidos, que vão duplicar de preço para utente
Idosos perdem remédios grátis
Governo põe fim à comparticipação de 100% (inclusive nos doentes crónicos)

Peliteiro,   às  07:54
1  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Fui tirado dentro de mim 

O Director da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, Professor Doutor AmílcarFalcão, tem a honra de convidar V. Excª a estar presente no próximo dia 22 de Setembro no momento formal da inauguração da escultura

Peliteiro,   às  07:54
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

domingo, 19 de setembro de 2010

Associação de Farmácias faz apelo desesperado a Sócrates 

Farmacêuticos dizem não ter condições para resistir a nova baixa de preços

O que se destaca como mais importante nesta notícia é o teor dos comentários dos leitores dos jornais, por exemplo do DN, do PÚBLICO, do DE, da TSF. De onde vem tanta animosidade? A tradicional invejazinha explica tudo? Valia a pena pensar nisto.

Peliteiro,   às  22:50
7  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

A Casa do Lago 

Parabéns ao Arqº Silva Garcia pela referência elogiosa no Espaços & Casas do Expresso, fazendo capa da revista, e no programa respectivo da SIC.
A Póvoa perdeu um bom Presidente de Câmara mas o país manteve um excelente arquitecto.

Peliteiro,   às  22:37
1  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Tendencialmente gratuita 

Governo vai cortar na comparticipação dos medicamentos
O costume portanto, quando não há uma política séria e consequente para o medicamento o Governo Sócrates faz a única "reforma" que sabe fazer: mexer no preço.

Peliteiro,   às  13:13
1  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

I was lovin' it 


Peliteiro,   às  17:28
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Poupa voçê, poupa-mos todos 

Vivem-se no Ministério da Saúde dias de delírio alucinante. Não sei por quanto tempo mais resistirá a equipa governativa a uma remodelação - uma varridela! - inadiável.

- Num desonesto truque de mágica o Ministério da Saúde saca da cartola de uns impressionantes 2,9% de crescimento da despesa com medicamentos - comparando o 2º semestre de 2009 com o 1º de 2010, esquecendo-se que há sazonalidade no consumo de medicamentos e que, portanto, só faz sentido comparar períodos homólogos - e quer-nos convencer que o nítido, óbvio, evidente, descontrolo do crescimento da despesa com medicamentos, e consequente incumprimento das metas orçamentais, afinal não existe.
- Como se o Governo socialista tivesse tomado posse o mês passado, Ana Jorge, com a solenidade ministerial devida, «anunciou hoje que "dentro de semanas" será possível prescrever uma receita em unidose» - metendo ao barulho as farmácias hospitalares? Ora eu presumo que já é possível (faz falta, como no twitter, a expressividade do ;)) porque isto dá vontade de rir - ou de chorar!). Já foram publicadas duas portarias e o assunto foi debatido até à exaustão. Acontece que a legislação da farmácia e do medicamento aprovada pelo Governo socialista, pelo "brilhante" pai das reformas da saúde em Portugal, Correia de Campos - que agora também tem um blogue - é uma manta de retalhos mal acabada e cada vez mais remendada.
- Finalmente - hoje foi um dia farto em disparates - a Sra. Ministra julga que os problemas dos medicamentos se resolvem com palavrinhas mansas e então resolveu fazer uma campanha publicitária na rádio e na TV (um link d'A Bola pareceu-me apropriado) apelando aos doentes para apelarem aos médicos para receitarem genéricos. Prontos! Teve azar porque encomendou a coisa a uns tipos licenciados pelas Novas Oportunidades e deu isto: «Poupa voçê, poupa-mos todos».







Adenda, No Radar da Sapo:

Peliteiro,   às  23:43
4  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

domingo, 12 de setembro de 2010

Quiz 

Quem é a donzela na estátua?

Etiquetas:


Peliteiro,   às  23:34
3  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Apito encarnado 

Guimarães 2 - Benfica 1

Etiquetas:


Peliteiro,   às  23:22
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Desmazelo 

Nas minhas auditorias gosto de extrapolar pequenos pormenores a que pouca gente liga - como as medições da urina de 24 horas ou a inoculação de expectorações - mas que são importantes e fontes de erros com significado clínico. Pela aragem se vê quem vai na carruagem.

Na Póvoa de Varzim, uma cidade de turismo e de praia, há anos que um termómetro indica a quem entra na cidade uma temperatura inferior em 6ºC à temperatura real. Ou seja, se estiverem 19ºC o termómetro diz que estão 13ºC, se estiverem 13ºC o termómetro mente e dá uns gélidos 7ºC.
Ora isso não é muito boa notícia para quem procura uma praia para uns mergulhos, no Verão, e um temperatura amena pelo efeito moderador do oceano, no Inverno.
Pode ser um pormenor insignificante - embora, caramba, esteja na principal entrada da cidade dando medições erradas há anos! - mas para mim isto é sinónimo de puro desleixo de quem manda, de completo desinteresse pelas pessoas e pelo turismo. Querem lá saber.


Peliteiro,   às  07:40
3  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Aos magotes! 

A obra de maior envergadura do regime do Presidente Aires Pereira é sem dúvida alguma evidência de que na Póvoa de Varzim se pensa o concelho com visão estratégica inteligente (numa cidade voltada para o mar há que investir no campo), os dinheiros públicos são geridos com rigor (preferencialmente por ajuste directo, para "facilitar") e o interesse do cidadão poveiro é o único objectivo a perseguir (o parque é palco para cães vadios e pederastas).

Veja-se pois o sucesso deste magnífico investimento a meio de uma manhã de Sábado de Verão e a forte adesão popular à prática desportiva e ao lazer:


Peliteiro,   às  08:10
6  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

sábado, 4 de setembro de 2010

Situação "um bocadinho descontrolada" 

«Prejuízos dos hospitais EPE sobem 154%. Resultados negativos ultrapassam os 215 milhões de euros

Etiquetas:


Peliteiro,   às  13:06
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Casa Pia 

Infelizmente, segundo parece, nem todos os que mereciam foram condenados.

Peliteiro,   às  23:07
1  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Prioridades em saúde 

Realmente só um assunto de vida ou de morte, como este da abertura de 24h das farmácias, justificaria tão rápida intervenção do Conselho de Ministros. O país estava suspenso de tão vital decisão.

Etiquetas:


Peliteiro,   às  16:06
8  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

mitomania 

A Sra. Ministra da Saúde escandalizou-me ontem ao afirmar-se satisfeita por, no seu ministério, «a despesa crescer apenas 3%».
Mas afinal não foi só optimista - absurdamente optimista, em cenário de crise profunda -, foi também, como dizer, manipuladora:

Contas do SNS são menos positivas do que a ministra disse

Peliteiro,   às  13:49
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Apenas?!! 

Ana Jorge diz que «a despesa cresce apenas 3%». Apenas 3%?!!

Etiquetas:


Peliteiro,   às  22:06
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Demagogia feita à maneira é como queijo numa ratoeira 

IGAS investiga fraude que liga médicos e farmácias

O curioso é que há muitas notícias como esta, dando conta de investigações, mas poucas informando de condenações. Quero ver quantos médicos ficarão proibidos de exercer e quantas farmácias serão fechadas.
Ou a Justiça é mesmo muito má ou há muitas notícias encomendadas...

Peliteiro,   às  21:40
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

ARQUIVOS

Maio 2003      Junho 2003      Julho 2003      Agosto 2003      Setembro 2003      Outubro 2003      Novembro 2003      Dezembro 2003      Janeiro 2004      Fevereiro 2004      Março 2004      Abril 2004      Maio 2004      Junho 2004      Julho 2004      Agosto 2004      Setembro 2004      Outubro 2004      Novembro 2004      Dezembro 2004      Janeiro 2005      Fevereiro 2005      Março 2005      Abril 2005      Maio 2005      Junho 2005      Julho 2005      Agosto 2005      Setembro 2005      Outubro 2005      Novembro 2005      Dezembro 2005      Janeiro 2006      Fevereiro 2006      Março 2006      Abril 2006      Maio 2006      Junho 2006      Julho 2006      Agosto 2006      Setembro 2006      Outubro 2006      Novembro 2006      Dezembro 2006      Janeiro 2007      Fevereiro 2007      Março 2007      Abril 2007      Maio 2007      Junho 2007      Julho 2007      Agosto 2007      Setembro 2007      Outubro 2007      Novembro 2007      Dezembro 2007      Janeiro 2008      Fevereiro 2008      Março 2008      Abril 2008      Maio 2008      Junho 2008      Julho 2008      Agosto 2008      Setembro 2008      Outubro 2008      Novembro 2008      Dezembro 2008      Janeiro 2009      Fevereiro 2009      Março 2009      Abril 2009      Maio 2009      Junho 2009      Julho 2009      Agosto 2009      Setembro 2009      Outubro 2009      Novembro 2009      Dezembro 2009      Janeiro 2010      Fevereiro 2010      Março 2010      Abril 2010      Maio 2010      Junho 2010      Julho 2010      Agosto 2010      Setembro 2010      Outubro 2010      Novembro 2010      Dezembro 2010      Janeiro 2011      Fevereiro 2011      Março 2011      Abril 2011      Maio 2011      Junho 2011      Julho 2011      Agosto 2011      Setembro 2011      Outubro 2011      Novembro 2011      Dezembro 2011      Janeiro 2012      Fevereiro 2012      Março 2012      Abril 2012      Maio 2012      Junho 2012      Julho 2012      Agosto 2012      Setembro 2012      Outubro 2012      Novembro 2012      Dezembro 2012      Janeiro 2013      Fevereiro 2013      Março 2013      Abril 2013      Maio 2013      Junho 2013      Julho 2013      Agosto 2013      Setembro 2013      Outubro 2013      Novembro 2013      Dezembro 2013      Janeiro 2014      Fevereiro 2014      Março 2014      Abril 2014      Maio 2014      Junho 2014      Julho 2014      Setembro 2014      Outubro 2014      Novembro 2014      Dezembro 2014      Janeiro 2015      Fevereiro 2015      Março 2015      Abril 2015      Maio 2015      Junho 2015      Julho 2015      Agosto 2015      Setembro 2015      Outubro 2015      Novembro 2015      Dezembro 2015      Janeiro 2016      Fevereiro 2016      Março 2016      Abril 2016      Junho 2016      Julho 2016      Agosto 2016      Setembro 2016      Outubro 2016      Novembro 2016      Dezembro 2016      Janeiro 2017      Fevereiro 2017      Março 2017     

 

Perfil de J. Soares Peliteiro
J. Soares Peliteiro's Facebook Profile

 


Directórios de Blogues:


Os mais lidos


Add to Google

 

 

Contactos e perfil do autor

 

 

Portugal
Portuguese flag

Blogues favoritos:


Machado JA

Sezures

Culinária daqui e d'ali

Gravidade intermédia

Do Portugal profundo

Abrupto

Mar Salgado

ALLCARE-management

Entre coutos e coutadas

Médico explica

Pharmacia de serviço

Farmácia Central

Blasfémias

31 da Armada

Câmara Corporativa

O insurgente

Forte Apache

Peopleware

ma-shamba



Ligações:

D. G. Saúde

Portal da Saúde

EMEA

O M S

F D A

C D C

Nature

Science

The Lancet

National library medicine US

A N F

Universidade de Coimbra


Farmacêuticos sem fronteiras

Farmacêuticos mundi


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Creative Commons License
Licença Creative Commons.