<$BlogRSDUrl$> Impressões de um Boticário de Província
lTradutor Translator
Amanita muscaria

Impressões de um Boticário de Província

Desde 2003


segunda-feira, 31 de março de 2008

Propaganda genérica 

Preços mais baratos para 1861 genéricos
Poupança anual de cinco milhões de euros para os doentes

Calma! Vamos com calma, há que aprender a ler notícias, não se entusiasmem.

Se lerem a notícia e não apenas os títulos verificarão que os tais 1861 genéricos correspondem afinal a apenas 13 princípios activos. Que desilusão, 13!!!
Se fizerem uns cálculos, verificarão que aquela que parece uma poupança imensa se transforma nuns míseros 0,50 € por doente. Que desilusão, 0,50!!!

Agora que já vos estraguei o dia, agora que já perderam o entusiasmo inicial, pensem lá como é possível que 13 princípios activos originem 1861 apresentações. E como é possível que com tanta propaganda repetida os genéricos em Portugal sejam dos mais caros da Europa?

Peliteiro,   às  23:30
1  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

O estupor do Macedo Vieira 

Macedo Vieira é o mais que certo candidato do PSD à Câmara da Póvoa de Varzim; não há surpresas, é um dinossauro das autarquias, não sabe fazer mais nada que não seja conseguir votos das gentes da terra.
Estranha-se por isso a letargia a que se dá nestes últimos tempos - quando já deveria estar em profusa e pré-campanha -, sem aparecer nas Reuniões Públicas da Câmara, nos eventos sociais, nas cerimónias religiosas, nos acontecimentos desportivos, nos jornais, nas polémicas (ninguém conhece sequer a sua posição no caso Legionela), nem sequer no seu jogging de Domingo de manhã. Sabe-se também que agora está no Brasil. A que se deverá este estado de estupor do Macedo Vieira?

Peliteiro,   às  13:36
3  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

domingo, 30 de março de 2008

Xponent 

Noticia esta semana o Expresso, com destaque de primeira página, que as «Farmácias vendem segredos médicos», que os dados das receitas médicas vão ser cedidos pela ANF à indústria farmacêutica por intermediação da IMS.
O Bastonário da Ordem dos Médicos, seráfico, afirma que deste modo «as farmácias passariam a vender mais medicamentos».

Ora, como toda a gente sabe, alegadamente*, as farmácias, os armazenistas, as clínicas, os hospitais e os próprios médicos - sim, os próprios médicos! - já fornecem dados de prescrição à indústria farmacêutica, há décadas!
Pagando - presumo que bem - será possível saber quase tudo sobre o perfil prescritor de qualquer médico neste país. Talvez até sobre a marca da sua esferográfica ...
Não me venham portanto com falsos pruridos.

Mas esta é apenas uma questão marginal.

Já que se fala nisto, gostaria de saber porque será que há tanto interesse e se paga tão bem por estas informações - que de facto deveriam respeitar um sigilo absoluto - e porque será que quase 100% dos funcionários da indústria farmacêutica instalada em Portugal estão ligados à área comercial?
Estas sim são questões centrais, com sérias e múltiplas implicações, nomeadamente na sua saúde e na sua bolsa, caro leitor.
É claro que a estas questões o Bastonário da Ordem dos Médicos, Pedro Nunes, responderia também, com certeza, que deste modo «as farmácias vendem mais medicamentos».
Não me façam rir ...

* Alegadamente foi implantado aqui como uma espécie de disclaimer, pois eu tenho horror a tribunais, sobretudo a despesas com tribunais, e quando se mexe nestes temas todas as palavras têm que ser medidas, pesadas, analisadas e obviamente, o texto fica uma porcaria. Uma coisa é certa a IMS opera em Portugal há décadas, e não vende gelados.

Peliteiro,   às  23:23
2  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 



Decorreu este fim-de-semana na Póvoa de Varzim a 2ª etapa do circuito nacional de Bodyboard, com a participação do Clube Naval Povoense.
Ondas para homens de barba rija, como só há aqui na Póvoa, enfrentadas com valentia por rapazitos. Um espectáculo! Pode ver algumas fotografias AQUI

Rui

Peliteiro,   às  21:32
2  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

quinta-feira, 27 de março de 2008

Miss mina terrestre 

Angolanas mutiladas participam em concurso de beleza


Participe, vote AQUI.

Peliteiro,   às  13:18
8  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

quarta-feira, 26 de março de 2008

Não é baixar, é subir! 

Governo baixa taxa do IVA de 21 para 20 %
A verdade é que este Governo não baixa o IVA, este Governo mantém o IVA aumentado em 1% relativamente aos anteriores 19%!

Peliteiro,   às  23:48
3  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

terça-feira, 25 de março de 2008

Captações 


Captações para os escalões de Escolas (nascidos em 1998; 1999; 2000) e Infantis (1996; 1997):

às 15:00 horas dos dias 25; 26 e 27 de Março no campo de treinos do Varzim.

Peliteiro,   às  14:11
2  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Bodyboard 

Mais uma vitória do Clube Naval Povoense na 1ª Etapa do Circuito Nacional de Bodyboard Esperanças 2008. Especiais parabéns para os atletas Moita e Robalo e para o "Mourinho" dos treinadores de bodyboard, Rui "Pi" Campos.



Para quando os apoios da Câmara Municipal a este desporto de mar (em vez de financiar uma equipa profissional de ciclismo - só uns tipos muito pategos se haveriam de lembrar de patrocinar uma equipa profissional de ciclismo, cruzes!, um desporto moribundo) e a estes jovens desportistas do concelho?

Peliteiro,   às  14:09
3  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Patite B 


Peliteiro,   às  14:00
1  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

segunda-feira, 24 de março de 2008

da Time

Peliteiro,   às  23:25
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

sábado, 22 de março de 2008

Boa Páscoa 


Peliteiro,   às  15:49
1  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

quinta-feira, 20 de março de 2008

Adeus ó empata 


Este blogue rejubila com o despedimento do incompetente Abel Mateus - de cognome "O empata" - da Presidência da Autoridade da Concorrência.
Abel Mateus, suportado num estudo medíocre encomendado, defendeu a liberalização da propriedade e a liberalização da instalação das Farmácias o que possibilitou, durante meses, ataques sistemáticos à profissão farmacêutica por parte de políticos igualmente incompetentes e inconsequentes. A vingança serve-se em várias tomas - adeus ó empata.

Peliteiro,   às  14:08
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

A apologia do estalo 

Que melhor método pedagógico que um bom par de bofetadas para estes alunos mal-criados? A educação é uma coisa muito séria para ser deixada apenas ao cuidado de Pedagogos e Psicólogos - um Boticário recomendaria uns estaladões bem dados e, pelo menos, um mês de faxina às latrinas.


Via Blasfémias

Adenda: O endereço original Youtube do vídeo foi apagado. Agora no Sapo.

Peliteiro,   às  13:05
6  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

quarta-feira, 19 de março de 2008

Tarde de Saúde no Parlamento 

Meu Deus que aridez, que pobreza. Este Governo, esta Oposição, não passa das minudências?

Peliteiro,   às  23:55
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Aldrabice 

Louçã diz no Parlamento a propósito do concurso da Farmácia do S.ª Maria: aldrabice, aldrabice!
Eu também poderei dizer isso aqui no blogue?

Peliteiro,   às  23:52
4  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Grande Garcia 

Muitas vezes me pergunto como alguns políticos conseguem aguentar determinadas situações, pressões, contestações, humilhações, resumindo, afrontas graves e enxovalhos vários.
Muitas vezes me digo a mim mesmo - eu um Zé ninguém - que por muito menos de metade daquilo bateria a porta com estrondo e seguiria a minha própria vidinha, sem sequer olhar para trás.

Mas quantos políticos, nacionais ou locais, o fazem? Muito poucos. Porquê? Porque - esta é a verdade que todos conhecem mas ninguém afirma - a sua verdadeira motivação não é o interesse público mas o interesse próprio.

Todas as generalizações estão erradas, incluindo esta e, portanto, há excepções, por exemplo: Silva Garcia, Vereador da Câmara da Póvoa. Ou melhor, ex-Vereador!
Homem sem medo da vida, inteligente e com uma carreira profissional solidamente firmada, sem precisar das muletas do erário, quando viu ultrapassados os seus limites fez a «ruptura indispensável», um «veemente protesto que é um sinal de desprendimento, e não um gesto de desistência» e disse: «Não vale a pena o esforço»!
Grande Garcia!

Peliteiro,   às  23:48
1  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Que obsoleto ! 

Folheando vagarosamente os jornais dou-me conta de alguém com óculos do tempo de arroz de 15 que afirma com denodo: «Sou contra os blogs»!
É o putativo candidato do PS da Póvoa, dizem-me.
«Sou contra os blogs. Não leio. Acho esse tipo de comunicação negativa, porque ninguém tem o direito, de forma encapotada, de levantar questões ou fazer insinuações que são reprováveis perante uma sociedade justa que se pretende.»
Alguém pode explicar a este senhor o que é um blogue? Alguém lhe pode explicar que já não se usa o fax, muito menos a carta, que existe correio electrónico, mensagens instantâneas, jornais digitais, que hoje em dia toda gente tem um blogue - até eu!

«Quem lê os blogs? 90% das pessoas no concelho, não lê.»
Veem (treinando o novo acordo ortográfico) como estes políticos são manhosos? Não lê blogues mas sabe que 10% do concelho da Póvoa o faz - devia ter mandado fazer um estudo! Este número significativo (ninguém quer fazer publicidade paga aqui?) de leitores no concelho explica, com certeza, a mágoa do antigo político e, pensando bem, a má-vontade do veterano jornalista em relação à blogosfera.

«Não o devia fazer (o líder do PS da Póvoa, comentários em alguns blogs). O presidente de um partido, seja a nível concelhio ou nacional, tem que ser credível, sensível e solidário para com as pessoas.»
Qual será a relação da credibilidade, da sensibilidade ou da solidariedade com a escrita de comentários em blogues? Realmente há raciocínios que me escapam completamente, há políticos com um poder de dedução que eu, desgraçadamente, não consigo acompanhar.

Alguém pode aconselhar Amadeu Meneses a tentar uma atitude mais contemporânea? Pelo menos a mudar de óculos?

Peliteiro,   às  22:55
4  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

terça-feira, 18 de março de 2008

Tibete 2008 




RepetidoOlympic games beijing jeux olympiques juegos

Peliteiro,   às  21:25
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

segunda-feira, 17 de março de 2008

Não digam que o lóbi ainda está mais forte 

Para a Associação Nacional de Farmácias estes primeiros resultados - 4.829 utentes no 1º dia; mais de 17.000 ao 3º dia* - fazem «prever uma adesão significativa ao Cartão das Farmácias Portuguesas, um programa que junta 2.000 farmácias de todo o país, associadas numa única marca.»

É com tristeza, como Farmacêutico, que vejo as Farmácias Portuguesas associadas por um cartão de pontos.
Mas o que se pode fazer, a política assim o quis... Resta-nos a resignação frente à vontade popular e a esperança que esta deriva comercial da farmácia que vivemos nos dias de hoje não tenho muitos efeitos secundários na saúde das populações.

Recordando uma premonição de Abril de 2005 do Dr. João Cordeiro: «Vamos organizar-nos sempre cumprindo a legislação. Mas aquelas pessoas que nos atacam não venham depois dizer que afinal o lóbi ainda está mais forte.»


* Adenda em 18MAR.

Etiquetas:


Peliteiro,   às  23:59
2  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Moderar os ímpetos 

Que bem fica Correia de Campos no papel de cronista, dissertando sobre o Marquês e aconselhando gente a moderar os ímpetos (logo quem!). Aqui as suas opiniões não têm impacto no país e, consequentemente, não nos prejudicam - mantenha-se muito tempo nestas pacatas funções e a história lhe agradecerá (no entanto, mais dia menos dia sairá uma bela comissão, da solidariedade socialista).

Peliteiro,   às  23:47
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

domingo, 16 de março de 2008

Apito encarnado 

Marítimo 1-1 Benfica

Etiquetas:


Peliteiro,   às  21:01
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

sexta-feira, 14 de março de 2008

Questão prejudicial 

Disse a Ministra Ana Jorge na terça-feira que «As cerca de 300 novas Farmácias, num cenário de liberalização, põem fim a uma exclusividade já incompreensível.»

A Ministra parece também não saber o que significa a palavra liberalização. As novas Farmácias nem são de livre instalação - porque estão sujeitas à abertura de concursos, estúpidos, pelo Estado - nem são de livre propriedade - porque persistem limitações, discutíveis, à posse por privados.

Mas, enfim, os portugueses parecem ter assimilado esta fanfarronice do início do mandato do XVII Governo e os políticos gostam de se dar ares que enfrentam os lóbis.

Agora, a Europa parece não ser assim tão fácil de enganar e parece ter dúvidas quanto ao original sistema português que nem é carne nem é peixe. Donde, segundo informações seguras que terei que confirmar, o Tribunal Superior de Justiça da Comissão Europeia tenha desencadeado procedimentos de infracção, uma Questão Prejudicial, contra Portugal que «contraria as regras Europeias do mercado interior no que respeita à propriedade de Farmácia».

E então Sra. Ministra, como reagirá se isto se confirmar???

Etiquetas:


Peliteiro,   às  23:16
2  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Cães perigosos 

O Governo vai proibir a importação, reprodução e criação de cães de raças consideradas perigosas.
Aplaudo esta medida do Governo bem como todas que contribuam para diminuir o número de vítimas inocentes das bestas criadas por maiores bestas.
Além de legislação nova é necessário que se faça cumprir a existente; seria óptimo que todos os cães em espaços públicos fossem obrigados, de facto, a estar com trela e açaimo.

Peliteiro,   às  23:06
3  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

PS quer proibir colocação de “piercings” na língua 

«A clínica dos Arcos está já a preparar pacotes especiais para quem quiser ir furar a língua a Badajoz» Rui Borges

Peliteiro,   às  22:59
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

A reforma dos cuidados de saúde primários 


Ontem, combinei com o Vladimiro Silva que eu fotografava e ele escrevia o texto sobre a conferência a que assistimos em Coimbra. Como ele ainda não publicou nada, vou escrever duas palavrinhas.
Eu, que detesto compromissos durante as noites de semana, que raramente frequento eventos da classe farmacêutica, tenho ido algumas vezes a Coimbra assistir às conferências organizadas pela secção regional Centro da Ordem dos Farmacêuticos. Curiosamente, sendo um homem do Norte, profissionalmente sinto-me bem, mais integrado, em melhor sintonia com a malta do Centro, muitos, antigos companheiros dos movimentos da estudantada - de tal forma que estou seriamente a pensar em tranferir a minha inscrição na Ordem para Coimbra (que me não leve a mal o meu amigo Prof.º Franklin Marques). Claro que o incómodo da viagem (300 km) também é compensado pela qualidade do ciclo de conferências, da competência dos conferencistas e dos moderadores - ontem pela Prof.ª Margarida Caramona, uma das minhas Professoras predilectas, que moderou superiormente a conferência e o debate subsequente - do interesse dos temas abordados, e da amabilidade da equipa organizadora, em especial do Prof.º Batel Marques.

Ontem o tema foi a reforma dos cuidados de saúde primários, actualmente em pleno desenvolvimento, num processo irreversível e com consequências certas - no bom ou no mau sentido! - na saúde em Portugal. Um tema incontornável, actual, no panorama da saúde em que vivemos e em que viveremos nos próximos tempos.

Confesso as minhas reticências ao processo - já aqui referidas uma ou outra vez, nomeadamente no pedido de demissão do Coordenador da Missão - devidas essencialmente i) à má impressão que tinha/tenho da competência do anterior Ministro para implementar boas reformas; ii) à génese do modelo, na linha de "invenção da roda" e de "originalidade Portuguesa"; iii) aos maus ecos que se vão ouvindo sobre a realidade do até agora implementado (a SAPização de algumas USF, ARS regionais extintas mas que continuam a despachar, voluntariado de profissionais "condicionado" por militâncias partidárias, USF a instalar em frente a Farmácias, etc.); iv) ao facto de parecer sublinhar, em vez de atenuar, o divórcio desta rede de cuidados de saúde primários do Estado com a rede de 3.000 Farmácias, numa atitude irracional e esbanjadora de recursos.

Confesso que a minha opinião mudou substancialmente. Os conferencistas, o Dr. António Rodrigues - eloquentíssimo - e o Dr. Beja Afonso explicaram com detalhe a arquitectura desta que agora me parece a única verdadeira reforma na saúde em curso, pensada e arquitectada há anos (não, não foi Correia de Campos o grande inventor) e envolvendo mudanças importantes, num movimento vultoso que terá implicações determinantes na saúde dos portugueses. O painel de reacção, constituído por Duarte Freitas, Dermatologista Hospitalar, e pelo Prof.º João Moura - meu antigo professor de guitarra! -, farmacêutico e presidente da Câmara Municipal de Cantanhede reagiu e apresentou o respectivo contraditório, sobretudo outros modos, outras perspectivas de encarar a reforma.
Como vêem, não sou tão irredutível assim, também tenho a capacidade de mudar de opinião, de evoluir nas minhas apreciações (excepto na birra de estimação ao SLB) e este é exactamente um bom exemplo disso mesmo. Embora com algumas reservas (por exemplo, continuo a julgar que o Dr. Pisco não é o Coordenador ideal para a Missão) parece-me agora que esta reforma poderá - não já, daqui a uns anos - trazer benefícios importantes à saúde nacional, desde que sejam os profissionais a liderar esta hercúlea tarefa - e nunca os políticos: bons serviços prestados implicam maior afluxo de doentes que implicam maior despesa (o Dr. Beja Afonso acredita que não, mas...) e que, necessariamente, implica sabotagem política, já que os interesses dos cidadãos nem sempre coincidem com os interesses dos políticos.


Peliteiro,   às  00:24
2  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

quinta-feira, 13 de março de 2008

Todas as cartas de amor são ridículas 

Todas as cartas de amor são
Ridículas.
Não seriam cartas de amor se não fossem
Ridículas.
Também escrevi em meu tempo cartas de amor,
Como as outras,
Ridículas.
As cartas de amor, se há amor,
Têm de ser
Ridículas.
Mas, afinal,
Só as criaturas que nunca escreveram
Cartas de amor
É que são
Ridículas.
Quem me dera no tempo em que escrevia
Sem dar por isso
Cartas de amor
Ridículas.
A verdade é que hoje
As minhas memórias
Dessas cartas de amor
É que são
Ridículas.
(Todas as palavras esdrúxulas,
Como os sentimentos esdrúxulos,
São naturalmente
Ridículas.)

Álvaro de Campos, 21-10-1935.

A. Roma,   às  14:45
1  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Apito encarnado 

Getafe 1-0 Benfica

Dantes o Benfica dava luta ao Real Madrid, agora é eliminado até pelo Getafe de Madrid. Glorioso, ó Glorioso, tá hrá hrá hrá hrá táaa ...

Etiquetas:


Peliteiro,   às  01:43
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

quarta-feira, 12 de março de 2008

24 horas contra a censura na internet 


Iniciativa dos Repórteres sem fronteiras.
Salvas as devidas proporções, claro, não se deve esquecer a censura, as ameaças, as retaliações, as calúnias promovidas por outros tiranetes locais sobre quem se atreve a discordar, a denunciar ou sequer a questionar.

Peliteiro,   às  14:18
9  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

terça-feira, 11 de março de 2008

Promessas ressessas 

Na estreia parlamentar de Ana Jorge dois anúncios ressessos (ver Sócrates em 26 de Maio de 2006!!) na área do medicamento:
A abertura (para Julho, será?) da primeira farmácia num hospital com medicamentos vendidos "experimentalmente" em unidose;
a abertura (para Abril, será?) de concursos para 300 novas farmácias, «num cenário de liberalização» (liberalização com concursos? só em Portugal...).

São anúncios que, ao que parece, fazem sempre um brilharete junto dos jornalistas e do povão, mas, enfim, já não há paciência - ou atem ou desatem!
Não há nada de novo para tirar da cartola Sra. Ministra?

Etiquetas:


Peliteiro,   às  23:20
3  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Hoje é 1 de Abril ? 


Peliteiro,   às  20:57
1  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

segunda-feira, 10 de março de 2008

Ninguém pára o Benfica ! 

Chalana é o novo treinador do Benfica

... Ninguém pára o Benfica, ninguém pára o Benfica olé óó...

Peliteiro,   às  23:19
3  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

A Farmácia pelo mundo 

Suécia
«As farmácias suecas poderão vender objectos de uso sexual, objectos para massagem, vibradores e óleos. O objectivo desta iniciativa é normalizar o uso destes objectos e satisfazer a ampla demanda sobre um tipo concreto de produtos.»

Peliteiro,   às  23:12
2  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Fraude generalizada 

As convenções do SNS com prestadores privados estão fechadas desde 1998, permitindo desequilíbrios (epíteto simpático) importantes.
Este Governo prometeu alterar a situação em Novembro de 2006, depois em Julho de 2007, finalmente reconheceu que não o fazia por falta de dinheiro em Janeiro deste ano.
Um protótipo de reforma à XVII Governo, que neste blogue pode ser seguido AQUI.

«Esta semana, ao ser questionado pelo Expresso, o gabinete da ministra Ana Jorge garantiu que, afinal, "as novas regras para as convenções estão em preparação , devendo ser postas à discussão pública ainda este mês".»

Santa paciência, onde estará a dificuldade?
Talvez em fazer parecer que se garante livre concorrência e de facto permitir apenas o estabelecimento a "grupos" influentes.

Etiquetas:


Peliteiro,   às  00:07
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

domingo, 9 de março de 2008

Casa da Saúde 

Bom, inovador, avançado, o site da Casa da Saúde, o "centro comercial da saúde" da Sanusquali de Nuno Delerue. Promete.
Ficamos a saber que à Casa da Saúde terão acesso os doentes do SNS, que haverá Farmácia... Interessante.

Peliteiro,   às  23:37
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Tarrotes 

Para os leitores com filhos pequenos, de Famalicão ou Guimarães, de Vila do Conde ou do Porto, uma recomendação para as manhãs de Sábado: inscrevam os vossos filhos na escola de futebol do Varzim, os Tarrotes. Por uns acessíveis 20 euros mensais há 2 treinos por semana (mas para quem não é de cá, continua a ser acessível se a rapaziada for apenas a 3 ou 4 treinos mensais), oferecem-lhes a oportunidade de frequentar uma escola de futebol bem organizada, com uma equipa técnica competente, enquanto os pais podem calmamente esperar pelo fim do treino, lendo um jornal, numa esplanada à beira-mar.
Uma boa opção para as manhãs de Sábado e, quem sabe, uma oportunidade para o mini-craque que tem lá em casa.
Umas fotografias, AQUI ou clicando nesta abaixo, para ver o ambiente.


Peliteiro,   às  22:35
2  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Apito encarnado 

Camacho demite-se

... Ninguém pára o Benfica, ninguém pára o Benfica olé óó...

Etiquetas:


Peliteiro,   às  22:00
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

100.000 

Sócrates disse que não vai demitir Maria de Lurdes Rodrigues

Se uma manifestação com 100.000 professores não é suficiente para derrubar uma Ministra, imaginem o que foi necessário para demitir Correia de Campos...


Peliteiro,   às  21:17
4  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Apito encarnado 

Benfica 2-2 U. Leiria

Etiquetas:


Peliteiro,   às  20:07
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Mariano Rajoy 

Mais um candidato apoiado pelo Boticário a perder umas eleições. Tanto pior para os espanhóis. Tanto pior, indirectamente, para os portugueses.

Peliteiro,   às  19:14
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

sábado, 8 de março de 2008

Essência do vinho 

Evento interessantíssimo e grandioso no Palácio da Bolsa, no Porto.
Convém preparar o estômago para tanta prova, uma manteiguinha, umas torradinhas com azeite...


Peliteiro,   às  17:23
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Lost 

Curioso, num artigo de 2 páginas iniciais do Expresso-Economia sobre reguladoras nem uma referência à ERS - Entidade Reguladora da Saúde.
Curioso ou talvez não; o Expresso provavelmente não se esqueceu, a ERS é que não dá sinais de vida, e quem não aparece...

Peliteiro,   às  17:02
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

sexta-feira, 7 de março de 2008

II Gala do Antigo Estudante da Universidade de Coimbra 

8 de Março de 2008, 21h30, Coimbra, Teatro Académico Gil Vicente

  • Mensagem de Abertura
Magnífico Reitor da Universidade de Coimbra

  • Momentos de homenagem
- Real República Palácio da Loucura
- Manuela Azevedo - Vocalista dos Clã

  • Momentos musicais
- Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra
- Orquestra Juvenil Heróis da Música
- Música Clássica: Luis Toscano, Paulo Bernardino, Pedro Devesas, Rui Vilão
- Antigas Mondeguinas
- Paulo Soares, Rui Pato
- Luiz Goes, Carlos Carranca, Octávio Sérgio, Humberto Matias
- Estudantina Universitária de Coimbra

  • Momentos artísticos
- Encerrado para Obras
- Galiza mailo Minho
- Coros Dramáticos

Peliteiro,   às  00:03
1  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

quinta-feira, 6 de março de 2008

ziguezagueando 

Mais uma evidência dos ziguezagues de Sócrates, desta vez nas novas admissões na GNR e PSP, apontada por Gabriel Silva.

Peliteiro,   às  23:28
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

A ler 

Local: O artigo de José Andrade no Póvoa Semanário, lúcido, com um raciocínio bem estruturado, escrito com princípio, meio e fim, citando as fontes - obrigado pela referência -, linguagem precisa, mensagem clara, enfim um artigo de opinião digno deste nome, coisa rara nos jornais cá da terra.

Nacional: O artigo de Constança Cunha Sá no PÚBLICO dizendo exactamente aquilo que penso e que por várias já aqui escrevi - obviamente que não com tanta clarividência: «As reformas, reduzidas a meia dúzia de medidas avulsas, não serviam propriamente para reformar: serviam, sim, para criar um permanente conflito de forma a evidenciar a "firmeza" do Governo e os "interesses mesquinhos" com que este tinha que se defrontar».

Peliteiro,   às  23:21
1  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Apito encarnado 

Benfica 1-2 Getafe

Não compensa a derrota de ontem, mas ajuda.

Etiquetas:


Peliteiro,   às  23:13
1  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

quarta-feira, 5 de março de 2008

Apito nem sei de que cor 

O guarda-redes deles era muito bom, mesmo muito bom. Paciência.

Peliteiro,   às  22:31
1  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Que topete ! 

O Director do jornal "A voz da Póvoa", Artur Queiroz, escreve na sua coluna de opinião desta semana: «Na linguagem bloguista que lhe é habitual – reles e insultuosa» «Mas para tomar uma atitude dessas é preciso ter uma dimensão que um escriba de blogue dificilmente pode ter».

Como é ainda possível que em 2008 alguém - sobretudo um jornalista! - possa fazer generalizações desta natureza a respeito da blogosfera?
Quando tantos e tão bons jornalistas, mas também eu, políticos, cientistas, empresários, etc., etc., escrevem por todo o mundo civilizado em blogues, vem um jornalista de província, do tempo da outra senhora, numa linguagem desbragada, apregoar a sua dimensão de escriba superior. Que topete!

Peliteiro,   às  20:38
13  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

terça-feira, 4 de março de 2008

O CSI chefe é Boticário 

Álvaro Lopes é o novo director do Laboratório de Polícia Científica da PJ

Álvaro Lopes é Licenciado em Farmácia e doutorado em Toxicologia pela Universidade de Lisboa. Agora sim, vamos ter uns verdadeiros CSIs.

Peliteiro,   às  21:23
1  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

O regresso do idiota 



Não houve nenhum vencedor no último Prémio Boticário de Província, ninguém encontrou nem uma Farmácia que cumprisse o Art. 28.º do Dec-Lei n.º 307/2007. Dá-se então como finalizado o concurso.



E quem adivinha em quem pensei quando tive conhecimento deste livro, com prefácio do meu homónimo Jorge Mario Vargas Llosa? Pago um café ao vencedor.

Peliteiro,   às  21:18
9  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Venda a retalho 

A reforma das Farmácias de Sócrates e Correia de Campos, iniciada no discurso de tomada de posse deste Governo e desenvolvida, com chinfrineira, por mais de dois anos, não foi reforma nenhuma, não mudou nada de essencial para a actividade. Serviu apenas para distrair os papalvos.

Mas deixou algumas influências negativas, a pior delas a que dá a Farmácia como um mero ponto de venda a retalho (retalho foi uma expressão muito usada), um comércio regido simplesmente pelas leis do comércio.
Embora esteja por provar que a amostragem da jornalista corresponda à realidade (não me parece que seja tanto assim), é caso para perguntar: de que se queixam então?

«Numa ronda feita por algumas farmácias de Lisboa, uma jornalista da agência Lusa conseguiu que lhe vendessem 3 embalagens de pílulas do dia seguinte de uma vez. E numa loja lisboeta de venda livre de medicamentos sem receita, a jornalista da Lusa conseguiu comprar 6 embalagens.»
«A Lusa foi a 8 farmácias e 1 para-farmácia e apenas numa farmácia o responsável técnico vendeu uma das marcas mais baratas, em todos os outros estabelecimentos foi dado ao consumidor a pílula mais cara.»

Peliteiro,   às  13:03
3  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

O segredo do sucesso da Catalunha 

Está explicado o segredo do sucesso Catalão, que só pode ser este !

Peliteiro,   às  13:01
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

De Moçambique 

A visitar, o Portal dos blogues de Moçambique, Ma-blog, sob patrocínio do amigo da Ma-Schamba.

Peliteiro,   às  12:55
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Fiat nele 

Não sou tão dramático como Miguel Cadilhe que defende que «Portugal está em recessão económica grave», que «o país deveria solicitar à Comissão Europeia medidas de protecção especial para a sua economia, as clausulas de excepção previstas no Pacto de Estabilidade e Crescimento». Também não sou Economista. Mas cá tenho os meus, artesanais, indicadores económicos - ando muito preocupado porque quase que não vejo FIATs a circular; em Portugal quando não se vêem FIATs UNOs novos em abundância é porque a crise é mesmo profunda.
Reparem com atenção no número de FIATs que conseguem encontrar durante o dia de hoje. Recessão grave sem dúvida, pelo menos aqui no Minho.

Peliteiro,   às  00:35
1  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

segunda-feira, 3 de março de 2008

Quando for grande quero ser assim 

Jorge Coelho é consultor da Martifer, Visabeira, Novabase e agora também da Mota-Engil (que se prepara para os negócios da construção do novo aeroporto).
Deve ser por causa da sua experiência profissional e competência técnica...

Peliteiro,   às  19:55
2  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Rui Santos Ivo 

Por volta de 1986, 1987 - já tenho disto uma memória um pouco difusa -, realizou-se um importante congresso internacional farmacêutico em Lisboa, com a participação de estudantes de farmácia de todo o mundo. Eu fui, com mais dois ou três colegas, representar a Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra por, julgo, fazer parte do Conselho Directivo, ou coisa parecida.
A organização era de Lisboa, protagonizada pela filha do então Primeiro-Ministro, a interessantíssima colega Patrícia Cavaco Silva. O jantar de encerramento foi, se bem me lembro, no Palácio de Queluz, antecedido por um espectáculo de arte equestre, decorrendo num ambiente de alguma solenidade. Via-se que os Professores de Coimbra, sempre muito conservadores, ortodoxos, não estavam a apreciar minimamente a atitude dos seus jovens pupilos, inebriados com tamanho cosmopolitismo.
No fim, num enorme salão com candelabros enormes, repleto de figuras internacionais da classe, gente que escrevia os livros por onde nós estudávamos, procedeu-se ao encerramento do congresso e logo foi dada a palavra aos anfitriões. Surge então um jovem mais ou menos da minha idade, muito bem penteado, com um nó de gravata perfeito e um à-vontade desconcertante, que num Inglês límpido discorre sobre as matérias tratadas no evento com uma eloquência extraordinária (pelo menos parecia).
Nessa altura parei de falar com a minha colega de Uppsala, um palmo maior que eu, e reflecti nas diferenças que tão cedo se notam entre colegas: eu tremeria como varas verdes se tivesse que fazer um discurso de circunstância para uma plateia tão exigente e nunca diria mais que 20 palavras, vá, talvez 30 - o Rui Ivo discursou calmamente durante meia-hora e, mais difícil ainda, em Inglês fluente, numa pronúncia irrepreensível (e o penteado sempre impecável!).

Separados à nascença. A minha carreira não passou além de Massarelos; Rui Ivo foi presidente do Infarmed - até ser demitido por Correia de Campos - e depois de uma carreira internacional regressa agora a Portugal desempenhando a partir de hoje a função de novo Director Executivo da Apifarma. É justo. O Rui Ivo fará um bom lugar na Apifarma.

Peliteiro,   às  13:12
2  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

Práticas de microbiologia 

Parece ser muito útil nos dias que correm ter umas noções básicas sobre microbiologia. Apenas três alíneas de carácter técnico, mas que podem ser bastante pertinentes, especialmente numa terra onde as águas do mar têm Salmonelas e as águas das piscinas têm Legionelas:

a) Aparentemente ninguém conhece a nomenclatura binomial de Lineu. Os jornais, em particular, deviam ser mais rigorosos com o que escrevem. Se perguntassem a um caloiro de Farmácia, Medicina ou Biologia saberiam que Legionella pneumophila se escreve em itálico, sendo o L maiúsculo e o p minúsculo.

b) A colheita e o transporte das amostras de água devem ser efectuadas por pessoal técnico especializado do próprio laboratório independente e nunca pelo pessoal do cliente, da Varzim Lazer. Por razões óbvias.

c) Para pesquisar Legionela não basta colher água superficial das piscinas ou jacuzzis; deve ser feito um planeamento da amostragem que contemple vários locais susceptíveis de diminuir a probabilidade de falsos negativos. Perguntem a quem sabe.

Peliteiro,   às  13:10
0  Comentários pertinentes e devidamente fundamentados          Enviar este texto por mail:

 

 

 

ARQUIVOS

Maio 2003      Junho 2003      Julho 2003      Agosto 2003      Setembro 2003      Outubro 2003      Novembro 2003      Dezembro 2003      Janeiro 2004      Fevereiro 2004      Março 2004      Abril 2004      Maio 2004      Junho 2004      Julho 2004      Agosto 2004      Setembro 2004      Outubro 2004      Novembro 2004      Dezembro 2004      Janeiro 2005      Fevereiro 2005      Março 2005      Abril 2005      Maio 2005      Junho 2005      Julho 2005      Agosto 2005      Setembro 2005      Outubro 2005      Novembro 2005      Dezembro 2005      Janeiro 2006      Fevereiro 2006      Março 2006      Abril 2006      Maio 2006      Junho 2006      Julho 2006      Agosto 2006      Setembro 2006      Outubro 2006      Novembro 2006      Dezembro 2006      Janeiro 2007      Fevereiro 2007      Março 2007      Abril 2007      Maio 2007      Junho 2007      Julho 2007      Agosto 2007      Setembro 2007      Outubro 2007      Novembro 2007      Dezembro 2007      Janeiro 2008      Fevereiro 2008      Março 2008      Abril 2008      Maio 2008      Junho 2008      Julho 2008      Agosto 2008      Setembro 2008      Outubro 2008      Novembro 2008      Dezembro 2008      Janeiro 2009      Fevereiro 2009      Março 2009      Abril 2009      Maio 2009      Junho 2009      Julho 2009      Agosto 2009      Setembro 2009      Outubro 2009      Novembro 2009      Dezembro 2009      Janeiro 2010      Fevereiro 2010      Março 2010      Abril 2010      Maio 2010      Junho 2010      Julho 2010      Agosto 2010      Setembro 2010      Outubro 2010      Novembro 2010      Dezembro 2010      Janeiro 2011      Fevereiro 2011      Março 2011      Abril 2011      Maio 2011      Junho 2011      Julho 2011      Agosto 2011      Setembro 2011      Outubro 2011      Novembro 2011      Dezembro 2011      Janeiro 2012      Fevereiro 2012      Março 2012      Abril 2012      Maio 2012      Junho 2012      Julho 2012      Agosto 2012      Setembro 2012      Outubro 2012      Novembro 2012      Dezembro 2012      Janeiro 2013      Fevereiro 2013      Março 2013      Abril 2013      Maio 2013      Junho 2013      Julho 2013      Agosto 2013      Setembro 2013      Outubro 2013      Novembro 2013      Dezembro 2013      Janeiro 2014      Fevereiro 2014      Março 2014      Abril 2014      Maio 2014      Junho 2014      Julho 2014      Setembro 2014      Outubro 2014      Novembro 2014      Dezembro 2014      Janeiro 2015      Fevereiro 2015      Março 2015      Abril 2015      Maio 2015      Junho 2015      Julho 2015      Agosto 2015      Setembro 2015      Outubro 2015      Novembro 2015      Dezembro 2015      Janeiro 2016      Fevereiro 2016      Março 2016      Abril 2016      Junho 2016      Julho 2016      Agosto 2016      Setembro 2016      Outubro 2016      Novembro 2016      Dezembro 2016      Janeiro 2017      Fevereiro 2017      Março 2017     

 

Perfil de J. Soares Peliteiro
J. Soares Peliteiro's Facebook Profile

 


Directórios de Blogues:


Os mais lidos


Add to Google

 

 

Contactos e perfil do autor

 

 

Portugal
Portuguese flag

Blogues favoritos:


Machado JA

Sezures

Culinária daqui e d'ali

Gravidade intermédia

Do Portugal profundo

Abrupto

Mar Salgado

ALLCARE-management

Entre coutos e coutadas

Médico explica

Pharmacia de serviço

Farmácia Central

Blasfémias

31 da Armada

Câmara Corporativa

O insurgente

Forte Apache

Peopleware

ma-shamba



Ligações:

D. G. Saúde

Portal da Saúde

EMEA

O M S

F D A

C D C

Nature

Science

The Lancet

National library medicine US

A N F

Universidade de Coimbra


Farmacêuticos sem fronteiras

Farmacêuticos mundi


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Creative Commons License
Licença Creative Commons.