<$BlogRSDUrl$> Impressões de um Boticário de Província
lTradutor Translator
Amanita muscaria

Impressões de um Boticário de Província

Desde Maio de 2003


quinta-feira, 30 de abril de 2009

Argumentos porcos 

Realmente enerva o Bastonário da Ordem dos Médicos: dedica-se, sistematicamente, a delatar o vizinho - «Pedro Nunes, denunciou a existência de vendas sistemáticas de Tamiflu sem receita médica» - em vez de cuidar de problemas que digam respeito à sua classe - «Pedro Nunes não criticou que se receite Tamiflu, já que os médicos conhecem os casos para os quais receitam este medicamento «na medida em que a ciência médica se estuda nos livros e há critérios absolutamente claros e conhecidos para a prescrição de todos os medicamentos» - não contribuindo assim para que os membros da Ordem que dirige se consciencializem (uma farmácia diz que já vendeu este mês mais de 30 embalagens deste antiviral com receita médica) de que não há nenhuma justificação objectiva para a prescrição de Tamiflu no quadro actual de pré-pandemia, como ele próprio admite e sabe - «comprar o Tamiflu nesta altura é gastar dinheiro sem sentido».

Argumentos porcos na gripe dos porcos - julgo que toda a gente percebe que assim é e que os Médicos e Portugal mereciam um Bastonário menos medíocre e, sobretudo, menos desonesto.

Peliteiro,   às  20:23
3  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Ameaças melhor que apelos 

Sobre o assunto deste meu texto de ontem, "Ameaças melhor que apelos", o INFARMED resolveu hoje "relembrar" as Farmácias, através de circular, que o Tamiflu "apenas pode ser dispensado mediante a apresentação de receita médica, devendo a Farmácia ficar na posse da mesma".
Ora não há nem um farmacêutico neste país, mesmo estagiário, que não saiba aquilo que o INFARMED agora "relembra"; e o INFARMED, se quiser, sabe muito bem que Farmácias, que Farmacêuticos, vendem ou venderam, Tamiflu, em que quantidades, de que lotes, com que prazos de validade, comprados a que armazenista, quando, a que preço, etc., etc., etc.. Está tudo registado (o mesmo para antibióticos e outros fármacos, muito mais para psicotrópicos e estupefacientes). Assim como está registado qual o médico que receitou - o que é importante na discussão desta matéria...

Portanto Sr. Prof. Vasco Maria, não "recorde", que isso é um acto ridículo. Actue!

A grande maioria das Farmácias e dos Farmacêuticos ficar-lhe-ia grata se pusesse um travão a este tipo de concorrência desleal e desonesta. Actue, vá! Feche uma Farmácia, basta uma, e verá como esse fenómeno acaba imediatamente. Tem medo de quê?

Peliteiro,   às  15:27
5  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Gripe dos porcos 

OMS eleva o alerta de pandemia para o nível 5

Páginas fundamentais:

OMSOMS swine influenzaCDC swine fluCDC What's NewECDCDGS





Cronologia:
24ABR: Expectantes;
27ABR09: Alerta 4 da OMS;
28ABR09: O mundo sossega quando se vê que só os miseráveis morrem;
29ABR09: Alerta 5 da OMS e isto não pára?


Mapas da gripe








Twitter Button from twitbuttons.com

Peliteiro,   às  22:30
15  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Gripe dos porcos 

OMS eleva o alerta de pandemia para o nível 5

Gripe dos porcos; Swine Influenza
Phase 5
is characterized by human-to-human spread of the virus into at least two countries in one WHO region. While most countries will not be affected at this stage, the declaration of Phase 5 is a strong signal that a pandemic is imminent and that the time to finalize the organization, communication, and implementation of the planned mitigation measures is short.

Peliteiro,   às  21:36
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Que seria de vós sem nós 

Portugal inteiro suspenso dos resultados das análises à criança que pode, mas não deve, ter gripe dos porcos.

Peliteiro,   às  14:18
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Ameaças melhores que apelos 

Ministra da Saúde, Ana Jorge, apela aos portugueses para rejeitarem auto-medicação


Alguém explique à Sra. Ministra, se fachavor, que o Tamiflu é um medicamento sujeito a receita médica obrigatória e que, portanto, como a própria classificação do medicamento indica, não pode ser vendido nas farmácias sem receita médica (até porque os vírus Influenza A H1N1 são muito bons a desenvolverem resistência ao oseltamivir).
A Sra. Ministra o que devia dizer era qualquer coisa como: "Não se atrevam, ó minoritário grupo de Farmácias desonestas que vendem tudo e mais alguma coisa, antibióticos e psicotrópicos incluídos, a vender tamiflu a quem quer que seja sem receita médica; não se atrevam, ó minoritário grupo de médicos desonestos que fazem tudo e mais alguma coisa desde que ganhem com isso mais uns trocos, a receitar tamiflu a quem quer que seja sem uma boa justificação".

Peliteiro,   às  14:14
7  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

terça-feira, 28 de abril de 2009

Participe! 

Póvoa de Varzim discussão pública

Etiquetas:


Peliteiro,   às  19:59
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

domingo, 26 de abril de 2009

Incúria Pública 

A piscina, olímpica, da Póvoa de Varzim, por estar virada ao mar e possibilitar a contemplação do pôr-do-sol enquanto se nada, é considerada por muitos como uma das mais belas e agradáveis do país, atraindo gente de longe que acorre propositadamente à cidade para ali fazer natação.
Pois bem, a gestão do complexo desportivo, paradoxalmente, resolveu colocar um painel fixo, com publicidade à cidade e, pasme-se, até uma imagem do pôr-do-sol, impossibilitando o prazer inigualável de nadar bruços apreciando o sol que se põe.



O ginásio deste equipamento desportivo tem uma clientela numerosa e fiel, muito por causa da dedicação dos excelentes professores que lá trabalham. É frequente observar desportistas esperando vez, longos minutos, para usarem as máquinas da acanhada sala e muitos, sabendo da saturação do local, desistem de o frequentar e procuram a concorrência privada.
Pois bem, este pequeno, insuficiente e escuro ginásio tem uma área contígua, virada a mar, completamente abandonada, degradada já. Com obras de pouca monta poder-se-ia construir um ginásio amplo com uma vista magnífica do Atlântico, um ginásio extraordinário, único.



Entretanto, ainda, revisitando os locais que permitiram prever a contaminação da VarzimLazer por Legionela, passado ano e meio, conclui-se que nem tudo está bem, que o ambiente bolorento persiste.



Assim sendo, face a todos estes sinais de má gestão, de desmazelo, não é de admirar que a situação económica desta empresa municipal seja bastante frágil. Mesmo não faltando os clientes!

Peliteiro,   às  22:42
7  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Gripe dos porcos 


Peliteiro,   às  00:26
1  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

sábado, 25 de abril de 2009

O que é de mais é erro 

A ler no PÚBLICO de hoje:
«A ideia é boa, mas a medida parece ter sido tomada “em cima do joelho”, observam dois especialistas, notando que não foram acautelados dois tipos de riscos. A gratuidade “é um erro técnico” porque “abre porta ao desperdício”, explica o farmacêutico Mário de Sá Peliteiro. Isso tem sido provado na prática, com as insulinas e com os antiepilépticos que, em determinados casos, são grátis. “Como são dados, os doentes estragam.”»

Peliteiro,   às  01:32
5  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Se for verdade... 

Genéricos vão ser gratuitos para pensionistas que recebem menos do que o ordenado mínimo

Como bem lembrou a semana passada o Dr. João Cordeiro, muitos doentes, cada vez mais, decidem sair da farmácia sem levar exactamente aquilo que o médico receitou: porque não têm dinheiro que pague todos os medicamentos.

É de aplaudir então esta medida do Governo Sócrates, uma medida muito positiva para os doentes (e para as farmácias, claro) que mais precisam. Devia haver campanha eleitoral todos os anos.

Uma dúvida apenas, a do cumprimento da medida. É que este Governo, nesta área, mente muito, usa muito o rodapé em letras miudinhas, adia promessas ad eternum, finge que faz e fica tudo na mesma. Logo veremos.

Peliteiro,   às  08:41
10  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Participe! 

Em tempos de choque tecnológico e de simplex não se percebia como era necessário, para participar na Discussão Pública do Plano de Pormenor referente aos terrenos do lugar da Quarteiranova, na Póvoa de Varzim, enviar uma opinião ou uma reclamação por correio registado dirigido a Macedo Vieira. Contra isso barafustei de imediato na caixa de comentários do Póvoa Semanário, por ser sintoma de que não interessa ter uma adesão alargada da população na discussão.
Afinal é possível emitir opinião online.

Diga não à Quarteiranova. Participe, use o formulário online.


Não deixe que amanhã os seus filhos o acusem de passividade face a mais um atentado urbanístico na sua cidade (71.788 metros quadrados de construção!) (nestas fotografias o hotel não parece ter 11 andares - ilusão de óptica ou maquilhagem?), a uma perda irreparável de qualidade de vida, de segurança até - se um dia acontecer uma catástrofe nessa zona (não acontecem só aos outros, no estrangeiro) como são evacuadas as pessoas, quando os acessos são tão limitados e há uma imensa barreira de betão?
Se concorda com o hipotético empreendimento, se não vê inconvenientes, participe na mesma na discussão pública, pode até sugerir que o monstro de betão cresça um pouco mais, invada os terrenos das piscinas e do ténis da Varzim Lazer e fique localizado realmente em frente ao mar. Isso sim, seria uma negociata...

Etiquetas:


Peliteiro,   às  23:50
7  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Dúvidas importantes 

Já há cerejas madurinhas?

Etiquetas:


Peliteiro,   às  23:18
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Basta de água cara na Póvoa de Varzim

Peliteiro,   às  23:16
1  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

O crime compensa 

Insurjo-me habitualmente sobre a capacidade de perdão (será perdão ou falta de memória ou, simplesmente, atitude própria de quem é invertebrado e acéfalo?) de muitos protugueses em relação a heróis de Abril e das brigadas revolucionárias como Otelo Saraiva de Carvalho e, na nossa área, a medalhada Isabel do Carmo.

Hoje a ignomínia atingiu o auge, com a assinatura de Teixeira dos Santos e Nuno Severiano: Otelo foi promovido a Coronel e vai receber 50.000 €!

A propósito, recomenda-se vivamente a leitura, em discurso directo:
«Otelo Saraiva de Carvalho foi o líder operacional das FP-25 de Abril. Este facto foi julgado e provado em tribunal. Entre os crimes de que foi acusado, estavam o assassinato de 17 pessoas, de uma forma fria brutal e cobarde. Apesar disso, Otelo foi promovido a coronel.
Entre as vitimas, estava o meu Pai, Gaspar Castelo-Branco, Director Geral dos Serviços Prisionais, assassinado a sangue frio, de forma cobarde, com dois tiros na nuca.
»

Peliteiro,   às  14:23
12  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Técnicos superiores de saúde 

A propósito do que aqui escrevi pela manhã, da "promoção" dos técnicos de saúde a técnicos superiores de saúde - o Ministério da Saúde terá dinheiro para pagar a tanta gente os correspondentes e inevitáveis, mais cedo ou mais tarde, aumentos de vencimento? - acrescento a proposta de revisão da carreira e a subsequente contraproposta apresentada ao Ministério da Saúde pelo sindicato.

Isto começou como um negócio do ensino (há dezenas de escolas de "saúde" por esse país fora, formando hordas de desempregados) e talvez haja nisto uma oportunidade de regeneração do negócio, talvez depois se façam uns cursos novos de técnicos de saúde...

Eu acho tudo muito bem, apenas repito: agora que, em Portugal, vão ser todos doutores, técnicos superiores, quem faz o trabalho de técnico?

Peliteiro,   às  23:30
3  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Isto não vai lá! 

Portugal é um país de doutores.
O problema é que depois ninguém quer trabalhar.

Pelo que vou sabendo os técnicos de saúde - análises clínicas, farmácia, anatomia patológica, radiologia, etc. - desenvolvem esforços de lóbi junto do atarantado Ministério da Saúde no sentido de - e porque neste momento os seus cursos são licenciaturas - promoverem uma fusão de carreiras com os técnicos superiores de saúde - farmacêuticos (lamentavelmente sem carreira própria), nutricionistas, psicólogos, etc.. Os antigamente técnicos querem agora passar a ser designados por "analista clínico" (toda a minha vida pensei que analista clínico era eu, que sou especialista em análises clínicas; o que passarei a ser agora?), "farmacoterapeuta", "biopatologista", "radiologista" (e os médicos agora passarão a imagiologistas?), etc.

Acho muito bem que os técnicos reivindiquem uma carreira, a melhor possível. Acho muito bem que os técnicos adoptem as designações profissionais chiques, as melhores possíveis.

Agora, digam-me por favor, porque será este movimento de promoção exclusivo de Portugal, porque não ouço falar disso, por exemplo, onde estive recentemente, em Espanha ou em França, onde os técnicos são técnicos.

Já agora, que isto é o mais importante, digam-me por favor, quem faz o trabalho de técnico enquanto quadro médio, quem me cora as lâminas de hematologia e quem me centrifuga os sedimentos urinários para eu ver no microscópio, quem me calibra de manhã cedo os equipamentos, quem me semeia as placas de bacteriologia, quem me faz as colheitas de sangue? Convinha pensar nisso.

Etiquetas:


Peliteiro,   às  08:27
24  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

terça-feira, 21 de abril de 2009

Isto não vai lá! 

Portugal é um dos países que mais aposta nas qualificações dos trabalhadores, na educação, nas novas oportunidades, etc., etc. - Este é o discurso oficial.

Eu, como a maioria de vós, sou licenciado. Eu, por acaso, até tenho duas licenciaturas, em Farmácia e em Análises Clínicas. Eu licenciei-me pela Universidade de Coimbra e soei as estopinhas para tirar o canudo; foi duro.
Nos dias que correm há Universidades e Institutos até em Joane e, olhando para as escolas, olhando para os professores, fico com muitas dúvidas sobre os níveis de qualidade do ensino ministrado. Nos dias que correm o fim de curso confere o grau de Mestre e não de licenciado.
Ou seja, eu, como a maioria de vós, sou apenas licenciado.

Hoje informei-me sobre o modo de eu, um velho licenciado, obter o dito Mestrado de Bolonha. Não me faz falta, mas pode vir a fazer um dia, sei lá.
Tenho que redigir uma monografia sobre um tema relacionado com as ciências farmacêuticas ou ciências da saúde.
Já está! Faço isso num fim-de-semana. Vou escrever sobre auditorias da qualidade em serviços de saúde; na Universidade ninguém sabe nada sobre isso, portanto, o Mestrado está garantido. Sem esforço. Sem valor; um título para Inglês ver, que seria mais digno e menos absurdo se fosse atribuído automaticamente.

É tudo um fingimento. Agora quando eu tiver mais este canudo, já sabem que quando me encontrarem têm que me tratar assim: Mestre, velho Mestre...

Peliteiro,   às  22:49
8  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Isto não vai lá! 

«O Hospital de Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro tem, desde o dia 25 de Março, um gestor do medicamento, com o objectivo de conduzir à co-responsabilização e ao uso racional do medicamento em todo o seu circuito dentro da instituição. Paulo André Fernandes será o elo de ligação entre o corpo clínico e os órgãos de gestão do hospital, sendo também responsável por operacionalizar e monitorizar no terreno as medidas propostas pela Comissão de Farmácia e Terapêutica, bem como a aplicação dos protocolos terapêuticos.»

Gestor do medicamento? Sempre pensei que as funções descritas no texto acima fossem as do Farmacêutico Hospitalar (entre outras). Mas não! Alguma inteligência da João Crisóstomo criou agora uma função nova (já tinha ouvido falar nesta intenção há uns tempos, num blogue talvez) copiada a papel químico duma já existente - a do farmacêutico, que por certo será "despromovido" em favor deste boy - mas a que deu o nome pomposo de "gestor do medicamento". Por certo mais uma originalidade portuguesa.

Não resolverá os problemas de mau consumo nem de crescimento da despesa com medicamentos nos Hospitais Públicos, porque a raíz do problema é bem mais profunda e subterrânea (ou julgam que nos hospitais não há dádivas benévolas de televisões, viagens e mesmo Lancias).
Mas criará, com certeza, bons empregos para os amigos!
Fotografia copiada aqui.

Peliteiro,   às  19:23
10  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Jantar de curso 

Faculdade de Farmácia da Universidade de CoimbraJantar do curso de Ciências Farmacêuticas 1982-88;

Sábado, 2 de Maio. Concentração na Praça da República às 20:00h. Passa palavra.

Inscrições em jorge@peliteiro.com

Peliteiro,   às  18:49
2  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Até os comemos! 


Peliteiro,   às  18:47
3  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

domingo, 19 de abril de 2009

Guerra dos genéricos 

Nesta altura, já todos os portugueses perceberam que na guerra entre médicos e farmacêuticos o que está em causa são apenas e só interesses ilícitos e ganância, benefícios próprios à custa do orçamento do Estado, da carteira dos portugueses e vigarices várias.

Falso! A maioria dos médicos e dos farmacêuticos são gente séria que não se deixa envolver em negociatas, que trabalha muita para bem dos doentes, gente do melhor que o país tem.

Nesta guerra, estúpida como todas as guerras, todos perdem, sobretudo os doentes. Ganham aqueles a quem interessa que não se discutam os verdadeiros problemas da saúde do país e dos profissionais de saúde. Ganham também, claro, a minoria dos farmacêuticos e dos médicos que são realmente muito vigaristas e para quem o doente nada interessa.

Esperemos que os dirigentes de ambas as classes tenham o bom senso de terminar rapidamente com esta guerrilha inconsequente e infantil.

Peliteiro,   às  23:39
3  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Baleia a dar à costa 

A Póvoa de Varzim é conhecida pelas suas águas serem um feliz habitat para géneros microscópicos, uns mais patogénicos do que outros, Salmonelas, Coliformes, Enterococos, Norovírus, etc, etc.
Já há muito tempo também se falava da mítica baleia a dar à costa. Aqui está ela: hoje uma espécie do reino do macroscópico, um cetáceo, invulgar na região, deu à costa, para gáudio de muitos e muitos turistas, que enquanto arrefeciam o garrafão nas águas frias do Atlântico - a baleia, coitada, já putrefacta e pestilente, está ali há horas e horas e não há quem lhe dê um destino higiénico! - aproveitaram para tirar um retrato para mais tarde recordar a cidade dita da cultura e do lazer.

Baleia na Póvoa de Varzim

Peliteiro,   às  16:36
12  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Exageros 

As novas urgências de Famalicão estão excelentes; conheço-as e posso atestar que se trata de uma unidade moderna, bem equipada, capaz de prestar serviços de saúde de qualidade à população a que se destina.
Mas a propaganda do Governo, e a engajada RTP, escusava de exagerar tanto: 250 mil ainda admito, agora 250 milhões, isso é que já me parece muito...

Urgências de Vila Nova de Famalicão

Peliteiro,   às  16:28
1  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Participe ! 

«O período de Discussão Pública do Plano de Pormenor referente aos terrenos do estádio do Varzim Sport Club, das instalações do Clube Desportivo da Póvoa e da Praça de Touros, decorre de amanhã (17 de Abril) até 19 de Maio. Durante este período, qualquer reclamação, observação, sugestão ou pedido de esclarecimento deve ser apresentado por escrito, através do preenchimento de modelo próprio disponível no Posto de Turismo e entregue directamente na Secção de Gestão Documental, no edifício dos Paços do Concelho, ou a remeter por correio registado, endereçado ao Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim — "Plano de Pormenor da Zona E54 do Plano de Urbanização da Póvoa de Varzim" — Praça do Almada, 4490-438 Póvoa de Varzim.»
Póvoa Semanário

Caro Poveiro, o atentado urbanístico iminente, a perpetrar nos terrenos do estádio do varzim, das instalações do Clube Desportivo e da Tourada (!) só é evitável por duas ordens de razões: i) a crise económica e do imobiliário e ii) a sua participação activa.
Não se deixe dominar pela bovinidade, não deixe que os seus filhos o censurem, daqui a uns anos, por nada ter feito no sentido de evitar a construção de um prédio de 11 andares em frente ao mar, não tenha medo, denuncie, reclame, divulgue a necessidade do protesto. Esta discussão pública é uma oportunidade única de manifestar o seu desacordo pela preponderância do dinheiro, do negócio, em relação à sua cidade e à qualidade de vida dos poveiros.

Participe nesta discussão pública!

Etiquetas:


Peliteiro,   às  12:20
17  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Comentários para quê? 

Da leitura do Relatório de actividades do Infarmed de 2008, publicado esta semana, pudemos seleccionar dois dados interessantes, reveladores:
  1. Em tempos de contracção do emprego foram registados no último ano 1298 delegados de propaganda médica!

  2. Em tempos de privilegiar o acesso ao medicamento, no último ano 216 farmácias alteraram a propriedade, 160 foram transferidas, 55 fizeram obras e não abriu nem uma - nenhuma! - farmácia foi inaugurada em Portugal!

Peliteiro,   às  22:53
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

música do momento 


Peliteiro,   às  21:50
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

música do momento 


Peliteiro,   às  14:53
3  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

terça-feira, 14 de abril de 2009

Paulo Rangel 

Há uns meses atrás, ao ser-me apresentado o Dr. Paulo Rangel tive a oportunidade de lhe dizer que tinha muito gosto em conhecê-lo, que era um seu admirador. Ele riu-se e disse-me que tinha bastantes defeitos e pouco para admirar, num misto de modéstia e boa-disposição. As minhas palavras não eram de circunstância; de facto tive muito gosto em conhecê-lo e de facto admirava-o já na altura, enquanto político promissor, e mais o admiro agora, como político firmado.
Manuela Ferreira Leite escolheu bem.
Paulo Rangel é um bom cabeça de lista, do PSD, às eleições europeias de Junho. Paulo Rangel é uma boa escolha contra o "rosto do passado" Vital Moreira e representará muito bem o Portugal competente, moderno e ambicioso na Europa.

Peliteiro,   às  21:55
2  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Boas novas para insulinodependentes 

«C-Peptide Levels and Insulin Independence Following Autologous Nonmyeloablative Hematopoietic Stem Cell Transplantation in Newly Diagnosed Type 1 Diabetes Mellitus». No JAMA

Peliteiro,   às  21:50
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Cordeiro / Nunes 

Siga os comentários ao debate no Twitter

Peliteiro,   às  21:43
1  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Apito encarnado 

Benfica 0 - Briosa 1

Ia-me esquecendo!

Etiquetas:


Peliteiro,   às  21:07
1  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Política de mentira 

A inauguração da Farmácia do S.ª Maria é mais uma demonstração da política de mentira deste Governo. Para além de ter sido sucessiva e repetidamente anunciada é uma mentira porque:
a) Se realmente fosse intenção do Governo proporcionar maior acessibilidade ao medicamento para os doentes dos hospitais generalizava a abertura destes concursos e não se limitava apenas a seis deles.
b) Se realmente fosse intenção do Governo proporcionar maior acessibilidade ao medicamento para os doentes em geral, incluindo para os dos hospitais, permitia a abertura de novas farmácias em todo o território nacional, especialmente nas zonas mais carenciadas, coisa que este Governo não faz, já que em 4 anos de Governo não abriu nem uma única Farmácia!

Etiquetas:


Peliteiro,   às  13:22
4  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

A não perder, hoje à noite 

João Cordeiro, Presidente da Associação Nacional de Farmácias, e Pedro Nunes, Bastonário da Ordem dos Médicos vão estar frente-a-frente, às 23 horas de terça-feira, na emissão especial da SIC Notícias dedicada ao negócio dos genéricos em Portugal.

João Cordeiro vai esmagar, primeiro porque é óbvio para qualquer um descomprometido que tem a razão do lado dele, segundo porque o farmacêutico é intelectualmente muito superior ao médico.

Peliteiro,   às  13:11
6  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

... É fazer as contas! 

«O concurso presupõe a construção e exploração da farmácia, sendo que quem ganhar o concurso tem que pagar uma renda ao hospital de cerca de 600.000 euros mensais, mais uma participação na ordem dos 20 % das vendas que tem em relação ao produto anual da farmácia.»

É trágico sabermos ter uma Ministra que não sabe nada de nada. Não sabe onde fica Praga, não sabe o valor das dívidas do SNS, e agora, na Farmácia que a Sra. Ministra dizia abrir em Julho de 2008, Ana Jorge diz que a renda mensal é de 600.000 € mensais - quando é anuais!!!

600.000 € por ano de renda é uma pipa de massa que não sei como se conseguirá pagar; agora 600.000 € de renda por mês é uma gaffe só possível a quem nunca administrou nada que lhe saísse verdadeiramente do bolso.

Peliteiro,   às  11:03
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Charcos 

Não acompanhei em pormenor os desenvolvimentos da guerra dos genéricos da semana passada mas foi interessante observar à distância e distraidamente (não, não foi um laboratório que me pagou as férias...) a magistral operação estratégica encenada pela ANF do Dr. João Cordeiro e seus consultores de comunicação, uma operação audaciosa e inteligente i) que a maioria dos jornalistas e comentadores não conseguiu entender minimamente, ii) com que a Ordem dos Médicos cooperou inadvertida e ingenuamente e iii) que revelou uma vez mais a incapacidade, incompetência e inabilidade extrema da Sra. Ministra da Saúde. Uma boa pedrada no charco infecto que é a política do medicamento em Portugal.
__________________________

Interessante também é verificar as excitações blogosféricas - Porque será? - que o tema Farmácias e Farmacêuticos provoca. Fenómeno este transversal a todos os blogues onde se escreve sobre saúde e constatado por exemplo no sempre corporativista Médico explica medicina a intelectuais, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, e aqui (mais de 100 comentários!) - já discutimos estas questões desde 2003, mas sempre que vêm à baila as Farmácias, a produtividade do blogue e seus comentadores explode - e no ordinário Doutor Enfermeiro, aqui e aqui - o autor até pode ser Doutor, hoje em dia quem não é, mas se faz questão no título bem podia ter mais cuidado com a qualidade do português que escreve -, uma pestilência que envergonha todos os profissionais de saúde pelo permanente mau carácter, querelante e odiento.
Eu não passo a vida a dizer mal dos médicos ou dos enfermeiros, nem a vigiar as suas actividades, nem a opinar sobre os seus trabalhos, funções, nem regimes legais, nem carreiras... Será do Guaraná? Get a life!

Peliteiro,   às  22:28
3  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Emídio Guerreiro na AR 

Intervenção do meu amigo e velho companheiro de Coimbra, Emídio Guerreiro: «O governo asfixia as escolas profissionais e paga avença milionária a João Pedroso». Veja o vídeo da AR.

Peliteiro,   às  22:21
1  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Política de verdade; Manuela Ferreira Leite

Peliteiro,   às  22:08
4  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Genéricos de marca 

Este tema talvez devesse ser tratado com uma prosa um pouco mais cuidada, mas realmente a paciência para temas requentados e planos de pormenor já não abunda. De modo que sobre a medida preconizada pela ANF para a substituição dos genéricos queria apenas deixar duas palavrinhas:
  1. A lei é para se cumprir. Pode ser absurda, mas é para cumprir. Não acredito que a ANF ou nenhuma das Farmácias aderentes a este, digamos, programa seja algum dia condenada em Tribunal.
  2. O conceito de genérico de marca é um absurdo e julgo que uma originalidade portuguesa. Ou é marca ou é genérico. Em Portugal há ainda a cópia; uma chafurdice. Nenhum médico, nenhum farmacêutico tem competência, tem elementos, tem nenhuma evidência, intuição ou cheiro que lhe permita distinguir um genérico da marca xpto de um outro genérico da marca otpx. Estamos a falar de ciência e tecnologia e não de fé.
  3. A prescrição por DCI consta do programa deste Governo e do compromisso para a saúde. Cordeiro só está a recomendar o que o Governo prometeu mas não cumpriu. A actual Ministra não cumpre as promessas do Governo e anda pelos congressos médicos a suplicar-lhes que receitem genéricos. Por amor de Deus!... O Sócrates, esse mariquinhas, tem medo de quê?
  4. Os médicos escusam de fazer de virgens envergonhadas porque toda a gente sabe que estão metidos até ao pescoço (não todos evidentemente, há muita gente séria, felizmente) nas negociatas do medicamento, que chapinham que nem javardos, que mamam que nem vitelos na teta do desvario dos dinheiros públicos. O número de delegados de propaganda médica atesta bem isso. Os farmacêuticos também não são nenhuns anjinhos, diga-se, mas pelo menos é suposto que estes ganhem dinheiro a vender medicamentos - é mais natural e não fazem de virgens púdicas. Agora, os médicos, muitos médicos, deviam ter vergonha de se pronunciarem sobre isto, inchados que nem sanguessugas empanturradas do sangue alheio.

Peliteiro,   às  00:27
42  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Ministério acusa privados de praticar preços 10% mais elevados nas análises clínicas

Eu que sou especialista em análises clínicas e tenho experiência em hospitais públicos (sou dos poucos portugueses que conhece que abandonou a função pública) e em laboratórios privados terei algo de fundamentado para dizer. Fundamentado, verdadeiro e incontestável, mas curto:

O Estado faz lá ideia de quanto gasta com as suas análises, muito menos quanto custam as que paga aos privados!

Peliteiro,   às  00:22
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Director de ACE 


Lembram-se quando eu em Novembro andava numa roda-viva, num rodopio para que nomeassem Director de um ACE, agrupamento de Centros de Saúde?
Pois bem, hoje foram nomeados os ditos. E eu nada! É a vida...

Deveriam ter sido nomeados até 27 de Novembro. Foram nomeados em 2 de Abril. A Sra. Ministra diz que «foram nomeados e não escolhidos por concurso para tornar o processo mais rápido». Um atraso de 4 meses é rápido; se fosse por concurso seria um atraso aí de 4 anos... Não estará ninguém a mentir?

Peliteiro,   às  00:05
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Braval 

Um indivíduo que foi condenado por corromper um vereador de um município não pode ser nomeado presidente de uma empresa municipal.
Eu já assinei a petição «Destituição de Domingos Névoa da presidência da Braval»; se o quiser fazer também siga esta ligação.

Peliteiro,   às  23:46
6  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Pechinchas na crise 

Claro que aquilo era uma mentirinha de 1 de Abril. Não estou nada em vias de comprar uma Farmácia. Ao preço a que elas estão - mais caras do que nunca, porque de facto não há reforma nenhuma no sector a não ser descidas administrativas de preços e porque este Governo não abriu uma única Farmácia - e da forma que o sector está instável, conduzido por políticos completamente incompetentes e doidos, só há 3 tipos de pessoas que compram Farmácias: 1) milionários a quem não custou a ganhar; 2) trengos crédulos; 3) vigaristas que não têm nada a perder. Posso ser trengo, mas não sou crédulo.

Peliteiro,   às  23:45
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Só pode ser mentira! 

«Depois dos desmandos urbanísticos da década de 80, que desfiguraram a marginal da cidade, a Câmara da Póvoa aprovou a abertura de um período de discussão pública para a proposta do plano de pormenor que vai permitir a construção de edifícios - um deles um hotel, que poderá ter 11 pisos - na zona ocupada actualmente pelo estádio e campo de treinos do Varzim, Clube Desportivo da Póvoa e praça de touros. Este é o único espaço livre de prédios na frente marítima poveira, mas terá um índice de construção "excepcional"
A parte relativa ao Varzim terá um edifício com 5 pisos, outro com 8 e um centro comercial de 2 pisos com 21.900 metros quadrados e estacionamento subterrâneo. O hotel, já no actual terreno do Clube Desportivo da Póvoa, poderá ter, no máximo, 11 pisos
». PÚBLICO

Só pode ser mentira de 1 de Abril a construção deste bloco de cimento - até um prédio de 11 pisos! - em frente ao mar, numa zona com dificuldades de acessos, atafulhada de carros e com uma praia, recheada de Salmonelas, onde já não há lugar nem para mais um.

Só pode ser mentira de 1 de Abril, mas se não for... É bem evidente o que é!

Etiquetas:


Peliteiro,   às  23:10
10  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Basta! 

Basta de maltratar as praias da Póvoa de Varzim

Peliteiro,   às  19:47
8  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Pechinchas na crise 

Não tenho estado tão activo como de costume nestas coisas da blogosfera. Por um lado não acontece nada, o país está quase paralisado pela crise nacional e internacional; por outro lado, devido a questões profissionais - com a mesma crise, com as reformas da saúde levadas a cabo por este Governo, com a descida acentuada do preço dos medicamentos, com a abertura anunciada de 500 novas Farmácias em época pré-eleitoral, verificou-se uma diminuição notável no valor de venda do estabelecimento Farmácia e, portanto, estou neste momento a ultimar a compra, barata, de uma "Botica" no Minho.
Rapidamente o ritmo de publicação do blogue será retomado. Depois, claro, conto com as vossas receitas para aumentar a facturação.

Peliteiro,   às  09:09
1  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

ARQUIVOS

Maio 2003      Junho 2003      Julho 2003      Agosto 2003      Setembro 2003      Outubro 2003      Novembro 2003      Dezembro 2003      Janeiro 2004      Fevereiro 2004      Março 2004      Abril 2004      Maio 2004      Junho 2004      Julho 2004      Agosto 2004      Setembro 2004      Outubro 2004      Novembro 2004      Dezembro 2004      Janeiro 2005      Fevereiro 2005      Março 2005      Abril 2005      Maio 2005      Junho 2005      Julho 2005      Agosto 2005      Setembro 2005      Outubro 2005      Novembro 2005      Dezembro 2005      Janeiro 2006      Fevereiro 2006      Março 2006      Abril 2006      Maio 2006      Junho 2006      Julho 2006      Agosto 2006      Setembro 2006      Outubro 2006      Novembro 2006      Dezembro 2006      Janeiro 2007      Fevereiro 2007      Março 2007      Abril 2007      Maio 2007      Junho 2007      Julho 2007      Agosto 2007      Setembro 2007      Outubro 2007      Novembro 2007      Dezembro 2007      Janeiro 2008      Fevereiro 2008      Março 2008      Abril 2008      Maio 2008      Junho 2008      Julho 2008      Agosto 2008      Setembro 2008      Outubro 2008      Novembro 2008      Dezembro 2008      Janeiro 2009      Fevereiro 2009      Março 2009      Abril 2009      Maio 2009      Junho 2009      Julho 2009      Agosto 2009      Setembro 2009      Outubro 2009      Novembro 2009      Dezembro 2009      Janeiro 2010      Fevereiro 2010      Março 2010      Abril 2010      Maio 2010      Junho 2010      Julho 2010      Agosto 2010      Setembro 2010      Outubro 2010      Novembro 2010      Dezembro 2010      Janeiro 2011      Fevereiro 2011      Março 2011      Abril 2011      Maio 2011      Junho 2011      Julho 2011      Agosto 2011      Setembro 2011      Outubro 2011      Novembro 2011      Dezembro 2011      Janeiro 2012      Fevereiro 2012      Março 2012      Abril 2012      Maio 2012      Junho 2012      Julho 2012      Agosto 2012      Setembro 2012      Outubro 2012      Novembro 2012      Dezembro 2012      Janeiro 2013      Fevereiro 2013      Março 2013      Abril 2013      Maio 2013      Junho 2013      Julho 2013      Agosto 2013      Setembro 2013      Outubro 2013      Novembro 2013      Dezembro 2013      Janeiro 2014      Fevereiro 2014      Março 2014      Abril 2014      Maio 2014      Junho 2014      Julho 2014      Setembro 2014      Outubro 2014      Novembro 2014      Dezembro 2014     

 

Perfil de Jorge De Sá Peliteiro
Jorge De Sá Peliteiro's Facebook Profile

 


Directórios de Blogues:


Os mais lidos


Add to Google

 

 

Contactos e perfil do autor

 

 

Póvoa de Varzim; Porto; Portugal
Portuguese flag

Blogues favoritos:


Foot Bicancas

PVZonline

Cá 70

Pé de meia

Sextante Poveiro

Garatujando

Machado JA

Sezures

Culinária daqui e d'ali

Gravidade intermédia

Do Portugal profundo

Abrupto

Mar Salgado

ALLCARE-management

Entre coutos e coutadas

Médico explica

Pharmacia de serviço

Farmácia Central

Blasfémias

31 da Armada

Câmara Corporativa

O insurgente

Forte Apache

Peopleware

ma-shamba



Ligações:

D. G. Saúde

Portal da Saúde

EMEA

O M S

F D A

C D C

Nature

Science

The Lancet

National library medicine US

A N F

Universidade de Coimbra


Farmacêuticos sem fronteiras

Farmacêuticos mundi


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Creative Commons License
Licença Creative Commons.