<$BlogRSDUrl$> Impressões de um Boticário de Província
lTradutor Translator
Amanita muscaria

Impressões de um Boticário de Província

Desde Maio de 2003


sexta-feira, 31 de Outubro de 2008

Os 500 melhores filmes de sempre 

A Empire, 10.000 leitores, 150 profissionais do cinema e 50 críticos criaram a lista dos 500 melhores filmes de sempre.
O Padrinho de Coppola foi considerado o melhor filme de sempre, os outros pode consultar aqui. Uma lista para guardar e ir conferindo - pelo menos os 100 primeiros - durante os próximos anos.

1º) The Godfather (1972) - Francis Ford Coppola
2º) Raiders Of The Lost Ark (1981) - Steven Spielberg
3º) Star Wars Episode V: The Empire Strikes Back (1980) - Irvin Kershner
4º) The Shawshank Redemption (1994) - Frank Darabont
5º) Jaws (1975) - Steven Spielberg
6º) GoodFellas (1990) - Martin Scorsese
7º) Apocalypse Now (1979) - Francis Ford Coppola
8º) Singin’ In The Rain (1952) - Stanley Donen and Gene Kelly
9º) Pulp Fiction (1994) - Quentin Tarantino
10º) Fight Club (1999) - David Fincher
11º) Raging Bull (1980) - Martin Scorsese

Peliteiro,   às  14:14
5  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

O caixeiro viajante 

Não há um computador mais ibero-americano do que este?

Mas o homem terá perdido toda a noção do ridículo? E o que ganhará, ganharemos, com a insistente publicidade a um computador que apenas é montado em Portugal? Sinceramente, cada vez menos percebo menos.
Parece que uma sondagem lhe dá vantagem por associação à sua resposta à crise financeira. Decididamente, não entendo nada, estou a ficar gágá.


Peliteiro,   às  00:13
13  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

OE 2008 

Agora que estamos prestes a ver aprovado o Orçamento de Estado para 2009 está na altura de analisar a execução do Orçamento de Estado de 2008, no que respeita à política orçamental do medicamento e da Farmácia:

«No âmbito da prossecução dos objectivos definidos pela actual Política do Medicamento e da Farmácia, será implementado em 2008 o novo regime jurídico para as farmácias [ Implementado. Redigir leis é fácil. ], assente no livre acesso à sua propriedade [ Um flop, ninguém tem dinheiro para as comprar; serão cerca de 1% as farmácias de não farmacêuticos. ], mas evitando-se a concentração excessiva através da instituição de uma limitação, por proprietário (a quatro farmácias) [ A UE parece que não concorda com isto; veremos o que acontece. ], e reforçando-se o regime de incompatibilidades entre a sua propriedade e respectiva gestão [ Nada foi feito. Zero. ]. O quadro legal já aprovado possibilita que as farmácias pratiquem descontos [ Nunca vi nenhuma Farmácia a divulgar descontos nas respectivas instalações como previsto na legislação. Na prática ficou tudo na mesma. ] e dispensem medicamentos através da Internet [ 0,4% podem-no fazer (não quer dizer que alguma vez o tenham feito). ] e ao domicílio [ Apenas 4% das Farmácias está autorizada a fazê-lo (o que não quer dizer que o faça). ], realidades que se efectivarão em 2008 [ Realidades? Fantasias! ].

Neste âmbito, serão ainda abertos concursos para novas farmácias.
[ Nem um. Zero! Transita para 2009. ]

Na área hospitalar, a nova legislação facilita a instalação de novas farmácias nos hospitais, estando prevista a sua entrada em funcionamento durante o ano de 2008
[ Até agora abriu uma. Já terá fechado? Nunca mais abriu nenhum novo concurso, além dos iniciais 6. ]. Por outro lado, o trabalho das comissões de farmácia e terapêutica será estimulado, fomentando-se a dinamização de boas práticas de prescrição e gestão terapêutica da farmácia hospitalar, de acordo com o respectivo Plano, aprovado em 2007 [ Não sei como está isto, mas certamente está como o resto: em coma. ].

Em 2008 continuarão a ser adoptadas medidas de incentivo à prescrição de medicamentos genéricos
[ Além das descidas administrativas de preços, fáceis, não conheço nenhum outro incentivo significativo. ].»

Feitos a análise e comentários de pormenor faça o leitor a análise geral à política orçamental do Ministério da Saúde.
Por falar em Ministério da Saúde, o que é feito, o que tem feito a Ministra Ana Jorge?

Peliteiro,   às  00:03
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

quinta-feira, 30 de Outubro de 2008

Marcos importantes da minha vida 

Hoje acendi, pela primeira vez este Outono, a lareira.

Peliteiro,   às  23:58
1  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

terça-feira, 28 de Outubro de 2008

380 milhões de euros 

«Quais são os lobbies que impedem o primeiro-ministro de cumprir o seu próprio programa na área do medicamento?

A primeira grande medida do programa do Governo ainda por cumprir é a obrigação dos médicos prescreverem por substância activa e das farmácias dispensarem o genérico mais barato. Nas contas da ANF, este esquecimento causa um prejuízo anual de 257 milhões de euros.
Outro problema é os medicamentos à venda em Portugal continuarem a ser mais caros do que nos países do Sul da Europa, o que contraria um decreto do próprio Governo. Cento e vinte e quatro milhões de euros é o prejuízo causado por essa especulação.
Feitas as contas, só as duas medidas deixadas na Gaveta causam um prejuízo anual de 380 milhões de euros. O Estado gasta 160 milhões de euros a mais do dinheiro dos contribuintes em comparticipações e os doentes pagam 212 milhões a mais pelos seus medicamentos.
»

Espanto-me é como as pessoas não vêem o óbvio.
Depois o Estado, anjinho, faz auditorias urgentes para averiguar como cresce tanto a despesa com o consumo de medicamentos. Quando, na governação de Correia de Campos, se discutia a "reforma" da política do medicamento, os grande gurus, o jornalismo especializado, a blogosfera dos inteligentes e dos gestores da saúde, não se apercebia que a raiz de todo o mal permanecia intocada?

Peliteiro,   às  22:53
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Sameiro 

Caminhada nocturna, peregrinação, marcha forçada, passeio ao luar - chamem-lhe o que quiserem -, Sábado à noite, às 23:45h do dia 1 de Novembro, faça sol ou faça chuva, saída de Currelos e chegada ao Sameiro, Braga, 14 Km depois, por volta das 3 da manhã.

Cada 5 pessoas tem que se organizar de modo a deixar um carro no Sameiro durante a tarde, para assegurar o regresso.
Não há controlo nenhum sobre quem vai, nem é preciso qualquer confirmação; quem vier por bem, venha também.

Peliteiro,   às  22:46
1  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

domingo, 26 de Outubro de 2008

McCain 

Em Fevereiro, ainda John McCain não era conhecido do mundo inteiro já este blogue decidia apoiar aquele que viria a ser o candidato republicano. Um apoio de peso, sem dúvida (embora ainda ninguém da campanha nos tenha agradecido). As eleições serão renhidas, muito renhidas.

Nas vésperas das eleições, vimos reafirmar o apoio a McCain, agora já não tão certos da sua vitória. A crise financeira - e não a guerra no Iraque, nem Sarah Palin como alguns defendem - tornou-se um factor importante, decisivo - e inesperado por todos -, para a vantagem de Obama nas sondagens mais recentes. A história conta-nos da importância da situação económica dos eleitores nas suas decisões de voto (espero que em Portugal também assim seja em 2009).





Vejo apenas uma vantagem na possível vitória de Obama - que como ele bem sublinhou, e para desgosto de muito boa gente, não é um socialista, que horror, vade retro - que é: a presidência da maior potência mundial, do maior país livre, exercida por um preto. O mundo no século XXI ainda é racista e um Presidente Americano não White Anglo-Saxon podia ser um contributo inestimável para a erradicação desta imbecilidade humana.

Peliteiro,   às  23:19
4  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Coisas que me preocupam 

Não é só a crise financeira. A minha mãe diz que está na altura de plantar árvores fruteiras, que é em Outubro, mas tenho muitas dúvidas, está muito calor. Plantei um pessegueiro e uma pereira, hidrângeas e hipericão. Deveria ter esperado por um tempo mais chuvoso? Doem-me as costas e estou preocupado.


Peliteiro,   às  23:07
5  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Modernices 

As mulheres Cristãs e Ninfomaníacas, ou seja com um excessivo desejo sexual pelos seus maridos, já têm um sítio de encontro na www:
«God wants us to be madly in love with our husbands. He wants us to keep that fire burning in our marriage beds!»


Peliteiro,   às  19:29
2  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

sábado, 25 de Outubro de 2008

cinema do paraíso perdido 





A. Roma,   às  16:57
2  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

sexta-feira, 24 de Outubro de 2008

Anjinhos ou anjolas? 

Ministério da Saúde anuncia auditoria sobre aumento da despesa com medicamentos

Não sabem os senhores do Ministério porque aumenta descontroladamente a despesa com medicamentos? Olhem, leiam este blogue e o que aqui se escreveu em 2005 e 2006 sobre a política do medicamento. Mas sabem, eles sabem muito bem...

Peliteiro,   às  20:07
1  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Flatulência sonora e HTA 

Mais uma má notícia para os que vivem dos medicamentos. Uma verdadeira revolução no tratamento da hipertensão arterial, uma epidemia silenciosa, como sabemos, um grave problema de saúde pública a nível global.

Descobriu-se agora que The Stink in Farts Controls Blood Pressure ! Isto pode acabar com o negócio dos medicamentos para "a tensão", porque a partir de agora, que conhecemos o papel desempenhado pelo H2S expelido ruidosamente na regulação da pressão arterial, é perfeitamente possível substituir fármacos por, por exemplo, uma dieta à base de feijões, couves, favas e outros saudáveis produtos hortículas.

Não sei se esta notícia terá implicações no tamanho do buraco de ozono mas pode-se prever que o planeta ficará mais desagradável para se viver.

Peliteiro,   às  19:59
2  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Torredeita 

No Médico Explica Medicina, fotografias da vergonha que é o Centro de Saúde de Torredeita, Viseu, terra natal do coveiro do SNS Correia de Campos. Vergonha!


Peliteiro,   às  19:55
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Dores Crónicas 

«No auditório da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em Braga, é apresentado hoje, às 18h30, o livro "Dores Crónicas", de Mário Peixoto, coordenador do suplemento quinzenal "Saúde" publicado no Diário do Minho, desde Outubro de 2003.

Ler esta obra, que é uma compilação dos editoriais do suplemento publicado aos sábados no DM, «é ficar a conhecer muitos dos males de que padece a Saúde em Portugal, assim como as respectivas causas. Mas é indubitável que neste livro se "prescrevem" também muitas receitas, para que o leitor, informado, possa reclamar activamente uma melhor Saúde», lê-se no Prefácio assinado pelo presidente da Associação Nacional das Farmácias (ANF), João Cordeiro. Na sessão de apresentação, intervêm o padre José Miguel Pereira (director do Diário do Minho), Rui Nunes (médico, professor universitário e director do Serviço de Bioética e Ética Médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto), Paulo Duarte (farmacêutico e secretário-geral da ANF) e o Autor de "Dores Crónicas", que também é farmacêutico e o coordenador Norte/Centro do Departamento de Apoio aos Associados da ANF.»


Ao amigo Mário Peixoto, que já teve o blogue Saúde Minho, envio um grande abraço.

Peliteiro,   às  13:47
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Temas comentados 

Os clientes querem sempre mais e para ter um cliente satisfeito deveremos superar, pela inovação permanente, as suas maiores expectativas, blá, blá, blá.
Sem tretas, temos uma rubrica nova aqui no blogue:


Peliteiro,   às  08:54
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

quinta-feira, 23 de Outubro de 2008

A relação PSI-20 / Sócrates 


Fonte Bloomberg


Bem sei que não há relação possível entre o PSI-20 e o XVII Governo - coitada da Bolsa portuguesa, coitado do Sócrates - mas em política não há acasos, há dinheiro nos bolsos dos eleitores, há empregos, há progresso - ou se não há, também não há votos.
Treme Sócrates.

Peliteiro,   às  00:14
6  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

quarta-feira, 22 de Outubro de 2008

Bucaneiros 

«Os hospitais do SNS gastaram entre Janeiro e Julho deste ano um total de 304 milhões de euros em medicamentos, ultrapassando os limites máximos que o Ministério da Saúde tinha imposto. Este valor corresponde a um acréscimo de 5,5% nos gastos relativamente ao mesmo período do ano passado, quando se tinha estabelecido um máximo de 3,9% para este ano

Em boa verdade, acredito que ninguém sabe ao certo quanto se gasta em medicamentos - e não só! - nos hospitais portugueses. Sabe-se apenas que cada vez se gasta mais.

E a razão para este crescimento nos gastos deve-se essencialmente a uma razão, bem prosaica: dantes apenas os médicos e farmacêuticos se lambuzavam com o consumo descontrolado de medicamentos - agora, com a entrada destas entidades SA e EPE, etc., passaram a lambuzar-se (um eufemismo) também toda uma categoria de gestores, administradores hospitalares, flibusteiros e bucaneiros que se tem vindo a infiltrar no processo. Simples.

Peliteiro,   às  13:55
2  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

wild 

A ler, do Joaquim Sá Couto, no Portugal contemporâneo:

«Civilizar o capitalismo é como tirar uma puta da vida. Aqui no Porto, já alguns se arrependeram disso. Podemos tirar uma puta da vida, mas não podemos limpar a vida da puta.
O capitalismo é o que é. Com defeitos e borbulhas, permanece o único sistema produtivo viável. Pensar que o capitalismo pode ser "civilizado" é uma perspectiva infantil. Ou abraçamos o capitalismo e aceitamos os seus altos e baixos, as crises, as falências e o risco, ou rejeitamos o capitalismo e acolhemos a miséria.
O socialismo, atenção, não é uma alternativa ou o oposto do capitalismo. O socialismo é apenas uma perversão, uma sociopatia da laicidade, uma manifestação de impotência ou um simples devaneio juvenil

Etiquetas:


Peliteiro,   às  13:52
7  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

terça-feira, 21 de Outubro de 2008

10 anos de Viagra 

História da Farmácia contemporânea

Peliteiro,   às  23:39
1  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Santinhos que nós somos 

«La mayor parte de los títulos expedidos eran licenciaturas de médico cirujano y un gran número de detenidos, amparados en esas falsas titulaciones, ejercían en clínicas privadas expidiendo altas y bajas médicas, y recetando fármacos.» El Pais



Foi desmantelada uma rede de falsificação em Espanha que fornecia diplomas por 18.000€.
E por cá???

Peliteiro,   às  23:35
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Teia de interesses 

Ontem foi notícia o caso dos Laboratórios de Guimarães que burlaram Serviço Nacional de Saúde durante anos.

Sinceramente não prestei muita atenção porque já conhecia o caso, já aqui tinha sido abordado, e porque estou saturado deste e doutros casos que se arrastam, arrastam infinitamente (até prescreverem?). Mas hoje chamaram-me a atenção para uma frase da notícia:
«um parecer negativo da Ordem dos Farmacêuticos, que se opunha ao licenciamento dos laboratórios».

Ora aqui está uma resposta factual à Sra. Ministra da Saúde, quando diz que a qualidade dos serviços prestados é uma competência das Ordens: não é bem assim, o Estado encarrega-se de fazer as suas próprias regras subterrâneas, os burocratas têm sempre gavetas muito profundas.

Como se vê, seria bom clarificar a importante função das Ordens profissionais e relevar os seus pareceres.

Peliteiro,   às  23:19
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Sim ou sopas? 

«A qualidade dos serviços prestados é uma competência da Ordem dos Médicos Dentistas. Eu espero que a colaboração da OMD seja eficaz, porque a competência é deles.» Ana Jorge.

Bem sei que entre nós se diz uma coisa e em seguida exactamente o seu contrário, sem que ninguém pestaneje sequer, mas vale a pena reter esta frase da Ministra da Saúde.
Teria Ana Jorge dito isto num momento de "aperto" ou em Portugal espera-se que as Ordens profissionais tenham competências no controlo da qualidade dos serviços prestados? A Ordem dos Farmacêuticos o ano passado disponibilizou-se para o fazer, mas obteve apenas silêncio como resposta (que eu saiba) do Ministério da Saúde.
Seria bom clarificar esta importante questão.

Peliteiro,   às  14:22
2  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Socialismos 

Portugal é um dos países da OCDE com maiores desigualdades na distribuição dos rendimentos dos cidadãos, apenas atrás da Turquia e México.

Peliteiro,   às  14:17
4  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Sócrates prometeu 150.000 novos empregos 

«A crise financeira mundial pode provocar 20 milhões de novos desempregados no mundo até ao fim de 2009». OIT

Peliteiro,   às  00:13
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

segunda-feira, 20 de Outubro de 2008

Venham ver 

A mulher barbuda e o homem elefante

Antes de ir ao tema propriamente dito dois breves apontamentos:
1- Finalmente cumpriu-se o maior sonho da minha vida, apareci na primeira página de um jornal, como quem me conhece bem pode constatar na figura ao lado (clicar para aumentar).
2- Só olhando para a capa deste jornal me apercebi não ter escrito sobre a garantia de abertura, pela Senhora Ministra, do novo Hospital Póvoa de Varzim + Vila do Conde para 2014 - não há muito a escrever, é fake, 2014 nunca, nem pensar.

Venham ver, não a mulher barbuda nem o homem elefante mas um fenómeno nunca visto em parte alguma; venham ver, venham todos ver à Póvoa de Varzim a única via urbana no mundo que... não suporta semáforos!
Acreditem que é verdade - agora a sério - não sei explicar porquê nem como mas os responsáveis da autarquia poveira conseguiram fazer obras - vultuosas - numa avenida de modo a que sempre que se ligam os semáforos forma-se um engarrafamento e sempre que se desligam ocorrem acidentes (segundo dizem em 16 semanas, 14 acidentes registados) (de noite, como se pode ver os indicadores luminosos verdes do parque de estacionamento confundem-se com o sinal verde do semáforo, como se pode ver nas fotografias abaixo).
A intelligentia camarária tem vindo a proceder a "experiências" - sem sucesso, debalde, nem de balde. A gestão desta cidade é má demais!


Peliteiro,   às  23:20
7  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Grandes questões da actualidade 

Uma das questões que me tem atormentado o espírito nestes últimos tempos é a seguinte questão fundamental, para a qual peço a Vossa preciosa ajuda:
São melhores as Paciências da Bezerra ou as da Bom-Gosto?

Peliteiro,   às  23:10
5  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Latada ao luar 

Regressando a casa no Sábado à noite, com filhos, já perto da meia-noite, encontro barricado o acesso à zona da cidade onde moro.
Os polícias - muitos, aqueles que quando são precisos nunca aparecem - informaram-me que havia uma corrida de carros.
Eu sabia que estava programada uma prova automobilistica qualquer, mas nunca imaginei que fosse durante a noite. À uma da manhã ainda havia Fangios de aldeia a acelerar debaixo da minha janela.

A propósito desta ocorrência surgem-me duas ordens de questões.
A primeira, e mais importante, diz respeito à licitude que tem um Município para impedir um cidadão de se dirigir a sua casa, durante a noite - isto é importante! -, por causa de uma porcaria de uma prova de carros, que bem podia ser realizada nos terrenos do parque da cidade, num descampado, no raio que os parta. Não é lícito, revela que os responsáveis municipais, os que autorizaram esta latada, não têm pinga de respeito pelos seus cidadãos.
A segunda relaciona-se com a estratégia adoptada para o turismo na região, que turismo se quer, e que caminho se está a percorrer, usando o patrocínio de dinheiros públicos, para conseguir criar riqueza, emprego, contribuições a dividir a favor da qualidade de vida de todos os munícipes. Que qualidade de pessoas reserva um Sábado à noite para ver umas latas velhas a esfumaçar e a fazer um barulho ensurdecedor, derrapando no centro de uma pequena cidade? Pategos, só podem ser pategos e, enquanto esperei passagem, só vi pategos! Fomenta-se assim não o turismo de pé-descalço mas, pior ainda, o turismo de pé-descalço, chulé e micose.

Peliteiro,   às  00:06
6  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

domingo, 19 de Outubro de 2008

Tiques de ilusionismo II 

O Estado gasta mais. E nós, claro, pagamos mais.
Despesa Pública
Fonte: Gabriel Silva


Peliteiro,   às  23:56
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Estes Açorianos estão loucos! 

PS reconquista maioria absoluta nos Açores

Peliteiro,   às  23:52
1  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

sexta-feira, 17 de Outubro de 2008

Uma batedeira de ovos? 

Nem de propósito, para enfrentar a descida dos preços pagos pelo Estado aos laboratórios de análises clínicas surge agora uma descoberta verdadeiramente surpreendente e útil em tempos de crise: como separar plasma usando uma batedeira de ovos manual.

Não, não é brincadeira minha, pelo contrário é um assunto muito sério e triste, nem parece que vivemos numa era de desenvolvimento - é um artigo de uma revista de Harvard: Egg beater as centrifuge: isolating human blood plasma from whole blood in resource-poor settings.

Peliteiro,   às  21:08
1  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Tiques de ilusionismo 

Manuela Ferreira Leite disse hoje que «A grande característica deste Orçamento é o de não ser transparente sendo, nesse aspecto, o pior que alguma vez foi apresentado no Parlamento, com tiques de ilusionismo impróprios de um documento com esta importância.»

Tudo no Governo Sócrates é ilusionismo e mentira. Estes números não são:

Fonte PSD

Peliteiro,   às  19:12
4  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

quinta-feira, 16 de Outubro de 2008

Ena, ena! 

125 Farmácias autorizadas a entregar ao domicílio medicamentos não sujeitos a receita médica. 13 podem fazer vendas através da internet.


Fantástico! O Infarmed e o Governo podem orgulhar-se destes números: 125! 13! Fantástico!
Um negócio tão bom, tão bom que, dito de outra forma se entende melhor:
  • Apenas 4% das Farmácias está autorizada (o que não quer dizer que o faça) a entregar ao domicílio umas aspirinas e uns kompensans. 0,4% podem (não quer dizer que alguma vez o tenham feito) fazer vendas através da internet.
  • Este Governo - embora não pareça! - não abriu nem uma Farmácia e, assim, tem feito todos os esforços para impedir a acessibilidade dos portugueses aos medicamentos comparticipados!

Sucessos da política do medicamento do XVII. Infelizmente as pessoas, os jornalistas, não têm sentido crítico e "engolem" tudo.

Etiquetas:


Peliteiro,   às  13:40
3  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Brain drain

Igreja do Reino de Sócrates 

A lavagem ao cérebro dos professores:

! Inconcebível !

Peliteiro,   às  08:22
8  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Moda Lisboa 

Variante penteados: cabelinho à Paulo Bento


Cortesia do Foot Bicancas

Peliteiro,   às  08:19
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

quarta-feira, 15 de Outubro de 2008

Previsões farmacológicas para 2009 

Apenas duas coisas, muito rapidinho:
1- Os mercados financeiros bateram no fundo - como já não se via desde o estouro de 1987 - tal como eu previra ontem.
2- O Orçamento do Estado para 2009 diz bem do país a que respeita, é uma fantasia, uma ilusão, uma cena burlesca, onde nada é para ser levado a sério, tudo é mentira e propaganda.

Prevejo para 2009 um aumento de vendas muito acentuado para o Prozac. E para o Zyprexa!

Crise financeira

Peliteiro,   às  22:12
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

terça-feira, 14 de Outubro de 2008

O vate 

O mercado não gosta nem confia em políticos. Aceita o dinheiro deles mas não gosta nem confia neles.

Bush e Berlusconi

Atendendo aos últimos sinais do mercado, atrevo-me a vaticinar que amanhã a crise continua, forte.

Crise financeira

Peliteiro,   às  23:11
1  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Chamem o Padre Faria 

Simpático, o destaque dado a este Vosso blogue pelos Médicos Explicadores.
O destaque surge na sequência da polémica - já cansa - da administração de injectáveis por Farmacêuticos e da remota hipótese de reacção anafiláctica. Agora que está tão em moda a medicina baseada na evidência, quantas casos de anafilaxia fatal por administração de injectáveis estão registados em Portugal nos últimos, digamos, 10 anos?

Peliteiro,   às  23:02
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

The World Health Report 2008 

Cuidados de saúde primários: agora mais do que nunca

«A globalização está a afectar a coesão social de muitos países e não há dúvida que que os sistemas de saúde, elementos fundamentais da estrutura das sociedades contemporâneas, não estão a funcionar tão bem como podiam e deviam.» Ler mais sobre o relatório anual da Organização Mundial de Saúde.


Peliteiro,   às  22:49
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

O vate 

Modéstia à parte, como se viu já, tenho algum dedo para as tendências económicas e financeiras. Devia ter feito carreira na área da finança e não nestas coisas de Boticário. Acreditem ou não, na semana passada, num momento de maior tefes, abri uma conta no Barclays da Avenida de França e apliquei lá umas massas (andava toda a gente a transferir dinheiro para a CGD mas eu não confio em bancos geridos por comissários políticos); pressentimentos confirmados por isto:

«Meanwhile, Barclays has insisted that it will raise £6.5 billion in new capital itself and does not need the Government's help. As well as a cash call to the market, the bank will not pay a £2 billion dividend to its shareholders.
If its plan succeeds, Barclays will become the only major British-owned High Street bank to be fully independent. The only big bank that does not need cash is the foreign-owned HSBC.
»

Estou a pensar seriamente em deixar o sector dos medicamentos, das análises clínicas, da gestão da qualidade e abrir uma sociedade gestora de investimentos (conto consigo?). Mesmo assim parece-me ser esta uma área mais "límpida" que aquelas.

Peliteiro,   às  14:35
5  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

segunda-feira, 13 de Outubro de 2008

A banca em 2009 


[ Recebido por correio-e ]

Peliteiro,   às  14:07
3  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

domingo, 12 de Outubro de 2008

Cada português dá 2.000€ de garantia à banca 


A notícia não é bem a do título, é antes «Governo dá garantias de 20 mil milhões de euros aos bancos portugueses», mas no fundo é a mesma coisa.
Isto dividido por todos não custa nada. Se os portugueses estão tão endividados, mais 2.000, menos 2.000, tanto faz.
Esta situação, esta crise financeira começa a preocupar-me seriamente. Não seria melhor o Governo dar de garantia 5 vezes mais, 10.000 euros por português? Dividido por todos não custa nada e eu dormia mais descansado.

Peliteiro,   às  22:48
2  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

O paradigma Sócretino 

«O caso (das farmácias) é um paradigma desta governação – brada-se "em frente" ao mesmo tempo que se recua.»

Carlos Abreu Amorim, a ler no Correio da Manhã.

Etiquetas:


Peliteiro,   às  22:44
1  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Quem não tem cão caça com gato 

Ou mais um exemplo do desgraçado desenrascanço à portuguesa.


Também pode acontecer em Portugal, na Póvoa de Varzim, que as crianças nasçam nas traseiras da morgue.

Etiquetas:


Peliteiro,   às  22:39
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Educação 

O PSD continua a ser o partido político que melhor exprime as preocupações dos portugueses: leia-se a intervenção do Deputado Emídio Guerreiro no debate desta semana sobre Educação.

Peliteiro,   às  22:29
1  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

quarta-feira, 8 de Outubro de 2008

O perigo da intromissão dos políticos na economia 

Na passada sexta-feira assisti a uma conferência-debate, aqui na Póvoa, sobre a indústria têxtil e da moda.
Pendurados no debate surgiram encostados (para usar a terminologia de Cavaco) os tóxicos políticos locais. Tivemos que aguentar com a vacuidade dos discursos de um Vereador e do Presidente da Câmara (não me lembro de ouvir um discurso tão mau, péssimo, patético até, desonesto também, porque incorporou na sua oratória um longo texto da organização). Este, surpreendentemente, já que foi eleito enquanto militante do PSD, dedicou-se a anunciar o fim do capitalismo, a censurar o liberalismo económico - citando Mário Soares como guru admirável - e a desejar o mais duro proteccionismo para a Europa (claro que o Presidente disse isto de uma forma completamente desordenada e desorganizada, mas no fundo era isto que queria dizer).

Este é o grande perigo da crise financeira: a intromissão dos políticos na realização económica. Se isso acontecer em grau significativo a crise tornar-se-à endémica e uma boa parte da opulência do Ocidente será fagocitada pelas novas economias.

Pacheco Pereira, hoje no Abrupto, explica muito bem: «Mas há pelo menos um passo seguinte desta crise que convém desde já revelar: é que, se aumentar o peso do estado na economia, se se entrar num processo de hiper-regulação, que na prática vai dar ao poder político instrumentos para uma maior intervenção na economia real, ou seja, torná-la irreal, o próximo passo vai ser o proteccionismo na Europa. Sim porque com esta receita a produtividade da economia europeia vai diminuir significativamente, e na competição global isso só pode sobreviver com maior proteccionismo».

E convém não esquecer quem tomou posse como Presidente do Conselho no decorrer da grande crise de 1929...

Peliteiro,   às  23:48
22  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

O pior para a economia é a intromissão dos políticos 

Halle Berry Is the Sexiest Woman Alive, 2008


Halle Berry, depois de Charlize Theron, Angelina Jolie e Scarlett Johansson, foi considerada pela Esquire the Sexiest Woman Alive de 2008.

Etiquetas:


Peliteiro,   às  19:07
1  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

E agora? 

E se os donos dos centros de hemodiálise e dos laboratórios de análises clínicas portugueses - na sua grande maioria com capital proveniente de grupos de investimento multinacionais (private equity, fundos de capital de risco, dinheiro de offshores, sabe-se lá o quê) e com o comportamento típico das aves de rapina - num cenário de crise financeira internacional falirem ou se forem simplesmente embora?

Obrigam os políticos responsáveis a doar rins para os doentes e a analisar a glicosúria por paladar?

Peliteiro,   às  13:24
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

segunda-feira, 6 de Outubro de 2008

A Autoridade da Concorrência não é séria 

Em 2006:
«Considerando que a liberdade de acesso ao mercado é um requisito para um mercado concorrencial.
Propõe-se a eliminação dos concursos para a instalação de novas farmácias e respectivos critérios quantitativos, geográficos e demográficos.»

Em 2008:
«A instalação e a localização de farmácias é um processo regulado pelo Ministério, numa perspectiva do interesse geral, baseada em critérios de saúde pública, sendo por isso exógeno a um processo concorrencial.»

Peliteiro,   às  23:46
5  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Apito encarnado 

Leixões 1 - 1 SLB

Etiquetas:


Peliteiro,   às  23:40
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

domingo, 5 de Outubro de 2008

Rica casinha 

Por esta ou por aquela razão ainda não escrevi sobre o escândalo das casas oferecidas sem critério pelo Município de Lisboa, mas queria que soubessem i) que estou convencido que muitos casos como este devem acontecer por esse país fora, ii) que considero este esbanjamento de bens públicos particularmente grave porque prejudica directamente os realmente pobres e desfavorecidos e iii) que tenho a certeza que a impunidade prevalecerá e a patifaria continuará.

Peliteiro,   às  23:39
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

A dieta Rochemback 


Um grupo de blogadores Sportinguistas resolveu criar um blogue: A dieta Rochemback. Sou leitor assíduo de dois dos elementos da equipa, o Besugo e o Maradona, garantes de um novo blogue excelente.
Só é pena, para o projecto, o Sporting ter perdido com o FCP.

Peliteiro,   às  23:28
4  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

sexta-feira, 3 de Outubro de 2008

Prémio IgNobel 

Foram atribuídos ontem os magníficos prémios IgNobel 2008. Destaque para os prémios IgNobel que me são mais próximos, o prémio IgNobel de medicina - "Commercial Features of Placebo and Therapeutic Efficacy", publicado no prestigiado JAMA -, o prémio IgNobel da química - "The Spermicidal Potency of Coca-Cola and Pepsi-Cola" - e o prémio IgNobel da biologia - "A Comparison of Jump Performances of the Dog Flea and the Cat Flea".

Peliteiro,   às  19:52
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Pérola Negra 

Não tens memória?
Onde festejaste importantes marcos da tua vida?
Não podes ficar quieto!!
Mobiliza-te para salvar o nosso património!
O prazo está a acabar!!!
Vai à Venda Electrónica de Bens Penhorados da DGCI.


Jenna Jameson
Recebido por correio-e

Peliteiro,   às  14:37
3  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

quinta-feira, 2 de Outubro de 2008

Os ricos que paguem a crise 

Os ricos que paguem a crise é uma frase muito ingénua porque os ricos nunca pagam, nem nunca pagaram, crise nenhuma. Quem paga as crises, aqui e em qualquer outro lugar, agora e dantes, são sempre os mesmos: os pobres.

Esta crise financeira ainda não chegou em pleno à nossa rua, às nossas casas. Mas chegará rapidamente (o plano Paulson poderá não significar mais que uma transfusão de sangue massiva a um indivíduo com uma grave hemorragia interna). E chegará sobretudo às casas mais endividadas e enfraquecidas, às casas dos mais pobres.

Peliteiro,   às  23:34
5  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Vieira vs. Sá Peliteiro 

Um estudo conclui que as pessoas com apelidos pouco frequentes têm um maior estatuto social.

Vá, habituem-se e comecem a tratar-me por Senhor Comendador.

Peliteiro,   às  23:18
1  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

quarta-feira, 1 de Outubro de 2008

Entre as brumas 

Num banho turco muito quente e enevoado, ao fim da tarde, dois homens e uma mulher tagarelavam animadamente sobre a vidinha, o emprego, o carro, o cão, et cetera. Isto foi há algum dias, não muitos, no início desta crise financeira mundial. Entretanto a conversa foi parar a bancos e aplicações. Eu ouvia a conversa, distraído e sem grande interesse, mas quando a conversa chegou a este ponto tomei um pouco mais de atenção dada a situação financeira actual, que tenho acompanhado como quem assiste a um fenómeno natural que se repete apenas de 100 em 100 anos.
- Nós no Montepio temos um gestor de conta e fui lá hoje para investir uns dinheiritos. O meu gestor aconselhou-me a comprar acções, a comprar e esquecer durante um bom período de tempo - dizia ela, olhando para mim, como quem espera uma opinião -; as acções estão tão baratas que já não podem descer mais. E eu assim fiz, comprei acções e o certo é que ontem já subiram um bocadinho - olhando novamente para mim, pareceu-me, tentando envolver-me na conversa e, insegura, tentando receber alguma confiança ou então apenas mais um parceiro para a tagarelice.
Não me apetecia nada manter conversas sérias àquela hora, mas tornando-se inevitável ter que dizer alguma coisa levantei-me e em direcção à saída, entre as brumas, numa voz que saiu grave, cavernosa, fui dizendo em tom profético:
- Venda-as todas, venda as acções todas, já amanhã se possível, e aplique tudo em depósitos a prazo. É a minha opinião, é só mais uma opinião.
E saí sem mais delongas, sem dar lugar a que retorquisse.

Hoje cruzei-me com a senhora. Só a reconheci quando a vi olhar para mim com simpatia e um sorriso - o que vai sendo cada vez mais raro. Pela maneira como me olhava fiquei com a certeza que tinha vendido as tais acções e que me considerava um autêntico Buffett da Póvoa, um salvador.

Se fosse hoje, pessimista como estou, talvez nem depósitos a prazo lhe tivesse aconselhado. Aconselhava-a a tirar o dinheiro do banco e a comprar terras - não que se espera uma queda dos preços -, ou ouro - não que é certa a sua depreciação -, ou a metê-lo debaixo do colchão - não esquecer a inflação -, ou, isso sim, a estourar tudo em Don Perignon.

Peliteiro,   às  23:53
8  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 



PSD INAUGURA DEBATE SOBRE"EXIGÊNCIA E QUALIDADE NO ENSINO" NA BLOGOSFERA

«Uma semana antes do debate sobre a Educação o Grupo Parlamentar do PSD inaugura um espaço na blogosfera (http://debateeducacao.blogs.sapo.pt/) com o objectivo de recolher opiniões, contributos ou testemunhos de todos os que queiram reflectir sobre a importância da exigência e qualidade do ensino.
O PSD entende que a Educação e, em particular, o capítulo da "Exigência e Qualidade no Ensino" é uma matéria essencial que diz respeito a toda a comunidade (alunos, professores, pais, famílias, empresas e trabalhadores).
O debate político, numa democracia moderna, não conhece fronteiras partidárias, ideológicas, ou de qualquer outra ordem.
O PSD inicia, hoje, o seu debate num modelo inédito, aberto, chamando a sociedade a reflectir sobre o tema que os deputados levarão ao Plenário da Assembleia da República, no próximo dia 9 de Outubro

Peliteiro,   às  23:43
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Um Governo frouxo 

Em Fevereiro: «Vila do Conde deverá ficar sem urgência em Maio e será, provavelmente, o único concelho a ser palco de um encerramento até às eleições legislativas de 2009».

Hoje: «ARS Norte recua e mantém Urgência de Vila do Conde aberta».

Ou seja, depois da polémica generalizada da reforma das urgências, depois de nos quererem fazer acreditar que a rede de urgências obedeceria a uma distribuição racional, de base técnica, e não do jogo de interesses local o que é que vemos:
Nem sequer a Urgência de Vila do Conde - que dista 5 Km e 5 minutos da da Póvoa de Varzim - fecha! Toda a discussão não passou de uma farsa.

Peliteiro,   às  23:08
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

ARQUIVOS

Maio 2003      Junho 2003      Julho 2003      Agosto 2003      Setembro 2003      Outubro 2003      Novembro 2003      Dezembro 2003      Janeiro 2004      Fevereiro 2004      Março 2004      Abril 2004      Maio 2004      Junho 2004      Julho 2004      Agosto 2004      Setembro 2004      Outubro 2004      Novembro 2004      Dezembro 2004      Janeiro 2005      Fevereiro 2005      Março 2005      Abril 2005      Maio 2005      Junho 2005      Julho 2005      Agosto 2005      Setembro 2005      Outubro 2005      Novembro 2005      Dezembro 2005      Janeiro 2006      Fevereiro 2006      Março 2006      Abril 2006      Maio 2006      Junho 2006      Julho 2006      Agosto 2006      Setembro 2006      Outubro 2006      Novembro 2006      Dezembro 2006      Janeiro 2007      Fevereiro 2007      Março 2007      Abril 2007      Maio 2007      Junho 2007      Julho 2007      Agosto 2007      Setembro 2007      Outubro 2007      Novembro 2007      Dezembro 2007      Janeiro 2008      Fevereiro 2008      Março 2008      Abril 2008      Maio 2008      Junho 2008      Julho 2008      Agosto 2008      Setembro 2008      Outubro 2008      Novembro 2008      Dezembro 2008      Janeiro 2009      Fevereiro 2009      Março 2009      Abril 2009      Maio 2009      Junho 2009      Julho 2009      Agosto 2009      Setembro 2009      Outubro 2009      Novembro 2009      Dezembro 2009      Janeiro 2010      Fevereiro 2010      Março 2010      Abril 2010      Maio 2010      Junho 2010      Julho 2010      Agosto 2010      Setembro 2010      Outubro 2010      Novembro 2010      Dezembro 2010      Janeiro 2011      Fevereiro 2011      Março 2011      Abril 2011      Maio 2011      Junho 2011      Julho 2011      Agosto 2011      Setembro 2011      Outubro 2011      Novembro 2011      Dezembro 2011      Janeiro 2012      Fevereiro 2012      Março 2012      Abril 2012      Maio 2012      Junho 2012      Julho 2012      Agosto 2012      Setembro 2012      Outubro 2012      Novembro 2012      Dezembro 2012      Janeiro 2013      Fevereiro 2013      Março 2013      Abril 2013      Maio 2013      Junho 2013      Julho 2013      Agosto 2013      Setembro 2013      Outubro 2013      Novembro 2013      Dezembro 2013      Janeiro 2014      Fevereiro 2014      Março 2014      Abril 2014      Maio 2014      Junho 2014      Julho 2014     

 

Perfil de Jorge De Sá Peliteiro
Jorge De Sá Peliteiro's Facebook Profile

 


Directórios de Blogues:


Os mais lidos


Add to Google

 

 

Contactos e perfil do autor

 

 

Póvoa de Varzim; Porto; Portugal
Portuguese flag

Blogues favoritos:


Foot Bicancas

PVZonline

Cá 70

Pé de meia

Sextante Poveiro

Garatujando

Machado JA

Sezures

Culinária daqui e d'ali

Gravidade intermédia

Do Portugal profundo

Abrupto

Mar Salgado

ALLCARE-management

Entre coutos e coutadas

Médico explica

Pharmacia de serviço

Farmácia Central

Blasfémias

31 da Armada

Câmara Corporativa

O insurgente

Forte Apache

Peopleware

ma-shamba



Ligações:

D. G. Saúde

Portal da Saúde

EMEA

O M S

F D A

C D C

Nature

Science

The Lancet

National library medicine US

A N F

Universidade de Coimbra


Farmacêuticos sem fronteiras

Farmacêuticos mundi


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Creative Commons License
Licença Creative Commons.