<$BlogRSDUrl$> Impressões de um Boticário de Província
lTradutor Translator
Amanita muscaria

Impressões de um Boticário de Província

Desde 2003


domingo, 31 de maio de 2009

Peregrinação 

Hoje é dia de peregrinações. De manhã, 15 km de peregrinação à Sr.ª da Saúde em Laúndos. Agora, uma viagem de 750 Km para estar no Jamor a celebrar mais uma Taça para o FCP.

Peliteiro,   às  12:28
3  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Serralves em festa 

www.serralves.pt


Peliteiro,   às  07:46
2  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Vital Moreira e a roubalheira do BPN 

Vital Moreira é cabeça de lista do PS para as eleições europeias. Não pode, portanto, dizer o que disse, que "Certamente por acaso e só por acaso todos aqueles senhores são figuras gradas do PSD. Estamos à espera que o PSD se prenuncie sobre a roubalheira do BPN", pois nenhum membro da actual direcção do PSD está minimamente envolvido no caso da roubalheira do BPN, nem sequer nenhum antigo dirigente do PSD está formalmente acusado do que quer que seja.

Vital Moreira sabe bem que não pode ser tão irresponsável. Mas é jogo sujo, é manipulação baixa à velha maneira estalinista, enfim, é desespero! Nunca julguei possível que um Professor de Coimbra pudesse descer tão baixo.

Peliteiro,   às  01:12
2  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Vermelho ao mar... 

Póvoa de Varzim

Peliteiro,   às  21:59
1  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Um país de doutores 

Quando comecei a trabalhar existiam os preparadores, a maioria com escolaridade baixa mas muita experiência. Depois começaram a aparecer os técnicos de análises, primeiro bacharéis e logo depois licenciados (num processo similar ao dos enfermeiros). Muitos. A negociata do ensino semeou escolas de saúde, públicas e privadas, por todo o país. A maioria está no desemprego ou em caixas de supermercados.

Entretanto, chegou a altura do Estado pagar a factura: muitos técnicos são licenciados e - aqueles sortudos que acederam ao paraíso da função pública - querem, portanto, ter o estatuto e a remuneração de técnicos superiores. E, obviamente, a melhor altura para reivindicar isso é em véspera de eleições.

Eu acho tudo muito bem, que todos sejam doutores e que o país, que é rico - noutros países ainda mais ricos, os técnicos de análises são, como sempre foram, técnicos! -, pague a todos como doutores.
Agora, convinha começar a formar técnicos técnicos, técnicos com formação média - os técnicos que têm trabalho para fazer e que verdadeiramente fazem falta.

Peliteiro,   às  13:55
50  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Obviamente não se demitem 

Há quem não veja diferenças entre o PS e o PSD. Mas há diferenças e diferenças profundas.
Vejamos o caso Dias Loureiro, não acusado de nada formalmente: demitiu-se ou aconselharam-no vivamente a demitir-se.
Vejamos o caso Freeport ou Eurojust: obviamente ninguém se demite ou demitirá.

Peliteiro,   às  13:39
2  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Obviamente demitiu-se 

Obviamente, Dias Loureiro demitiu-se, renunciou a cargo no Conselho de Estado. Bastou eu dizer. A situação era insustentável. Esperamos agora que a Justiça funcione - que funcione minimamente, já que funcionar em pleno é impossível.

Peliteiro,   às  21:51
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Obviamente deve demitir-se 

Não sou Juiz nem isto é um Tribunal, mas o caso BPN tresanda a vigarice e Dias Loureiro está, como tantos outros figurões estão, neste e noutros casos, como já todos percebemos, implicado até ao tutano.
Dias Loureiro deve demitir-se; ou então alguém tem que o demitir, alguém tem que correr com ele. Rua!

Peliteiro,   às  13:56
3  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

terça-feira, 26 de maio de 2009

Nada de novo, mas... 

Laboratório do Estado "não tem dúvida" que o produto da Energie é bomba de calor e não um painel solar


Peliteiro,   às  20:09
1  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

segunda-feira, 25 de maio de 2009

O jeitoso 

Sócrates, desta vez, falou verdade, Manuela Ferreira Leite não tem jeito para a política. Sócrates, nisso, na política, é um artista: mente, manipula, engana, finge, é irresponsável, não olha a meios para atingir os, seus, fins, mata a mãe, se preciso for. Para Sócrates política é isso, enganar o povo sem olhar a consequências.
Enquanto que Manuela Ferreira Leite não enganar os velhinhos prometendo-lhes melhores reformas, não mentir aos desempregados garantindo-lhes emprego e às pessoas do rendimento mínimo comprometendo-se com mais benefícios, enquanto que não aumentar os funcionários públicos muito acima da inflação, mesmo com as finanças exangues, então não tem "jeito" e nunca ganhará eleições.
Pela minha parte, nesta perspectiva, é precisamente por Manuela Ferreira Leite não ter "jeito para a política" que eu a apoio.

Peliteiro,   às  07:41
4  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

domingo, 24 de maio de 2009

TetraCampeonato 

FCP Futebol Clube do Porto Tetracampeões

Peliteiro,   às  23:51
1  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Assine por baixo 

Paulo Rangel

Peliteiro,   às  15:41
2  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Assine por baixo 

Paulo Rangel

Peliteiro,   às  11:50
3  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Assine por baixo 

Paulo Rangel

Peliteiro,   às  07:38
1  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Assine por baixo 

«Agora é a sua vez de assinar este compromisso para a Europa.
Manifeste o seu apoio e exerça o seu direito de exigir o cumprimento do Programa Europeu do PSD pela equipa que agora se apresenta a votos para o Parlamento Europeu.

Aceite este convite e este desafio: Pelo Interesse Nacional, assine por baixo


Paulo Rangel

Peliteiro,   às  13:32
9  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Dr. Renato Matos 

Estrondoso sucesso, a apresentação da candidatura de Renato Matos no passado Sábado. Sucesso, sobretudo porque a presença de mais de 500 pessoas num evento contrário ao actual poder, um poder intolerante e vingativo, demonstra bem o movimento de descontentamento que agora se iniciou.

Esperam-se agora as retaliações, a reacção a esta ameaça inesperada. Prevejo que seja violenta; provavelmente suja - para começar talvez uma sondagem "daquelas".

Etiquetas:


Peliteiro,   às  10:19
11  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

terça-feira, 19 de maio de 2009

A propriedade de farmácia pode ser reservada ao farmacêutico 

«De acordo com o Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias (TJCE), os Estados-Membros da UE podem reservar exclusivamente aos farmacêuticos a propriedade e o direito de explorar farmácias, com o objectivo de "assegurar um fornecimento seguro e de qualidade de medicamentos à população".
Estas posições, das quais não há possibilidade de recurso, foram produzidas hoje, 19 de Maio, pelo TJCE, através de dois acórdãos sobre o regime da propriedade de farmácia em Itália e na Alemanha.»




Vejamos agora as posições portuguesas durante a discussão da liberalização da propriedade de farmácia suscitada pelo nosso brilhante Primeiro Ministro, o Sr. Sócrates:

«Não há nenhuma razão para que só farmacêuticos possam instalar e ser proprietários de farmácias.» Vital Moreira

«No plano comunitário, existe uma prioridade de aplicar as normas substantivas da concorrência precisamente aos sectores onde o mercado interno não está ainda plenamente realizado, como é o caso.O seu regime de funcionamento foi estabelecido nos anos 60, elaborado com base em pressupostos que já na altura estavam ultrapassados, do ponto de vista tecnológico e económico» AdC

«Deve ser eliminada a reserva da propriedade de farmácia para licenciados em Ciências Farmacêuticas e a obrigatoriedade de que a direcção técnica de farmácia seja exercida pelo seu proprietário» "Estudo da Católica"

«A Comissão Europeia pretende que os países alterem as suas regras nacionais, designadamente a legislação que só permite que sejam proprietários de farmácias de oficina licenciados em farmácia e sociedades compostas exclusivamente por farmacêuticos» Correia de Campos




O mal está feito e, sei bem, o retorno é impossível. Sob a capa de uma pretensa modernidade, de acabar com "um monopólio injustificado", "salazarista", Portugal destruiu um regime jurídico que foi alicerce para a criação de um dos poucos sectores eficientes e competitivos nacionais, mesmo quando comparado aos melhores do mundo.
Muitos inteligentes do regime, cronistas de jornais, blogadores vários, taxistas, enfim todo cão e gato, se insurgiram contra os "benefícios" de uma profissão, cumprindo as piores tradições portuguesas: a inveja e a verborreia. Peões, meros peões, que não sabiam estar a defender interesses inconfessáveis - não tenho dúvida, cada vez tenho menos dúvidas, que as evoluções recentes respeitantes à liberalização das margens de comercialização dos medicamentos e o dissimulado congelamento de abertura de novas farmácias faz parte de um plano que visa enriquecer grandes associações económicas (Princesas Africanas, jogadores espanhóis, falidos dos têxteis e outros mais graúdos) e não tenho dúvida que para que isto aconteça corre dinheiro sujo nos corredores... palacianos.

Etiquetas:


Peliteiro,   às  23:07
8  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

6º Aniversário 

Todos sabem que manter um blogue ao mais alto nível, ano após ano, é muito duro e exigente. Por isso muitos bloggers têm migrado para o twitter.
Ora é precisamente este o segredo da longevidade deste blogue: não é escrito ao mais alto nível.
É um blogue despretensioso, descontraído e descomprometido; nunca é um frete, nunca é cansativo, é apenas um leve passatempo.
Assim, muito obrigado a todos pela paciência, pelas visitas (mais de 300.000), pelos comentários e, já agora, pelos insultos - sem a vossa participação e estímulo com certeza que teria esmorecido e não teria produzido mais de 3.400 postais. Daqui a um ano cá estaremos.

Etiquetas:


Peliteiro,   às  00:01
17  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

segunda-feira, 18 de maio de 2009

O negócio dos medicamentos, para além dos limites éticos 

A ler, no ALLCARE-management:

«Somos favoráveis ao livre mercado. Somos adeptos da livre concorrência. Não apreciamos o "vale tudo" ou se quiserem, o livre arbítrio.

Isto é mais do que uma actividade comercial: Tudo se passou na quinta-feira, no Hotel Porto Palácio. Estava prevista a participação de 54 médicos, compareceram 50 de três especialidades: Cardiologia, Medicina Interna e Clínica-Geral. Cada um recebeu 450 euros por uma tarefa muito específica: avaliar, numa simulação de visita médica, os delegados de informação médica da multinacional farmacêutica Sanofi-Aventis.

Como? Agora os médicos são pagos para avaliar as capacidades de aptidão comercial dos Delegados de Informação Médica? Recebem 450 euros por acção de consultadoria de marketing?

Sem ter ligação, perguntamos, porque é que não se legaliza a prostituição ou o consumo de droga? Será que já não há limites éticos na comercialização de produtos, em particular de saúde?

Este tipo de actividade, deixa-nos perplexos e até revoltados:
  • a Sanofi-Aventis, a segunda companhia farmacêutica que mais factura em Portugal, «comprou» visitas médicas. Não foram os delegados de informação médica a visitar os médicos, mas o contrário.
  • No fim, a tarefa do médico foi avaliar se esse vendedor conseguiu comprometê-lo a receitar esses remédios. A empresa declara que só contratou os médicos porque está preocupada com a formação científica dos seus profissionais.

Isto é imoral. Isto é tudo, menos uma actividade comercial ética. O que estão a fazer as várias entidades do Estado que deveriam atender a estas más práticas, tais como sejam: Infarmed? Autoridade da Concorrência?

Post Scriptum: Seria curioso saber, de que forma os Senhores Doutores facturaram tais serviços: "consultadoria médica"? "consultadoria de marketing"?»


Peliteiro,   às  23:16
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Blogotúlia 

TERTÚLIA COM BLOGUES E BLOGGERS SOBRE A EUROPA E O INTERESSE NACIONAL

2.ª Feira -18 de Maio - 21.15h - Café Nicola - Praça do Rossio, Lisboa


CONVITE


Caro blogger:

Como blogger com funções suspensas e como interveniente atento da blogosfera, sei e tenho visto que grande parte do debate político de fundo sobre a Europa e o país passa por esta plataforma. Por isso, na qualidade de candidato às eleições para o Parlamento Europeu do dia 7 de Junho, venho pessoalmente convidá-lo/a a participar na tertúlia de blogues e bloggers, a que demos o nome de BLOGOTÚLIA SOBRE A EUROPA E O INTERESSE NACIONAL, na próxima 2.ª feira, 18 de Maio, às 21.15h, no Café Nicola, Praça D. Pedro IV (Rossio) 24, em Lisboa. Será uma oportunidade para debatermos, num ambiente aberto e informal, algumas das questões que se levantam sobre o futuro da Europa. Haverá sinal de rede internet wirelless disponível, pelo que pode trazer o seu computador portátil se pretender postar em directo durante o encontro.

Um abraço do Paulo Rangel
Copiado do Papa Myzena

Peliteiro,   às  13:38
2  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Livro de Estilo da era Sócrates 

15 mil desempregados foram “apagados” do Instituto de Emprego

Processos e contratos da Cova da Beira foram destruídos ilegalmente

Peliteiro,   às  13:31
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

15189 

Já estão online as apresentações do 1er Symposium Européen sur le Management de la Qualité en Biologie Médicale o tal em que o sector das análises clínicas em Portugal foi usado duas vezes como mau exemplo para a Europa.

Peliteiro,   às  08:05
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

O ladrão português, ontem como hoje 

«O cego de Landim viera encontrar em Portugal espécies de ladrões fleumáticos e frios, que não topara nos climas quentes; e que o larápio luso-brasileiro era francamente analfabeto e lerdo, ao passo que o ladrão, extreme e puramente luso, era, por via de regra, além de perverso, bacharel formado.»

Citado o nosso Camilo, perfeitamente em tempo, no blogue mais importante de Portugal, famoso pelo caso Casa Pia, o Do Portugal Profundo, do António Balbino Caldeira, curiosamente, soube-o à pouco, meu camarada de Esquadrão de Cavalaria em Santarém.

Peliteiro,   às  07:58
2  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

domingo, 17 de maio de 2009

Carreira farmacêutica 

Também eu estou muito preocupado com a carreira Farmacêutica nos Hospitais, tal como o colega Henrique Reguengo - numa luta quase solitária - conforme se pode ler neste trabalho publicado na Farmácia Distribuição:

Henrique Reguengo, dirigente do Sindicado Nacional dos Farmacêuticos

«O que está em cima da mesa destrói a nossa profissão»

A poucos dias de a tutela receber o documento de onde sairá a base da reestruturação das carreiras dos farmacêuticos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Henrique Reguengo disse à FARMÁCIA DISTRIBUIÇÃO estar apreensivo com o futuro. Para o dirigente do Sindicado Nacional dos Farmacêuticos, a não autonomização da carreira farmacêutica e a possível fusão com outras carreiras «terá repercussões ao nível de toda a classe».

Ler mais n'A Botica.

Etiquetas:


Peliteiro,   às  23:49
5  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Investimento público desperdiçado 

Amanhã, mais uma escola politécnica de saúde será inaugurada. Uma escola Pública.
Os cursos politécnicos da saúde do costume: Análises Clínicas, Enfermagem, Cardiopneumologia, Fisioterapia e Radiologia, etc.. Quase todos, coitados, directos ao desemprego.
Justifica-se, há planeamento na construção de uma escola destinada a formar e enganar jovens desempregados?
Se em Portugal há falta de médicos, porque se teima em dirigir recursos para a formação de desempregados e não na de médicos?

Peliteiro,   às  23:40
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

sábado, 16 de maio de 2009

Hoje à noite 

Vote Renato Garrido Matos
Não falte!
O Dr. Renato Garrido Matos é a única esperança para quem quer uma Póvoa dos cidadãos, livre do lodaçal e independente dos interesses.

Peliteiro,   às  10:02
23  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Vote contra Vital Moreira 

Não vá em cantigas!

No Facebook adira à causa: "Vote contra Vital Moreira".


Jorge De Sá Peliteiro's Facebook Profile


Não está inscrito no Facebook? Siga a ligação das imagens acima.

Peliteiro,   às  22:57
3  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Greve dos Enfermeiros 

Não está em questão a legitimidade das pretensões dos enfermeiros. O que está em causa é a oportunidade de discutir carreiras a meses, a dias, de eleições.
Um Governo sério não negoceia carreiras sob a pressão inaceitável de eleições próximas - este Governo está neste momento, pelo menos, que eu saiba, a negociar a carreira dos enfermeiros, dos médicos e dos técnicos de saúde. Este Governo não é sério!

Peliteiro,   às  00:09
3  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

terça-feira, 12 de maio de 2009

Vote contra Cantigas 

Vital Moreira foi o principal teórico do regime no ataque, feroz, aos farmacêuticos e às Farmácias levado a cabo pelo actual Governo. Para Vital, dever-se-ia liberalizar a instalação de Farmácias, liberalizar a propriedade, liberalizar os locais de venda de medicamentos, enfim, abrasileirar o mais possível a actividade farmacêutica e reduzi-la a um mero comércio retalhista de medicamentos. Cantigas...

Posto isto caro colega, sendo nós mais de 10.000, não se esqueça nas eleições europeias de votar contra Vital Moreira. Um homem que não compreende a sociedade em que vive não merece ser eleito para nada. A sua família, os seus empregados, os seus doentes devem ser recordados disto.

Vote contra Vital Moreira! Faça campanha activa contra Vital Moreira!


Peliteiro,   às  18:48
3  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Incúria pública 

O cronista do Póvoa Semanário David Santos pegou num texto meu sobre a Varzim Lazer e, muito bem, teceu críticas fundamentadas e acertadas à gestão desta empresa municipal que administra um dos equipamentos desportivos e de lazer mais importantes e com maior potencial da região, mas infelizmente em maus lençóis na perspectiva financeira.

Concordo com tudo, menos com o enfoque dado à remuneração dos gestores: 3.150,00 € por mês a cada um deles.
Numa organização com a dimensão, considerável, da Varzim Lazer este valor nunca é a causa do problema, dos maus lençóis. Seria preferível até ter gestores a ganhar mais - por 3.150 € não se conseguem contratar grandes gestores - desde que eles sejam competentes. A causa do problema neste tipo de empresas municipais é sempre o mesmo: a gestão de topo. E neste caso, na Varzim Lazer, quem verdadeiramente manda é um Vereador, Afonso Oliveira, um quadro médio bancário que não tem experiência de gestão (terá formação?), não sabe o que é arriscar, empreender, crescer, não sabe o que são noites sem dormir com as preocupações próprias de quem tem que fazer face a compromissos financeiros assumidos, enfim, não tem currículo para dirigir os destinos de uma empresa desta envergadura.
O problema da Varzim Lazer é o mesmo de todas as empresas públicas, o dinheiro de nós todos gerido por alguém que tem como principal atributo a conveniência política. A economia é quase cega, não distingue a cor dos controleiros políticos, distingue apenas a cor do dinheiro.


Peliteiro,   às  18:59
11  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Rumo ao penta 

Fantástico, o Google dos Dragões: Dragaogle

Peliteiro,   às  12:27
2  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

domingo, 10 de maio de 2009

TetraCampeões! 

FCP Futebol Clube do Porto Tetracampeões

Peliteiro,   às  21:36
5  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Pormaior 

Muito bem, elucidativo, o trabalho do Luís Gonzaga Castro no Descarga:

Etiquetas:


Peliteiro,   às  21:28
3  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Político e/ou Jurista 

A ler, do Joaquim, no Portugal Contemporâneo:

«Depois de anos a fio a advogar a liberalização das farmácias e depois de criticar publicamente a integração vertical da produção e distribuição de medicamentos, Vital Moreira aceitou elaborar um parecer jurídico para a Apifarma sobre este assunto.
Pergunto, que liberdade tem um jurista para elaborar um parecer independente (?) sobre um assunto acerca do qual já se atravessou politicamente

Peliteiro,   às  12:42
2  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

sábado, 9 de maio de 2009

Apito encarnado 

Benfica 2 - 2 Trofense, Trofense?!!!

Etiquetas:


Peliteiro,   às  23:42
2  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

gravidade intermédia* 

«Adianta-me um grosso não me ir deitar. Acordarei mais cansado, apenas.
Mas tenho de vos contar o meu pesadelo recorrente. Um deles. Ou mesmo dois.

Num, estou na sala de emergência com um pneumotórax asfixiante. Deitado, nu, algaliado, todo eu só carne. Uma farda azul, peremptória, recusa meter-me um dreno torácico porque se vê, na radiografia que me fizeram entretanto, já algaliado, uma massa inoperável num dos pulmões. E diz, definitiva,"que não fumasse!".
No outro, estou a sair do bloco, sempre deitado e algaliado (adoram meter-nos tubos de silicone pela pila acima), depois de cirurgia que me fizeram. A farda azul (ou mesmo verde) diz-me, do alto da boca, "que já está". Pergunto se tenho metástases e a boca alta e cerrada sentencia "que sim". O que não me consola, embora às vezes me aconteça pensar em mim como uma desgraça sistémica. Depois, num estertor, ainda balbucio "eu sou um de vós...", mas a boca responde-me, sempre cerrada na farda, que já não.
Só não morro porque acordo.»
* Este texto possui certificado de "gravidade intermédia" (do velho amigo e
companheiro de blogosfera Besugo, agora a solo; incomparável como sempre)

Peliteiro,   às  00:15
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Piratas genéricos 

Genéricos, férias de luxo e... pirataria!

Peliteiro,   às  23:45
4  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Insurja-se 

No último reduto sem prédios da frente de mar da Póvoa de Varzim preparam-se agora para construir um edifício, comprido como um comboio, ao longo da praia, um centro comercial e um hotel de 11 andares.
Querem transformar a Póvoa, no maior aglomerado de betão, engarrafamentos e pategos da Península Ibérica. Quiçá da Europa.

Hoje às 21h30, terá lugar, no Auditório Municipal, a sessão pública de esclarecimento relativa ao Plano de Pormenor desta zona. Participe! Insurja-se!


Etiquetas:


Peliteiro,   às  00:10
9  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

terça-feira, 5 de maio de 2009

SAVE LIVES: Clean Your Hands 

Lançada hoje, 5 de Maio, em todo o mundo, a campanha da OMS SAVE LIVES: Clean Your Hands, que tem como objectivo ajudar os profissionais de saúde a evitarem a infecção nosocomial.
Como desconheço qualquer iniciativa do Ministério da Saúde, fica aqui a divulgação e, mais uma vez, as indicações para a lavagem das mãos (1) e para a higienização anti-séptica das mãos (2).



___________________________________________

1) Lavagem das mãos - Lavar as mãos com água e sabão quando:
i Visivelmente sujas;
ii Contaminadas com matérias proteicas;
iii Visivelmente manchadas com sangue ou outros fluidos corporais;
iv É fortemente suspeito ou há provas de exposição a organismos potencialmente formadores de esporos;
v Ou depois de usar os sanitários.

2) Higienização anti-séptica das mãos - Friccionar as mãos com uma preparação alcoólica se as mãos não estão visivelmente sujas e nas seguintes situações clínicas:
i Antes e depois de ter contacto directo com doentes;
ii Depois de remover as luvas;
iii Antes de manusear um dispositivo invasivo, usando-se ou não luvas;
iv Depois do contacto com fluidos corporais ou excreções, mucosas e pele não intacta;
v No cuidado ao doente, quando se passa de uma área do corpo contaminada para uma área limpa;
vi Depois de entrar em contacto com objectos inanimados (incluindo equipamento médico) na imediata vizinhança do doente.

Nota: Recomendações minhas - de pouca confiança, portanto - baseadas em documentos da OMS e do CDC.


Peliteiro,   às  13:19
1  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Política de mentira 

«A API e a Madinfar assinam hoje, 24 de Janeiro de 2006, o protocolo para a criação de uma unidade produtora de vacinas gripais.
Estarão presentes o Primeiro-Ministro, José Sócrates, o Ministro da Economia e Inovação, Manuel Pinho, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, e o Ministro da Saúde, Correia de Campos.
» Portal do Ministério da Saúde [É Medinfar seus burros]

Na altura toda a gente "engoliu" este grandioso projecto. Todos não; eu não caio facilmente em patranhas, e escrevi-o na altura, sobretudo quando provenientes de meliantes como Sócrates e Correia de Campos.

O PÚBLICO recorda hoje este caricato episódio - vale a pena ler.

Peliteiro,   às  12:57
3  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Como ela, somos livres, somos livres... 

A ler, Portugal como case study, na Time:

Pop quiz: Which European country has the most liberal drug laws? (Hint: It's not the Netherlands.)

The correct answer is Portugal, which in 2001 became the first European country to officially abolish all criminal penalties for personal possession of drugs, including marijuana, cocaine, heroin and methamphetamine.

Peliteiro,   às  13:55
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Gripe dos porcos 

Confirmado o primeiro caso de gripe dos porcos em Portugal.
Duas notas, duas dúvidas:
  1. Enquanto que em Espanha um caso clinicamente suspeito é um caso suspeito, em Portugal um caso só é suspeito quando os resultados das análises no INSA são positivas?
  2. O INSA, o nosso laboratório de referência, ainda necessita que os seus resultados sejam confirmados "lá fora" no estrangeiro?

Peliteiro,   às  13:14
3  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Queima das Fitas 2009 em Coimbra 






Jantar de curso



Faculdade de Farmácia da Universidade de CoimbraJantar do curso de Ciências Farmacêuticas 1982-88;

Sábado, 2 de Maio. Concentração na Praça da República às 20:00h. Passa palavra.

Inscrições em jorge@peliteiro.com

Peliteiro,   às  13:10
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

The World's Most Influential People 

A Time acaba de publicar o Top 100 das individualidades mais influentes do mundo em 2009, The World's Most Influential People. Nem um português! Nem, pasme-se, nem Sócrates!

Peliteiro,   às  12:57
2  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

ARQUIVOS

Maio 2003      Junho 2003      Julho 2003      Agosto 2003      Setembro 2003      Outubro 2003      Novembro 2003      Dezembro 2003      Janeiro 2004      Fevereiro 2004      Março 2004      Abril 2004      Maio 2004      Junho 2004      Julho 2004      Agosto 2004      Setembro 2004      Outubro 2004      Novembro 2004      Dezembro 2004      Janeiro 2005      Fevereiro 2005      Março 2005      Abril 2005      Maio 2005      Junho 2005      Julho 2005      Agosto 2005      Setembro 2005      Outubro 2005      Novembro 2005      Dezembro 2005      Janeiro 2006      Fevereiro 2006      Março 2006      Abril 2006      Maio 2006      Junho 2006      Julho 2006      Agosto 2006      Setembro 2006      Outubro 2006      Novembro 2006      Dezembro 2006      Janeiro 2007      Fevereiro 2007      Março 2007      Abril 2007      Maio 2007      Junho 2007      Julho 2007      Agosto 2007      Setembro 2007      Outubro 2007      Novembro 2007      Dezembro 2007      Janeiro 2008      Fevereiro 2008      Março 2008      Abril 2008      Maio 2008      Junho 2008      Julho 2008      Agosto 2008      Setembro 2008      Outubro 2008      Novembro 2008      Dezembro 2008      Janeiro 2009      Fevereiro 2009      Março 2009      Abril 2009      Maio 2009      Junho 2009      Julho 2009      Agosto 2009      Setembro 2009      Outubro 2009      Novembro 2009      Dezembro 2009      Janeiro 2010      Fevereiro 2010      Março 2010      Abril 2010      Maio 2010      Junho 2010      Julho 2010      Agosto 2010      Setembro 2010      Outubro 2010      Novembro 2010      Dezembro 2010      Janeiro 2011      Fevereiro 2011      Março 2011      Abril 2011      Maio 2011      Junho 2011      Julho 2011      Agosto 2011      Setembro 2011      Outubro 2011      Novembro 2011      Dezembro 2011      Janeiro 2012      Fevereiro 2012      Março 2012      Abril 2012      Maio 2012      Junho 2012      Julho 2012      Agosto 2012      Setembro 2012      Outubro 2012      Novembro 2012      Dezembro 2012      Janeiro 2013      Fevereiro 2013      Março 2013      Abril 2013      Maio 2013      Junho 2013      Julho 2013      Agosto 2013      Setembro 2013      Outubro 2013      Novembro 2013      Dezembro 2013      Janeiro 2014      Fevereiro 2014      Março 2014      Abril 2014      Maio 2014      Junho 2014      Julho 2014      Setembro 2014      Outubro 2014      Novembro 2014      Dezembro 2014      Janeiro 2015      Fevereiro 2015      Março 2015      Abril 2015      Maio 2015      Junho 2015      Julho 2015      Agosto 2015      Setembro 2015      Outubro 2015      Novembro 2015      Dezembro 2015      Janeiro 2016      Fevereiro 2016      Março 2016      Abril 2016      Junho 2016      Julho 2016      Agosto 2016      Setembro 2016      Outubro 2016      Novembro 2016      Dezembro 2016      Janeiro 2017      Fevereiro 2017      Março 2017     

 

Perfil de J. Soares Peliteiro
J. Soares Peliteiro's Facebook Profile

 


Directórios de Blogues:


Os mais lidos


Add to Google

 

 

Contactos e perfil do autor

 

 

Portugal
Portuguese flag

Blogues favoritos:


Machado JA

Sezures

Culinária daqui e d'ali

Gravidade intermédia

Do Portugal profundo

Abrupto

Mar Salgado

ALLCARE-management

Entre coutos e coutadas

Médico explica

Pharmacia de serviço

Farmácia Central

Blasfémias

31 da Armada

Câmara Corporativa

O insurgente

Forte Apache

Peopleware

ma-shamba



Ligações:

D. G. Saúde

Portal da Saúde

EMEA

O M S

F D A

C D C

Nature

Science

The Lancet

National library medicine US

A N F

Universidade de Coimbra


Farmacêuticos sem fronteiras

Farmacêuticos mundi


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Creative Commons License
Licença Creative Commons.